sábado, 6 de junho de 2009

Cinco equipes buscam título do basquete para cadeirantes

Modalidade requer muita “batalha” dentro e fora de quadra

Habilidade, mobilidade e força esses são alguns dos requisitos necessários para os deficientes que disputam o basquete em cadeiras de roda. O jogo é tão vibrante e empolgante quando o de uma partida usual de basquete, mas os obstáculos e a própria e as dificuldades dos atletas em se movimentarem em quadra tornam a disputa uma competição muito especial.


Em pleno desenvolvimento no Estado, o basquete para cadeirantes conta, desde 2008, com sete equipes filiadas na Federação Catarinense de Basquetebol em Cadeiras de Rodas. Os times participam de competições regionais e nacionais como os campeonatos entre as ligas Oeste de Santa Catarina e Norte do Rio Grande do Sul, o regional Sul (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul), além do Campeonato Brasileiro.


Na quinta edição do Parajasc, em Caçador, cinco equipes: Joinville, Chapecó, Florianópolis, Concórdia e Brusque, jogam entre si para definir o troféu de campeão. Na rodada de abertura realizada na tarde desta sexta-feira (5/6) no ginásio do Sesi, o time de Chapecó não encontrou dificuldade para vencer Brusque por 74 x 07. O segundo jogo repetiu a final do ano passado entre Concórdia e Florianópolis. Os concordienses, atuais campeões do Parajasc, mais uma vez venceram o time da Capital por 64 x 46 dando um grande passo na busca do bicampeonato.


Segundo o técnico de Concórdia, Denílson Chiapetti, o basquete para cadeirantes requer muita dedicação. Fora da quadra a “batalha” é para conseguir local de treinamento, conquistar patrocínio e motivar os atletas a treinar cerca de três horas em quatro dias da semana. Na quadra os treinamentos são voltados para a parte física, já que o jogo requer uma força enorme dos membros superiores, e para o aprimoramento técnico, com exercícios de arremessos, bandeja, deslocamentos e outros fundamentos básicos do basquete. Como no basquete tradicional, todas as equipes pensam, treinam e buscam o aprimiramento pensando sempre no “resultado” e no rendimento, finalizou Denílson.

Atletismo distribui as primeiras medalhas dos Parajasc

A modalidade de atletismo foi a primeira a ter seus vencedores, na manhã desta sexta-feira (05/06), na abertura das competições dos 5º Parajasc, na cidade de Caçador. A premiação, no entanto, só será entregue neste sábado, numa cerimônia especial programada pela CCO do evento, e que deverá ser realizada durante o almoço ou o jantar dos atletas.


Com temperatura amena e muito sol o atletismo iniciou nesta sexta-feira (5/6), na Pista Olímpica do Estádio Municipal, com as provas para os segmentos de deficientes mentais e auditivos.


Concórdia é o município que mais tem se destacado nestas competições. A equipe conquistou as quatro edições no segmento deficiente auditivo masculino além de ser tricampeã entre os deficientes mentais masculino. Também busca o bicampeonato do segmento deficiente auditivo feminino.


Segundo a técnica e coordenadora do atletismo concordiense, Marizete Paes de Oliveira primeira edição do Parajasc e se mantém no mesmo ritmo até o momento. Duas vezes por semana a FMEC de Concórdia coloca seus técnicos, Marizete e Mara Kamp, além de toda a estrutura esportiva a disposição dos paraatletas para treinamentos.


Elas têm o suporte dos professores Igor e Tânia, da Apae e Neusa, da Apas, que ajudam no trabalho. Marizete destaca que além do treinamento técnico, é repassada uma parte teórica relacionada às regras e é feito um trabalho de complemento físico.


Na primeira etapa da competição, na parte da manhã, foram definidas três medalhas, sendo a primeira delas no salto em distância feminino DA, onde a campeã foi Vanessa Woltz do município de Quilombo com a marca de 4,91m.


Pelo segundo ano consecutivo o concordiense Leomar Pereira Ramos levou a medalha de ouro no lançamento do disco DM, com a marca de 27,65m. Já o arremesso de peso feminino DA foi para Silvia Mara de Oliveira, de Concórdia, com a marca de 8,03m.


O atletismo continua neste sábado (6/6) com as últimas etapas dos segmentos mental e auditivo. No domingo e segunda-feira (7 e 8) serão realizadas as provas para os segmentos deficientes físicos e visuais.