sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Santa Catarina recebe elogios do COB pelo trabalho e organização esportiva

Estado prepara delegação para as Olimpíadas Escolares Brasileiras a partir do 9/09

O presidente da Fesporte, Pedro de Oliveira Lopes, esteve reunido na última quinta-feira no Rio de Janeiro com o secretário geral do Comitê Olímpico Brasileiro, André Gustavo Richer e ainda o gerente do departamento de alto rendimento, José Roberto Perillier. Pedro Lopes visitou o COB junto com representantes da Comissão Central Organizadora do Cinqüentenário dos Jogos Abertos, e entregou o convite para que o presidente da entidade, Carlos Arthur Nuzman possa estar presente na abertura da competição dia 9 de setembro.

Na oportunidade, o dirigente catarinense também falou um pouco do trabalho que é feito em Santa Catarina nas diversas categorias esportivas. O relato foi corroborado pelo gerente de iniciação fomento e evento do COB, Edgar Hübner, presente na reunião e que também é diretor geral das Olimpíadas Escolares Brasileiras, competição que será disputada de 9 a 19 de setembro em Fortaleza.

Segundo Hübner, Santa Catarina é sempre apontado como referência nas competições que disputa em nível nacional, especialmente no escolar. Edgar disse que o Estado foi o primeiro a entregar o relatório final das suas competições, bem como o primeiro a confirmar a lista de vôos dos seus atletas que embarcam no dia 9 de setembro para Fortaleza, para disputar às Olimpíadas Escolares Brasileiras. Edgar Hübner ainda teceu elogios à organização, estrutura e qualidade do esporte praticado em Santa Catarina.

A delegação catarinense, que participará da competição no Ceará, será composta por 180 pessoas, sendo 156 alunos-atletas; 17 professores-técnicos e 7 dirigentes, nas disputas de 11 modalidades; atletismo; basquete; ciclismo; ginástica rítmica; futsal; handebol; judô; natação; tênis de mesa; vôlei e xadrez.

Segundo o presidente da Fesporte, Pedro Lopes, Santa Catarina é favorita em diversas modalidades, destacando-se entre as demais do país. “Nossa expectativa é de disputarmos medalhas de campeão em todas as modalidades coletivas, e trazer de volta ao Estado de 30 a 40 medalhas individuais”, destaca.

As Olimpíadas Escolares iniciam no dia 9 de setembro com as modalidades de: atletismo; ciclismo; ginástica rítmica; judô; natação e xadrez. As demais disputas serão a partir do dia 14. “Temos atletas que inclusive já são apontados como destaques nacionais”, diz o gerente de Esporte de Base e Inclusão e chefe da delegação catarinense, Ademar Silva.

Eventos como às Olimpíadas Escolares ganham destaque à medida que os seus participantes serão possivelmente os representantes brasileiros nas próximas competições esportivas mundiais, como é o caso dos Jogos Olímpicos de 2016, que serão realizadas no Brasil.

Cláudia Sanz/Simone Sartori

Fesporte

Itapema e Blumenau decidem o handebol masculino

Uma aula de técnica individual e sistema tático foi o que apresentou a equipe de Itapema na semifinal do handebol masculino dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina, realizada na tarde desta quinta-feira (26/8) no Ginásio da Unesc em Criciúma.

A equipe do litoral venceu Itajaí, seu principal rival, por 44 a 22 e se habilitou à final da modalidade contra Blumenau que na outra semifinal passou bem por Florianópolis com a vitória de 26 a 15. A decisão da modalidade entre Itapema e Blumenau, ambas invictas até aqui, está marcada para as 10h20min no ginásio da Unesc. Antes disso, Itajaí e Florianópolis decidem a medalha de bronze.

Na avaliação do técnico Drean Dutra, a equipe “defendeu bem e no momento que defende, o ataque flui”. Durante a partida, Maurício, o artilheiro do jogo com 14 gols e Luiz Carlos, com 13, apresentaram um repertório de gols com direito a “jogada aérea” e “arremesso com apoio”. Drean mudou várias vezes a tática, marcou com a defesa adiantada e variou entre 3/3, 3/2/1 e 6/0. Completaram os gols de Itapema, Enrico, seis; Gustavo, quatro; Luiz Henrique 3, Lucas 2, e Luiz Fernando e João Pedro um gol.

Nos jogos eliminatórios do naipe feminino, Brusque venceu por 26 a 18 a equipe de Florianópolis e Criciúma fez 30 a 21 em Joinville. Na fase semifinal desta sexta-feira, marcada para as 14h no Ginásio da Unesc, Concórdia enfrenta Brusque e Blumenau joga contra Criciúma.

Álvaro Roberge

Assessoria de Comunicação Fesporte

CED promove reunião em Criciúma e trás palestrante português

Também foram discutidas questões pertinentes aos Jasc e Comenda

Para falar sobre o “desenvolvimento dos talentos do esporte” o Conselho Estadual de Esporte, CED, com o apoio da Udesc e Fesporte, trouxe a Criciúma o professor Dr. Sidonio Serpa, titular da Universidade Técnica de Lisboa, Faculdade de Motricidade Humana e presidente da Sociedade Internacional de Psicologia do Desporto.

A palestra foi realizada na manhã desta quinta-feira (26/8) no salão nobre do Hotel Merco Plaza e dirigida ao corpo técnico da Fesporte, Conselheiros e técnicos esportivos que estão participando da 23ª edição dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina.

O Dr. Serpa abordou temas como o conceito do talento; os fatores que envolvem o jovem; as fórmulas que vão determinar o desenvolvimento do talento como a estrutura das organizações (Federações e Fundações Municipais); as metodologias para desenvolver talentos; o papel das organizações nesse processo (escola, família); e sobre os benefícios e malefícios do treinamento precoce.

O Dr Sidonio encontra-se em Florianópolis graças ao convênio de sua Universidade com a Udesc, onde participa de estudos junto ao laboratório de Desenvolvimento Humano, coordenado pelo professor Doutor Ruy Krebs.

CED escolhe comendadores de 2010

Já na reunião extraordinária do CED que aconteceu após a palestra de Serpa, foi discutida a inclusão do hipismo nos Jogos Abertos e ainda eleitos às personalidades de Santa Catarina que receberão a Comenda do Mérito Esportivo de 2010. Os nomes são: Ivan Ranzolin, Pedro Paulo Machado, Lauro Holzapfel, Edemar de Oliveira Pinto, Paulo Coutinho e ainda o Lira Tênis Clube. Ainda, para a medalha do Gran Mérito Esportivo foram escolhidos Leonel Arcângelo Pavan e Rubens Fachini. A comenda será entregue na segunda quinzena de dezembro.

Na mesma reunião, os 18 conselheiros presentes decidiram pela inclusão do hipismo como modalidade de apresentação no Cinqüentenário dos Jogos Abertos em Brusque. A federação da modalidade há algum tempo pleiteava a entrada na competição, mas ainda não havia cumprido os trâmites legais para tal. Com isso, Brusque terá o hipismo como modalidade de apresentação e as próximas duas edições dos Jasc (2011 e 2012) como modalidade provisória até que seja aprovada e incluída ou rejeitada pelo CED.

Olimpíada Estudantil Catarinense será em Tubarão de 15 a 23 de outubro

Competição já teve suas classificatórias e a partir de setembro entra na etapa regional

De 15 a 23 de outubro a cidade de Tubarão receberá a 10ª edição da Olimpíada Estudantil Catarinense, competição na faixa etária de 13 a 17 anos. Em 2009, a disputa foi realizada até a etapa regional, mas a fase Estadual acabou cancelada devido ao surto de Gripe A no Estado. Naquele ano também foi suspensa a realização dos Joguinhos Abertos pelo mesmo motivo.

As disputas classificatórias da 10ª edição da Olesc já foram realizadas, e em setembro começará as etapas da fase regional. A etapa Sul, por exemplo, será realizada na cidade de Urussanga de 21 a 26. Mesmo período do Regional Centro-Oeste em Caçador. Já etapa Leste-Norte está programada para o período de 22 a 26 de setembro em São Bento do Sul e por último, a etapa Oeste, na cidade de Xaxim, de 25 a 30 de setembro.

As modalidades em disputa na Olesc são atletismo, basquete, ciclismo, futsal, ginástica artística, handebol, judô, natação, tênis, tênis de mesa, vôlei e xadrez naas naipes masculino e feminino além da ginástica rítmica.

Os congressos técnicos dos regionais já têm suas datas marcadas. No Oeste, em Xaxim, será dia 2 de setembro às 15h no auditório da Câmara de Vereadores. Na mesma data também acontece o congresso técnico do Regional Sul, em Urussanga, ainda sem definição de local. Já no dia 3 é a vez dos cts do Regional Centro-Oeste, em Caçador, também sem local definido, e do Regional Leste-Norte, em São Bento do Sul, no auditório da Câmara de Vereadores do município. Nos encontros serão sorteadas as chaves das modalidades coletivas.

Para a etapa Estadual da Olesc, em Tubarão, segundo o presidente da Comissão Central Organizadora (CCO) Alexandre Zabot, os trabalhos estão em rimo acelerado. “Dentro de 15 a 20 dias concluiremos os serviços nas praças esportivas e nos alojamentos”, garante Zabot. Ele revela ainda que paralelo a Olesc haverá um seminário esportivo promovido pela Unisul, destinado aos participantes do evento. Na programação estão previstas palestras sobre treinamento esportivo e ações ligadas ao esporte.

A Olesc é uma promoção do Governo de Santa Catarina por meio da Secretaria do Turismo, Cultura e Esporte e Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte) com apoio ainda das Secretarias de Desenvolvimento Regionais e Prefeituras Municipais.

Antonio Prado

Assessoria de Comunicação da Fesporte

Campeã brasileira de caratê ganha ouro para Itajaí no kata

Cerca de 300 atletas disputam o caratê dos Joguinhos que se encerra no sábado


Ela tem apenas 14 anos, corpo franzino, distribuídos em 1,61 metros de altura, mas a uma garra e currículo de fazer inveja a qualquer esportiva. Seu nome: Thainan Foscarini Shopchaki, de Itajaí, que ganhou as duas primeiras medalhas de ouro no caratê dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina em sua primeira participação na competição em Criciúma.

O feito ocorreu nesta quinta-feira (26) na apresentação do kata individual no Centro de Eventos José Ijair Conti, onde venceu na final Gislaine dos Santos, de Joinville. A segunda medalha de ouro veio na competição por equipes que ganhou juntamente com Jéssica e Camila.

Se o nome é difícil de pronunciar,Thainan Shopchaki, o mesmo não se pode dizer da maneira que ela se apresenta no tatame, uma apresentação aparentemente fácil construída a base de 4 horas de treinamentos diários. Essa dedicação é a responsável por inúmeros títulos ao longo da carreira que começou aos 2 anos de idade, quando o pai, Erico Shopchaki, que é técnico de caratê, a colocou para treinar na sua academia em Camboriú.

De lá pra cá já são 85 medalhas de ouro em campeonatos estaduais, 12 em competições pelo Brasil e três títulos brasileiros, sendo duas medalhas de ouro no kata e uma no kumite. O pai Erico, que sempre acompanha a atleta nas competições, lembra que a primeiro título brasileiro foi conquistado em 2002, em Joinvile, quando Thainan tinha apenas seis anos.

“Ela tem tudo para ser uma grande atleta. Tem biotipo ideal, garra, concentração e força de vontade”, enfatiza o pai coruja e técnico. Além de Thainan, o primeiro dia do caratê nos Joguinhos, na parte da manhã, consagrou também o joinvilense Jonathan Silva, ouro no kata individual.

A modalidade prossegue nesta sexta-feira (27), a partir das 8h, com as disputas no kumite individual masculino e feminino. As lutas serão Centro de Eventos José Ijair Conti. No sábado a modalidade se encerra com a continuação do kumite nos dois naipes e as disputas por equipes.

Antonio Prado

Assessoria de Comunicação da Fesporte

Equipe do Oeste disputam a final do futebol feminino nesta sexta-feira

Tunápolis e São Miguel do Oeste mostram domínio da região na modalidade

Tunápolis e São Miguel do Oeste fazem às 10h15min, no campo do Metropol, um dos clássicos da região, decidindo o futebol feminino dos Joguinhos Abertos. Às 9h Itapiranga e Pomerode disputam o terceiro lugar.

O equilíbrio entre as quatro equipes semifinalistas do futebol feminino dos Joguinhos Abertos levou a decisão das duas partidas para os pênaltis. Na primeira, São Miguel jogou com uma atleta a menos contra Pomerode praticamente todo o tempo, após a expulsão de Jéssica de Oliveira com 12 minutos de jogo. Ainda assim foi São Miguel quem saiu na frente do placar com um gol de Aline. Pomerode empatou com Larissa, mas na decisão por pênaltis foi muito mal e perdeu por 3 a 1.

O segundo jogo tinha como atração a rivalidade entre Tunápolis e Itapiranga, cidades próximas e que tem decidido o Moleque Bom de Bola e em 2008 fizeram a final dos Joguinhos. Em campo não deu outra. A disputa foi bastante equilibrada, e apesar do gol de pênalti marcado no primeiro tempo com a atacante Rosane, Tunápolis cedeu sofreu o empate com o gol marcado por Suzane. Nos pênaltis deu 5 a 4 para Tunápolis que vai pela segunda vez consecutiva à final dos Joguinhos Abertos.

Mário Medaglia

Assessoria de Comunicação da Fesporte

Aos 43 anos, goleiro Bagé nem pensa em parar


Com fôlego de sobra, o experiente goleiro Bagé, de 43 anos, nem pensa em encerrar sua vitoriosa carreira no futsal. Segundo as contas do próprio atleta, que atualmente defende o time da AABB/CNA (SP), são mais de duas décadas de profissão.

Não penso em parar não, nunca passou isso pela minha cabeça. São mais ou menos 25 anos de carreira. Estou bem fisicamente. Enquanto eu conseguir manter o nível técnico e houver equipes me querendo, certamente irei continuando?, declarou o goleiro.

Em 2008, pela Cortiana (RS), o gaúcho Bagé sofreu sua única contusão mais grave: uma lesão no púbis, que o deixou parado por três meses.Durante todos esses anos foi meu único problema mais sério, confirmou o guarda-meta do clube paulista.

Ainda de acordo com Bagé, que defendeu a seleção brasileira de futsal durante várias temporadas, se surgir oportunidade, o intuito é disputar a Liga Futsal uma ou mais vezes.Claro, pretendo sim está na Liga nas próximas edições.

Acompanho o campeonato pela TV e tenho condições sim de estar nesse seleto grupo. Estarei preparado se aparecer à chance.O atleta disputou a primeira edição da competição nacional em 1996, quando defendeu o Goiás/Futsal 2000 (GO), time que naquela oportunidade foi comandado pelo técnico Foca e ficou na terceira colocação geral.


Por fim, o goleiro da AABB deixou um conselho para os jogadores mais jovens. É preciso dedicar muito e, sempre, escutar os técnicos. Escutar e trabalhar bastante. Os clubes também precisam investir mais nas categorias de base, hoje em dia quase não vemos isso mais. Todo esse processo é de fundamental importância, concluiu.