terça-feira, 26 de maio de 2009

Jogos Abertos Brasileiros chegam à sua fase decisiva nesta terça-feira

As semifinais das modalidades coletivas abrem à fase decisiva das disputas dos Jogos Abertos Brasileiros que estão sendo disputados na cidade de Maringá, no Paraná. O evento que reúne equipes de oito estados mais a cidade sede iniciou no último sábado e segue até o dia 27. Até o momento a competição é liderada pelo Estado de São Paulo com 54 pontos. Na segunda colocação está o Rio de Janeiro, com 38 e Santa Catarina está em terceiro com 32 pontos
Com as modalidades individuais encerradas no domingo, restam agora às disputas de quadra, e Santa Catarina segue firme em quase todas elas. Apenas o basquete masculino, representado por Blumenau, já está fora competição depois da sua terceira derrota consecutiva. Nesta segunda-feira, 25, o time blumenauense enfrentou a equipe de Cabo Frio e perdeu por 66 a 44. Outro time que se despediu das disputas foi o vôlei feminino de Blumenau, com uma derrota por 3 a 0 para Ponta Grossa (PR).
No futsal, as duas equipes catarinenses estão classificadas às semifinais. No masculino, mesmo com um empate em 3 a 3 contra equipe de Juiz de Fora (MG), o time garantiu sua vaga. O mesmo aconteceu com a invicta equipe de Caçador, no feminino. Nesta segunda-feira a equipe apenas cumpriu tabela, mas mesmo assim venceu o time de Duque de Caxias (RJ) por 3 a 2.
No handebol masculino, a equipe de Joaçaba segue firme na disputa e também tem sua vaga garantida na semifinal. Na última partida da fase classificatória o time joaçabense venceu o Seropédica (RJ) por 30 a 27.
Outra equipe que segue invicta na disputa é o vôlei masculino de Blumenau. Na sua terceira partida, nesta segunda fez outro 3 a 0. Desta vez foi contra o Três Rios (RJ).

Mais de 2 mil paraatletas participarão dos Parajasc

Os jogos iniciam no dia 4 de junho e a cerimônia de abertura acontece no dia 5, às 20 horas, no Parque das Araucárias.

Com encerramento do congresso técnico da 5ª edição dos Jogos Paradesportivos de Santa Catarina (Parajasc), realizado na sexta-feira, dia 22, na Câmara de Vereadores de Caçador, e com a efetivação de 66 municípios participantes, veio a confirmação: 2.100 paraatletas participarão dos Parajasc de 4 a 9 de junho em Caçador, trezentos a mais em relação ao ano passado. O congresso técnico definiu o sorteio das chaves das modalidades coletivas do evento que é destinado a atletas com deficiência física (DF), mental (DM), auditiva (DA) e visual (DV).

Serão disputadas as modalidades de atletismo, basquete, bocha, ciclismo, goalball, natação, tênis de mesa e xadrez, mais futsal masculino e voleibol feminino.

O regulamento de 2009 excluía, para a edição deste ano, a classificação geral final do evento, de onde saía o campeão geral dos Parajasc, contudo, depois de algumas solicitações, uma resolução assinada pelo presidente da Fesporte, de n° 08/2009, volta a instituir a classificação final com um campeão geral.

Os Parajasc são promovidos pelo Governo de Santa Catarina por meio da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte, Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte), Prefeitura de Caçador, com apoio da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) e das associações e federações dos deficientes físicos, mentais auditivos e visuais de Santa Catarina.

Além de participarem do congresso técnico, os representantes dos municípios participantes do evento, aproveitaram a estadia em Caçador para visitar alguns os locais de competição e alojamentos e perceberam que eles estão recebendo adaptações para os jogos. Outra informação que deixou todos satisfeitos foi que a vila paraolímpica, localizada no Parque das Araucárias, será o local que abrigará, além da Comissão Central Organizadora (CCO), shows com artistas locais (na hora do almoço e à noite) e o cerimonial de premiação. Outra novidade é que equipes de recepcionistas receberão as delegações em quatro pontos de entrada de Caçador.

Caçador lidera o JABS com duas vitórias

A equipe de Futsal Feminino caçadorense que está em Maringá na 18° edição Jogos Abertos Brasileiros (JABs) venceu os dois primeiros jogos e definiu antecipadamente sua classificação. Duas equipes já estão classificadas para as semifinais, a primeira é São Paulo que venceu as duas partidas iniciais. A segunda é Santa Catarina que está sendo representada por Caçador na competição.

No jogo de estreia a equipe venceu as jogadoras goianas por 4 x 0 com 1 gol da Lara, 1 Carine, 1 Milena e 1 Greice. Já a segunda partida, que era a mais esperada, contra a equipe mineira de Governador Valadares o placar das caçadorenses foi o mesmo, sendo assim o time venceu a segunda consecutiva por 4 x 2 com 3 gols da camisa número 10 Luciléia e 1 gol da Carine.

Os jogos estão sendo realizados na Associação dos Servidores Públicos de Maringá e as semifinais serão disputadas na terça-feira (26) à tarde com horário ainda não definido. Além das equipes de Caçador – SC e São Caetano – SP já classificadas, as outras duas vagas serão definidas na rodada desta segunda feira (25) entre as equipes:

Chave A – Gov. Valadares – MG; Duque de Caxias – RJ; Goiânia (já eliminada); Caçador (Já classificada)

Chave B – Pato Branco – PR; São Gabriel Oeste – MS; Sinop – MT (já eliminada); São Caetano – SP (Já classificada).


Os jogos de segunda-feira (25):

08:30 – Gov. Valadares – MG x Goiânia – GO

10:00 – Sinop – MT x S. Gabriel Oeste – MS

15:00 – Caçador – SC x Duque de Caxias – RJ

19:00 – Pato Branco – PR x São Caetano – SP