quinta-feira, 4 de junho de 2009

VIDEIRA TERÁ RODADA DO BRASILEIRO DE SHOWBOL

Videira será a quinta cidade catarinense a receber os jogos da segunda edição do Campeonato Brasileiro de Showbol, que este ano acontece com exclusividade no Estado. O superintendente da Fundação Municipal de Esportes Hely de Freitas e Silva aponta que a competição trará para Videira dois jogos: Cruzeiro X Fluminense e Corinthians X Grêmio. As partidas serão disputadas na próxima terça-feira (9 de junho), no Ginásio de Esportes do Complexo Poliesportivo Medalhão.
Segundo Leonardo Silvano - coordenador do Evento que esteve em Videira articulando os últimos ajustes com a Secretaria de Administração e a FMEV, está prevista na competição, a participação dos craques corintianos Rincon, Viola, Vampeta, Márcio Santos e o goleiro Ronaldo e, Dinho, Paulo Nunes e o goleiro Mazzaropi do Grêmio, dentre outros nomes consagrados do futebol.

Silvano aponta que toda a competição será realizada exclusivamente em Santa Catarina e terá partidas em dez cidades. A contratação do evento é do Governo do Estado através da Fesporte e reúne ex-jogadores de doze grandes clubes do Brasil. A final – ainda sem local definido - será no dia 09 de julho. Todos os jogos serão transmitidos ao vivo pela SportTV, inclusive o desafio de Videira. “Queremos convidar toda a comunidade para prestigiar esse grande evento que coloca Videira em lugar de destaque no Estado, pois fomos um dos poucos municípios catarinenses escolhidos para receber esta competição”, aponta o prefeito Wilmar Carelli que solicitou empenho da Fundação de Esportes no apoio à infraestrutura dos jogos.

QUEM PARTICIPA

Serão 33 jogos com craques que ficaram consagrados em seus antigos times de futebol: Grêmio, Internacional, Cruzeiro, Atlético Mineiro, Palmeiras, São Paulo, Corinthians, Santos, Flamengo, Vasco, Botafogo e Fluminense.

INGRESSOS
O valor dos ingressos e os locais de venda serão divulgados neste semana.

O QUE É O SHOWBOL

A principal diferença do Showbol para um jogo de futebol tradicional, é que nesta modalidade não há escanteios ou laterais, isso porque a bola se mantém quase que permanentemente em jogo. As quadras de grama sintética com cerca de 42 x 24 metros, são cercadas por uma grade ou paredes de acrílico, que impedem a saída da bola. E se ainda assim, o jogador conseguir mandar a bola pra fora da quadra, é punido com pênalti. Durante o jogo as substituições são ilimitadas.

Silvia Angelica Palma Assessora de comunicação da PMV

5ª edição dos Parajasc terá desfile de campeões na cidade de Caçador

A quinta edição dos Jogos Paradesportivos de Santa Catarina (Parajasc) que acontecem de 4 a 9 de junho em Caçador, terá cerca de 2.100 paraatletas de 66 municípios. Muitos destes participantes são destaques do Estado em suas modalidades e prometem dar um brilho extra ao evento que é o maior do país neste segmento e atende a todos os tipos de deficiência. No dia 4 à tarde já haverá movimentação na cidade com a realização da classificação funcional dos atletas. A abertura oficial será no dia 5, às 20h, no Parque das Araucárias, mesmo dia em que começam as disputas no período da manhã.

Entre os principais nomes que disputarão os Parajasc este ano estão, pelo atletismo de Caçador, Wilson Pavloski, que é bicampeão nas provas de 100, 200 e 400 metros para deficientes físicos (DF) - classificação funcional CF T-45 – e Carlos Jacó Glembosqui, também campeão nas mesmas provas na edição do ano passado só que na CF T-44.

O time de atletismo de Caçador conta ainda com a atleta Nilve Aparecida dos Santos, campeã em 2008 entre os deficientes auditivos (DA) nos 100 e 200 metros, além do salto em distância. O cidade sede dos Parajasc deste ano também é a atual tricampeão do futsal masculino para deficientes mentais (DM) e é uma das fortes candidatos ao título novamente.

Caçador vem forte também na bocha feminina DF com Mari Paulino e Sandra de Calistro, dupla campeã em 2006 e vice em 2008, e ainda Maria Cassilda de Almeida e Samantha Pereira, que venceram no ano passado entre as atletas de deficiência visual (DV). No tênis de mesa DA são nomes fortes Alexsandra Paganini e Daniele Coscodai. A dupla é a atual campeã dos Parajasc.
Por Itajaí são destaques, no xadrez, Álvaro da Silva, DV-B1 (cegueira total), e Luciano Michels DV-B3 (baixa visão) campeões em todas as edições. Os dois são experientes, pois já participaram de diversas competições pela Confederação Brasileira de Desportos Para Cegos (CBDC).

Outros nomes de destaques entre os itajaienses são Renan Farias, atletismo DV, campeão nos 100 e 200 metros, além de Marisa Ferreira, que já venceu no arremesso de peso e disco e no lançamento de dardo DF. Completa o time Fernando Wolfran, campeão na bocha paraolímpica para paralisado cerebral.

Por Florianópolis, os principais nomes são, na natação DF, André Szucs e Roberto Alcallde. Os dois já integraram a Seleção Brasileira. André foi campeão mundial no ano passado, na Alemanha, e venceu em todas as edições dos Parajasc, as provas de 100 e 50 metros livre e 100 costa. Roberto, que foi campeão nos 50 e 100 metros costa e 100 metros livre dos Parajasc, tem no currículo uma medalha de prata nos 50 metros costa, e uma de bronze, nos 100 metros da mesma prova, conquistadas no Campeonato Mundial IWAS, nos EUA, ano passado.

Também são destaques pela Capital, o basquete masculino de cadeira de rodas, campeão estadual 2008, e Daniela Tomaz, no atletismo DF, 5º lugar no ranking brasileiro do arremesso de peso.

Os Parajasc são promovidos pelo Governo de Santa Catarina por meio da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte, Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte), Prefeitura de Caçador, com apoio da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) e das associações e federações dos deficientes físicos, mentais auditivos e visuais de Santa Catarina.