quinta-feira, 13 de maio de 2010

Torcida faz a diferença no bolão dos Jasti

Sistema de rodízio deixa suspense até o final da rodada de classificação

Com sistema de disputa diferenciado das regras convencionais começou na manhã desta quinta-feira (13/5), e se estende até o domingo dia 16, nas pistas da Sociedade Recreativa Barra Velha, a competição de bolão dos Jogos Abertos da Terceira Idade – Jasti, que nesta edição tem a participação de 29 equipes masculinas e 22 femininas. O diferencial da disputa é a torcida fora da pista.

Segundo foi estabelecido em regulamento, os “bolonistas” participam de forma individual, obedecendo um rodízio pré-estabelecido. Somente no sábado (12/5), quando o quarto membro da equipe concluir sua participação é que será conhecida a produção total do time, e a conseqüente a classificação. As quatro melhores equipes avançam para a final, no domingo de manhã.

Numa competição deste porte, vale qualquer sacrifício em nome das companheiras. É o caso da bolonista do grupo da Universidade Federal de Santa Catarina, Otília Malinverni, que defende Florianópolis. Com luxação no braço direito, ela que é destra, fez seus 20 arremessos com o braço esquerdo. Há apenas dois meses praticando a modalidade, bem humorada, Otília comentou: “Se com o braço bom já era complicado, imagine agora. Mesmo assim espero colaborar com a equipe”. Este gesto espelha fielmente o espírito das atletas da terceira idade que participam do Jasti, em Barra Velha, que constantemente procuram à integração e a solidariedade com seus colegas.

Álvaro Roberge

Assessoria de Comunicação - Fesporte

Dança Coreográfica abre competição do 3º Jasti

Campeão será conhecido nesta quinta-feira (13/5) com a apresentação de mais 13 municípios

Com o Ginásio Municipal Alfredo de Borba completamente lotado, começou na noite desta quarta-feira (12/5) a Dança Coreográfica, modalidade que abriu a competição da terceira edição dos Jogos da 3ª Idade. Na primeira apresentação, 11 municípios entraram na quadra do ginásio com temas variados de dança em equipe. Pela ordem, se apresentaram Itapoá, Botuverá, Apiúna, Belmonte, Xanxerê, Caçador, Saudades, Curitibanos, São Carlos, Quilombo e Salto Veloso.

Mesmo com toda a experiência de vida, as “bailarinas” de Apiúna estavam apreensivas, pois pela primeira vez participavam de uma competição. As 14 componentes que têm entre 60 e 83 anos apresentaram uma coreografia da professora Amanda Angioletti, idealizada em cima da música “Nossa Senhora do Brasil”.

Segundo a coordenadora, Estela Maria Formagi, o grupo de ginástica da terceira idade, que existe há dez anos, incentivado pela professora Amanda, resolveu no ano passado formar também um grupo de dança. A partir daí, as “meninas” se reúnem duas vezes por semana na Sociedade Recreativa Apiúna para os ensaios visando a apresentação em festas e eventos. Ao vencerem a etapa regional estão representando a SDR de Ibirama na etapa estadual em Barra Velha.

Como a dança é bastante praticada pelos idosos, a modalidade, Dança Coreográfica, foi introduzida nos Jasti e se tornou uma das maiores atrações do evento.

Um júri formado pelos professores coreógrafos, Isabel Cristina Ouriques, de São José; Marcos Antonio Neumann Prates, de Rio do Sul; Magno Dutra, de Florianópolis; Sandra Cristina Bernardino, de Joinville; Maria Angélica Antunes Machado, de Florianópolis e Clarice de Fátima Luvison, de Campos Novos, analisam as apresentações e julgam a movimentação, a condução do grupo, o ritmo, a diversificação de passos, a expressividade, a criatividade, a elegância, a leveza e a graciosidade. A soma de todas estas notas define a classificação do grupo. A modalidade encerra na noite desta quinta-feira (13/5) com a apresentação dos grupos de Rio Negrinho, Agrolândia, São José do Cedro, Schoereder, Piratuba, Timbó, Braço do Norte, Florianópolis, Lages, Seara, Ituporanga, Chapecó e Itajaí.

Álvaro Roberge

Assessoria de Comunicação - Fesporte

Abertura dos Jasti teve uma boa participação dos idosos

Cerimônia ocorreu na Praça Lauro Carneiro de Loyola em Barra Velha

Um baile ao ar livre com a presença de muitos idosos marcou o encerramento do cerimonial de abertura dos Jogos Abertos da 3ª Idade, realizado na tarde desta quarta-feira (12/5) na Praça Lauro Carneiro de Loyola, em Barra Velha.

A cerimônia foi presidida pelo prefeito municipal da cidade, Samir Mattar, e prestigiada por várias autoridades estaduais e municipais. Todo o evento foi marcado pela alegria e confraternização dos participantes, desde a execução do hino nacional, interpretada em solo de guitarra pelo músico Paulo dos Santos, o Paulinho, nas intervenções da Fanfarra Municipal de Barra Velha, e no hino da terceira idade, cantado pela professora Tânia Cristina.

Na parte protocolar da cerimônia o casal Tonico e Zilma, campeões da dança de salão em 2009, conduziram a tocha e fizeram o acendimento da pira olímpica; o atleta de bolão de Barra Velha, Osmar Piske, foi quem comandou o juramento do atleta.

O deputado estadual e ex-secretário de Turismo Cultura e Esporte, Gilmar Knaesel, em seu pronunciamento, enalteceu a presença do deputado Antonio Aguiar, autor do requerimento que determinou a realização dos Jasti. Segundo Knaesel, o evento que tem apenas três anos é o que mais cresce em Santa Catarina, e este ano, desde as fases classificatórias, reuniu mais de 6.000 atletas de 198 municípios do estado.

Representando o Governador do Estado, Leonel Pavan, o diretor geral da Secretaria de Turismo, Cultura e Esportes, Guilberto Savedra, destacou a alegria e a integração dos participantes.

Emocionado, o prefeito Samir Mattar, que vai representar o município na modalidade de dominó, colocou Barra Velha à disposição dos visitantes e ressaltou que o evento é um “exemplo de que a vida não para, e continua num aprendizado contínuo”.

A primeira competição da 3ª edição dos Jasti, seria a partir das 19h30min desta quarta-feira (12/5), no Ginásio Municipal Alfredo Borba, com a apresentação do primeiro grupo de equipes na disputa da Dança Coreográfica.

A partir da quinta-feira (13/5), àsn 8h30min iniciam as disputas de bolão, bocha, dominó, canastra e truco.

Álvaro Roberge

Assessoria de Comunicação - Fesporte

REALIZADO CONSELHO TÉCNICO DA DIVISÃO DE ACESSO DE 2010

O Presidente da Federação Catarinense de Futebol, Dr. Delfim Pádua Peixoto Filho, presidiu na tarde desta quarta-feira o Conselho Técnico do Campeonato Catarinense Profissional da Divisão de Acesso de 2010. Além do campeonato profissional, os representantes dos clubes debateram questões referentes às duas categorias de base que serão disputadas: "Juvenil" e "Junior".

O campeonato Profissional terá início no dia 15 de agosto, sendo disputado até 28 de novembro. Serão utilizados atletas de até 23 anos de idade - com a abertura para cinco atletas acima da idade estipulada por partida. A fórmula de disputa é a mesma de 2009, sendo jogados turno, returno, um quadrangular com o melhor de cada etapa em seu grupo e as finais com os dois melhores do quadrangular.

No Grupo "A" ficaram Oeste, Caçador, Internacional, Associação Blumenauense e Pinheiros. Já Navegantes, Santa Catarina, Caxias, Guarani e Maga formam o Grupo "B". Estes mesmos grupos estão mantidos para as competições "Juvenil" e "Junior".

As duas categorias de base serão disputadas de 03 de julho à 11 de agosto. As equipes se enfrentam em turno único, os melhores seguem para a semifinal - jogo único com disputa de pênaltis em caso de empate - e os vencedores disputam as finais em duas partidas.

A próxima reunião do Conselho Técnico da Divisão de Acesso está marcada para o dia 08 de junho, às 15h, na sede da FCF.