segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Circuito rápido marcou a 2ª etapa do Campeonato Rally SC em Guaramirim

Prova realizada no último sábado, dia 7, recebeu 47 carros com duplas de Santa Catarina e do Paraná.

Laços, médias de velocidade rápidas e muita lama em meio a bananais. Essas foram as principais características que marcaram a 2ª etapa do Campeonato Rally SC em Guaramirim, região norte do estado. Se pilotos e navegadores espe­ravam por fortes emoções, lá encontraram: “Durante a prova o sol saiu, mas o chão do circuito estava molhado devido a chuva que caiu durante a semana anterior. Todos passaram por muita lama, mas souberam cumprir bem o que pedia a planilha”, analisa Wagner Souza, diretor de prova. O rali em Guaramirim contou com 47 duplas de 16 cidades catarinen­ses e uma equipe de Curitiba/PR. Foram 80km de trechos cronometrados e três horas de duração.

Em todas as quatro categorias (Super Master, Graduado, Junior e Cidade) a disputa foi praticamente ponto a ponto. “A prova foi bem técnica, rápida e lisa, ao nível da SC Racing. A pressão foi grande, pois tivemos concorrentes de peso, mas conseguimos segurar o primeiro lugar. As médias foram rápidas e todo cuidado era pouco na hora de fazer as cur­vas, pra não passar reto”, avalia o navegador vencedor da Super Master, Rafain Walendowsky. Porém não só a experi­ência em ralis de regularidade teve destaque para o piloto vencedor: “Foi emoção a todo momento. Acho que o bom entrosamento entre eu e meu navegador fez muita diferença para a vitória”, conta Flávio Roberto Kath.

Foi a primeira vez que a cidade de Guaramirim recebeu esse tipo de prova, momento que também ficará marcado para um navegador calouro e já vencedor: “A prova foi muito especial. Foi a segunda que participei e adorei a cidade e o per­curso. O Campeonato Rally SC veio para ficar, pois os trajetos são rápidos e não causam quebradeiras nos carros. Eu e meu piloto com certeza voltaremos na próxima etapa”, afirma João Cândido da Cunha, que faz dupla com o piloto Vol­ney Reinke.

E parece que realmente a sorte do lado dos novatos do Campeonato Rally SC. O casal de namorados Henry Ritter Kirst e Karina Baldasso venceu pela segunda vez consecutiva e pela diferença de apenas oito pontos perdidos. A recente dupla agora será fixa: “Estamos motivados! Adoramos o rali. A prova estava lisa, com mais barro e menos pedras. No início a Karina estava um pouco tensa, mas fomos nos ajudando e rapidinho embalamos e não erramos mais nada. O entrosamento deu certo e estaremos juntos na próxima”, declara animado o piloto vencedor da Junior.

Na categoria Cidade, o espaço também é aberto para iniciantes no esporte e foi logo na primeira vez que outra nova dupla começou com o pé direito: “Foi nossa primeira prova juntos. Geralmente faço ralis com meu irmão, mas ela se deu bem nessa etapa! O trecho foi bem legal, com muitos balaios no bananal e alguns que nos confundimos, mas vimos muita gente, até de outras categorias superiores, se perdendo. Mas nos dois nos acertamos com rapidez”, analisa Feli­pe Rocha. Para quem começou agora, a vitória é mais um incentivo para continuar: “Nossa interação foi muito boa, mesmo em algumas partes difíceis, como nos laços. Fiquei impressionada com a organização do evento e quero partici­par mais vezes”, confirma a navegadora Joana Fernandes.

Avaliação

A satisfação entre duplas e organização foi mútua na 2ª etapa do Campeonato Rally SC em Guaramirim. O apoio da cidade e de demais entidades também foi essencial para a prova ter sido realizada: “O resultado foi surpreendente e a quantidade de inscritos além do esperado. Foi um sábado agradável e de sucesso, o que podemos avaliar com base nos comentários dos competidores. Temos também muito a agradecer à Prefeitura de Guramirim, ao Jeep Clube de Guaramirim e de Jaraguá do Sul por nos proporcionar condições de realizar um trabalho bem feito”, declara Edson Cos­ta, diretor geral do evento.

A próxima etapa do Campeonato Rally SC será no dia 30 de outubro em Guaruva.

Resultado 2ª etapa – Guaramirim:

Super Master

1º) Flávio Roberto Kath / Rafain Walendowsky – Blumenau/SC – 678 pontos

2º) Luciano Wanzuit / Cláudio Roberto Flores – Gaspar/SC – 845 pontos

3º) Renato Vieira / Cristiano Piske – Timbo/SC – 1666 pontos

Graduado

1º) Volney Reinke / João Cândido da Cunha – Jaraguá do Sul/SC – 959 pontos

2º) Arno José de Melo / Leonardo de Melo – São José/SC – 2478 pontos

3º) Paulo Roberto de Goes / Thiago Medeiros - Joinville/SC – 2550 pontos

Junior

1º) Henry Ritter Kirst / Karina Baldasso – Piratuba/SC – 769 pontos

2º) José Schazmann / Edson Baretta – Joaçaba/SC – 797 pontos

3º) Roberto de Souza / Mário Jorge de Souza Junior – Gaspar/SC – 877 pontos

Cidade

1º) Felipe Rocha / Joana Fernandes – Joinville/SC – 31377 pontos

2º) Francisco Piermann / Vanderlei Piermann – Jaraguá do Sul/SC – 49850 pontos

3º) Marciano Kraisch / Darlon Maiochi – Guaramirim/SC – 68416 pontos

Veja os resultados completos no link: http://aceleracao.com.br/diversos/ Resultado_ProvaUnica_1Rally4x4Guaramirim.pdf

Ranking após duas etapas: http://aceleracao.com.br/diversos/Ranking.xls

Por: Caroline de Paula / AceleAção Assessoria de Imprensa

Fotos: Rodolfo Leite