segunda-feira, 14 de março de 2011

Sucesso na abertura do Campeonato Rally SC

1ª etapa supera as expectativas da organização, que teve recorde de inscritos.




















Até a chuva que caiu em Caçador no fim de semana foi motivo de alegria para os competidores e a organização do Campeonato Rally SC. A prova de abertura da temporada 2011, realizada no último sábado, dia 12, teve 63 duplas inscritas de 27 cidades catarinenses, além de equipes da capital paranaense.

A trilha molhada deixou o trecho mais liso e complicou o trabalho dos navegadores, mas o bom entrosamento da dupla de Chapecó vencedora da categoria Super Master fez a diferença: “A prova estava difícil por causa da chuva, mas gostosa de andar. Não foi fácil vencer, até mesmo porque o nível técnico dos competidores está alto e todos estão com carros e equipamentos de ponta. Mas acho que se não fosse a navegação precisa, a gente não vencia. O Rali de Caçador do ano passado estava bom, mas o deste ano superou”, conta o piloto Daniel Maffi, primeiro coloca­do ao lado do navegador Enedir Silva Junior, o Bolacha.


O rali também não foi fácil para os vencedores da categoria Graduados. Alex Camacho e Jean Luis Ropelato, de Rio do Sul, venceram com a menor diferença entre as três categorias, por apenas 108 pontos. “A prova estava difícil de­vido ao piso liso. Quem trabalhou bastante foi meu navegador. Conseguimos vencer os dois, mas o mérito dele é maior. Adorei a primeira etapa, com a organização impecável. O campeonato promete este ano e estaremos em to­das as provas”, afirma o piloto.

Para os que têm menos experiência em ralis de regularidade, a dificuldade foi a mesma. Daniella Domenico Shuma­cher venceu na categoria Junior ao lado do marido Klaus Schumacher Jr, com uma vantagem de mais de 800 pon­tos. Uma diferença grande, mas difícil de ser alcançada: “A prova foi emocionante e a chuva caiu na hora certa, na noite de sexta-feira. O piso ficou bem escorregadio e difícil de passar em alguns pontos. O campeonato começou bem. O que o povo comentava antes, que ia ser bom, agora temos certeza. Vamos continuar na disputa e recomen­do todas as mulheres a participarem”, declara a piloto de Rio Negrinho.

A SC Racing também comemora os resultados da primeira etapa do segundo ano do Campeonato Rally SC. O nú­mero de equipes inscritas superou as expectativas e o receio da chuva acabou se tornando alívio: “Tudo ocorreu dentro do previsto. A chuva deixou a trilha mais emocionante, mas sem comprometer a prova. Todos aprovaram até mesmo quem não completou”, diz o diretor de prova Wagner Souza.

A próxima etapa do Campeonato Rally SC será no dia 7 de maio na região da capital catarinense, Florianópolis. Wagner Souza já adiantou os detalhes: “A próxima prova será no litoral e com outras características, algumas bem diferentes do que os competidores viram em Caçador. A ideia da SC Racing é fazer um campeonato eclético, com terrenos completamente diferentes uns dos outros. Os campeões de cada categoria serão os pilotos e navegadores mais completos de um rali de regularidade, pois andarão em todo tipo de prova”.

Confira o resultado do 2º Rally de Caçador (três primeiros colocados):

Super Master

1º) Daniel Maffi e Enedir Silva Junior “Bolacha” (Chapecó) – 887 pontos
2º) Oscar José Schmidt e Gustavo Schmidt (São José) – 1129 pontos
3º) Marnes Alexandre Floriani (Rio Negrinho) – 1153 pontos

Graduado

1º) Alex Camacho e Jean Luis Ropelato (Rio do Sul) – 1018 pontos
2º) Maycon Juliano Quadra Medeiros e Rodrigo Ramthun (Içara) – 1126 pontos
3º) Paulo Roberto de Goes e Thiago Medeiros Stapazzoli (Joinville) – 1152 pontos

Junior

1º) Daniella e Klaus Schumacher (Rio Negrinho) – 2052 pontos
2º) André Luiz Pinto e Fábio Dutra (Blumenau) – 2876 pontos
3º) Edson Ziolkowski e Roberto Frey (Fraiburgo) – 3083 pontos


O Campeonato Rally SC tem o patrocínio da Prefeitura de Caçador, Secretaria Regional de Caçador e Pneus Hankook.

Apoio: Off Limits, Vyp Coberturas e Pisos Industriais, Ensimec, Mineração Veiga, Blumenau Iluminação, Pre­feitura de Guaramirim, Caçador Jeep Clube, Jeep Clube de Pomerode, Jeep Clube de Florianópolis, Jeep Clu­be de Guaramirim, Jeep Clube de Jaraguá do Sul, Jeep Clube de Blumenau, Jeep Clube Rio Negrinho, Jeep Clube de Itajaí, Altermed, Reunidas e Trilha SC Troller.

Supervisão: Fauesc. Realização: SC Racing.

Por: Caroline de Paula / AcelerAção Assessoria de Imprensa
Fotos: Paulo Valente

Paulistas também vão invadir o 3º Transcatarina

A distância não desanimou uma equipe de Tupã/SP, que se garantiu no maior rali de regularidade de Santa Catarina.

Na saúde, na doença. Na pobreza, na riqueza. No asfalto e na terra. Assim pode-se resumir o casamento de Itamar e Célia, casal paulista de Tupã. Marido e esposa irão competir pela primeira vez um Transcatarina e não se importam com a distância que irão percorrer. A edição de 2011 está marcada para os dias 13 a 16 de julho.

Inscritos na categoria Junior, Itamar e Célia andam em ralis de regularidade há cinco anos. O esporte foi uma forma de aproximá-los ainda mais e de brinde cativou as duas filhas: “Nossa primeira prova foi em 2006, no Rally Rota Sul. Desde então nunca mais paramos. Até hoje competimos vários campeonatos, como a Motors­ports, Copa Troller, Paulista Off Road, Campeonato Brasileiro, entre outros. Gostamos tanto do esporte que até nossas filhas começaram a correr, chegando a serem campeãs da Motorsports ano passado, na categoria Turismo Feminina”, conta o piloto Itamar. Ariadne e Marcela, as filhas de 19 e 16 anos, também irão no 3º Transcatarina, mas de zequinhas dos pais.

A dupla começou 2011 se preparando com o pé direito, levando o título de vice-campeões do Piocerá na cate­goria Turismo. Por lá, tiveram uma noção de como é correr em uma prova de longa distância, mas onde tem mais dificuldade é que fica melhor para os paulistas: “O nível técnico da prova era alto, mas ouvimos falar que no Transcatarina parece ser ainda maior. Preferimos ralis assim, com trechos difíceis. Nestes que nosso de­sempenho é melhor”, afirma Itamar. A dupla, que foi convidada por amigos que já foram ao maior rali de regu­laridade catarinense, também espera por outro grande desafio: “Conhecemos algumas cidades do estado e sabemos mais ou menos como é o terreno. Mas estamos esperando mais é pelo frio mesmo, além da aventu­ra e da emoção. Vamos preparados e esperamos o calor da prova, a concentração total, para nos aquecer­mos”, declara a navegadora Célia.

As inscrições para as categorias de competição acabaram. Agora restam vagas na Turismo Adventure e Turis­mo Light. Os interessados em participar da terceira edição do evento podem se inscrever pelo site www.transcatarina.com.br.

 

Transcatarina tem novo patrocinador de pneus


A SC Racing, empresa responsável pelo Transcatarina, tem alcançado seus objetivos ano a ano com o even­to. Os números estão aí para comprovar, pela quantidade de participantes em ascensão, a renovação de pa­trocínios e apoiadores e também a conquista de novos parceiros. A mais nova marca presente no maior rali de regularidade é a Hankook, fabricante de pneus coreana. A revenda que irá patrocinar o 3º Transcatarina é de Joinville, mas comercializa a marca em todo o estado.


O interesse da Hankook surgiu em 2009, quando o representante da marca esteve na primeira edição do e­vento: “Acompanhei todos os dias do rali e achei a prova sensacional. Nossos amigos da concessionária Tri­lha SC Troller nos falaram do evento e fui ver de perto. Achei a organização excelente e um rali que realmente vali a pena investir. Daí em 2010 patrocinamos uma equipe de Jaraguá do Sul e eles nos relataram sobre o desempenho e a qualidade dos pneus Hankook, aprovando a marca. A partir daí começamos a vender mais ainda, com a propaganda boca a boca”, conta Diogo Garcia, representante da Hankook.


Para o 3º Transcatarina, a fabricante coreana, através do empresário Diogo, vai trabalhar com preços especi­ais do modelo MT, popularmente conhecido como pneu Mud. “Colocaremos um stand nos dias do evento, vendendo nossos produtos, mas quem quiser adquirir os pneus desde já faremos preços especiais para quem vai competir o Transcatarina. Os interessados podem conferir as ofertas no site www.dobrasilpneus.com.br. Após o rali, os clientes podem procurar os pneus Hankook em lojas que revendem a marca em todo o estado de Santa Catarina, mas pelo site vendemos para o país inteiro”, afirma Diogo.


O ano de 2011 será de grande investimento da empresa coreana no Brasil, algo que já está dando retorno, principalmente para os fora de estrada: “Há quatro anos trabalhamos com a Hankook no mercado brasileiro e aceitação tem sido bem positiva. Nosso objetivo é ser líder no segmento off road, vendendo os pneus apropri­ados aos jipeiros. Queremos vender pelo menos 50 por cento a mais do que foi vendido em 2010”, finaliza o empresário catarinense.

O Transcatarina 2011 tem o patrocínio: Ensimec, Hotel Renar e Hankook Pneus.

Apoio: Prefeitura de Balneário Camboriú, Prefeitura de Lages, Prefeitura de Rio do Sul, Prefeitura de Fraibur­go, Prefeitura de Atalanta, Prefeitura de Apiúna, Prefeitura de São Cristovão do Sul, Lave Bem Lavanderia, Recanto das Águas Resort e Spa, Grafimax, Revista Planeta Off Road, Licia, Blukit, Posto Brasília/Ipiranga, Ativa Comunicação, ATF Embreagens, Astra Embreagens, Trilha SC Troller, Amortecedores Offshox e Reuni­das. Supervisão: Fauesc. Realização SC Racing em parceria com o Jeep Clube de Blumenau.

Siga no Twitter: www.twitter.com/transcatarina


Facebook: http://www.facebook.com/profile.php?id=100001818081240


Por: Caroline de Paula / AcelerAção Assessoria de Imprensa