Estado prepara delegação para as Olimpíadas Escolares Brasileiras a partir do 9/09
O presidente da Fesporte, Pedro de Oliveira Lopes, esteve reunido na última quinta-feira no Rio de Janeiro com o secretário geral do Comitê Olímpico Brasileiro, André Gustavo Richer e ainda o gerente do departamento de alto rendimento, José Roberto Perillier. Pedro Lopes visitou o COB junto com representantes da Comissão Central Organizadora do Cinqüentenário dos Jogos Abertos, e entregou o convite para que o presidente da entidade, Carlos Arthur Nuzman possa estar presente na abertura da competição dia 9 de setembro.
Na oportunidade, o dirigente catarinense também falou um pouco do trabalho que é feito em Santa Catarina nas diversas categorias esportivas. O relato foi corroborado pelo gerente de iniciação fomento e evento do COB, Edgar Hübner, presente na reunião e que também é diretor geral das Olimpíadas Escolares Brasileiras, competição que será disputada de 9 a 19 de setembro em Fortaleza.
Segundo Hübner, Santa Catarina é sempre apontado como referência nas competições que disputa em nível nacional, especialmente no escolar. Edgar disse que o Estado foi o primeiro a entregar o relatório final das suas competições, bem como o primeiro a confirmar a lista de vôos dos seus atletas que embarcam no dia 9 de setembro para Fortaleza, para disputar às Olimpíadas Escolares Brasileiras. Edgar Hübner ainda teceu elogios à organização, estrutura e qualidade do esporte praticado em Santa Catarina.
A delegação catarinense, que participará da competição no Ceará, será composta por 180 pessoas, sendo 156 alunos-atletas; 17 professores-técnicos e 7 dirigentes, nas disputas de 11 modalidades; atletismo; basquete; ciclismo; ginástica rítmica; futsal; handebol; judô; natação; tênis de mesa; vôlei e xadrez.
Segundo o presidente da Fesporte, Pedro Lopes, Santa Catarina é favorita em diversas modalidades, destacando-se entre as demais do país. “Nossa expectativa é de disputarmos medalhas de campeão em todas as modalidades coletivas, e trazer de volta ao Estado de 30 a 40 medalhas individuais”, destaca.
As Olimpíadas Escolares iniciam no dia 9 de setembro com as modalidades de: atletismo; ciclismo; ginástica rítmica; judô; natação e xadrez. As demais disputas serão a partir do dia 14. “Temos atletas que inclusive já são apontados como destaques nacionais”, diz o gerente de Esporte de Base e Inclusão e chefe da delegação catarinense, Ademar Silva.
Eventos como às Olimpíadas Escolares ganham destaque à medida que os seus participantes serão possivelmente os representantes brasileiros nas próximas competições esportivas mundiais, como é o caso dos Jogos Olímpicos de 2016, que serão realizadas no Brasil.
Cláudia Sanz/Simone Sartori
Fesporte