sábado, 6 de dezembro de 2008

Seleção Brasileira Sub-20 já está na Colômbia para a disputa do Sul-Americano

Tunja (Colômbia) - Depois de seis horas de vôo e mais quatro horas de ônibus a delegação brasileira chegou à cidade de Tunja, na Colômbia, sede do 3º Sul-Americano Sub-20. O grupo, composto por 24 pessoas, deixou São Paulo (SP) por volta das 9 horas com destino à cidade colombiana. Os atletas já se encontram no hotel e descansam nesta sexta-feira. No sábado (6/12), treinam às 8 horas (horário local), na quadra que farão os jogos.

O Brasil estréia na competição dia 7/12, contra o Equador. Além da seleção equatoriana, Costa Rica, Venezuela e Uruguai serão os adversários da primeira fase. Os dois primeiros da chave se classificam para a semifinal, enfrentando os dois melhores do Grupo A, composto por Argentina, Colômbia, México e Bolívia.

Além do treino da manhã, a Seleção Brasileira Sub-20 tem uma programação extensa neste sábado. Está previsto um segundo trabalho no local do jogo, às 16 horas. Os atletas terão o dia para se ambientar com o clima e com a altitude, 2.800 metros acima do nível do mar. De acordo com o fisiologista e preparador físico Guilherme Rodrigues, os efeitos da altitude serão pequenos, porém é importante observar a reação de cada atleta.

Além do treino da manhã, a Seleção Brasileira Sub-20 tem uma programação extensa neste sábado. Está previsto um segundo trabalho no local do jogo, às 16 horas. Os atletas terão o dia para se ambientar com o clima e com a altitude, 2.800 metros acima do nível do mar. De acordo com o fisiologista e preparador físico Guilherme Rodrigues, os efeitos da altitude serão pequenos, porém é importante observar a reação de cada atleta.

Conheça um pouco mais sobre Tunja

Tunja é a capital do departamento Boyacá, na Colômbia. Sua fundação ocorreu em 6 de agosto de 1539. A cidade foi descoberta pelos espanhóis quando estavam atrás de ouro. A cidade recebeu primeiramente o nome Santiago de Tunja. Está localizada a 150 km da capital Santa Fé de Bogotá, a uma altitude de 2.800 metros. Possui uma população de cerca de 150 mil habitantes. O fuso horário da cidade colombiana corresponde a três horas a menos do fuso horário oficial de Brasília.

Futsal Brasil: Definidas "janelas" de transferência para a temporada 2009

As datas para o período de transferências internacionais de atletas foram definidas. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) que, além das transações de jogadores de futebol, atua como interlocutora entre a Confederação Brasileira de Futebol de Salão – Futsal (CBFS) e a Fifa, gestora de ambas as disciplinas, em nível mundial, definiu os prazos para a realização deste tipo de transação. Para 2009, as chamadas ‘janelas’ estarão abertas por 16 semanas, 12 delas entre 15 de janeiro e 8 abril e quatro entre 3 e 31 de agosto.

Com isto, os clubes de futsal do Brasil que quiserem repatriar atletas terão estes períodos para poderem regularizar a situação documental dos novos contratados. Da mesma forma, o jogador que se transferir de um clube nacional para o exterior terá condição de atuar desde que faça o trâmite burocrático dentro das 16 semanas pré-estabelecidas.

Cada associação nacional de futebol (CBF, etc) estabelece, conforme art. 6º do Regulamento sobre o Estatuto e as Transferências dos Jogadores da Fifa, seus períodos de inscrição. Dessa forma, as transferências internacionais envolvendo clubes brasileiros e jogadores que atuam no Brasil deverão ocorrer nos períodos mencionados acima.

A exceção dessa regra, também prevista pelo regulamento da Fifa, são os jogadores que estiverem sem contrato até o decurso dessas ‘janelas’, ou seja, que não estejamvinculados
contratualmente a nenhum clube até o último dia estabelecido, necessitando respeitar, somente, o período de inscrições dos campeonatos

Futsal PR: Dirigente confirma Marechal na Liga Futsal

O Marechal Rondon será a segunda equipe paranaense nas disputas da Liga Futsal 2009. A confirmação oficial só será feita neste sábado quando o presidente Adolir Weber, o Kinha se reúne com representantes da Dal Ponte mas tudo já está acertado. “Vamos tratar mais assuntos de marketing, mas o acordo verbal já foi fechado”, comentou o dirigente.

Depois de oito anos disputando o Paranaense mas ainda correndo atrás do primeiro título , os rondonenses entrarão na vaga cedida pelo Cascavel. Alegando problemas estruturais e sem renovação com alguns patrocínios, o time do oeste cedeu sua vaga para Marechal Rondon que participará da Liga como nome de Copagril/Saville/Dal Point/Marechal Rondon.

A princípio, a intenção é levar seus jogos para as cidades de Toledo e Santa Helena até a conclusão de seu ginásio que deverá estar pronto somente em março.

Até o momento a Copagril já renovou com os atletas João Paulo, Jorge Mário, Biro, Marquinhos e Rafael Muller. Outros atletas do grupo de 2008 estão em diálogo com o clube. O time se encontra em Concordia-SC onde disputa a Liga Sul.