domingo, 7 de junho de 2009

Marlete Vicente é destaque no atletismo DF dos Parajasc

Arremessadora de Criciúma tem várias participações nacionais e internacionais

Neste domingo iniciaram as disputa do atletismo para os segmentos deficientes físicos e deficientes visuais dos Jogos Paradesportivos de Santa Catarina. A competição que está sendo disputada na Pista de Atletismo do Estádio Municipal encerra na segunda-feira.


Os atletas que participam nestes segmentos são classificados de acordo com a deficiência motora (andante, cadeirante, amputados e visuais) e competem entre si nas mesmas condições. Estas provas são as que selecionam para-atletas para representar o Brasil em competições internacionais.


Na primeira etapa realizada na manhã deste domingo, a criciumense Marlete Vicente venceu mais uma vez a prova do lançamento de disco DF, classificação F44 (andante). Atual campeã dos Parajasc nesta prova, Marlete ainda detém as medalhas de ouro no arremesso de peso e lançamento de dardo.


Com bastante experiência em competições nacionais e internacionais, Marlete já disputou dois mundiais paraolímpicos, no Rio de Janeiro - 2005, e na Holanda – 2006, e ainda foi uma das catarinenses no ParaPan de 2007 realizado no Rio de Janeiro. No Brasil ela tem inúmeras participações em competições regionais e nacionais.

Presidente do Comitê Paraolímpico Brasileiro elogia Parajasc durante abertura

Uma arena montada no Parque das Araucárias, serviu de palco para a cerimônia de abertura dos 5º Jogos Paradesportivos de Santa Catarina – Parajasc, que estão sendo realizados em Caçador de 4 a 9 de junho.


A solenidade realizada na noite da última sexta-feira (5/06), num clima de muito calor humano, mas de frio extremo, teve duas horas de duração e contou com a presença do prefeito municipal Saulo Sperotto, o secretário de Turismo Cultura e Esporte, Gilmar Knaesel, o secretário de estado de Coordenação e Articulação, Valdir Cobalchini, que no ato representou o Governador do Estado, Luiz Henrique da Silveira, do presidente do Comitê Paraolímpico Brasileiro, Andrew Parsons, além do presidente da Fesporte, Cacá Pavanello, do secretário de desenvolvimento regional Gilberto Comazzetto, o presidente da comissão organizadora, Munir Bittar, os deputados estaduais Reno Caramori e Marcos Vieira e demais autoridades municipais e regionais.


Ao som da banda marcial municipal Aurora os corais, Caçadorense, Aurora, Italiano, Canto Livre e Apas com a regência do maestro Ricardo Cavaletti, interpretaram o Hino Nacional Brasileiro. Silveira Rossi foi o intérprete do Hino de Santa Catarina.


No seu pronunciamento o presidente do Comitê Paraolímpico Brasileiro afirmou ser o Parajasc, o maior evento paraesportivo do Brasil, equivale a uma meia Paraolimpíada de Pequim e uma vez e meia o Parapan do Rio de Janeiro, e vai levar o modelo do evento catarinense aos demais estados brasileiros.


O secretário Gilmar Knaesel falou do desenvolvimento do Parajasc que começou há cinco anos com pouco mais de 40 municípios e tem aumentado a cada ano. O prefeito Sperotto desejou a todos uma boa estada no frio de Caçador e enalteceu o exemplo de vida dado pelos para-atletas a todos.


Os para-atletas caçadorenses, Antonio Ozair dos Santos, do atletismo, Alexandra Paganini, do tênis de mesa, Maria Cacilda Almeida, da bocha, e Jucemar Ruberval Junior do futsal conduziram a tocha e fizeram o acendimento da pira olímpica. O juramento do atleta foi proferido por Alexander Mineiro Ferlin.


Encerrando a parte protocolar da abertura, o presidente da Fesporte, Cacá Pavanello fez a declaração de abertura dos 5º Parajasc.

Na seqüência, o palco foi tomado por um verdadeiro desfile de atrações culturais, que passaram pela apresentação “Performance dos sonhos”, interpretada pela companhia de teatro Tespes; a dança contemporânea “Clap sobre rodas” do Limite Cia da Dança, que reuniu vários bailarinos com deficiência; e o desfile da Escola de Samba Aliança, de Joaçaba com o enredo “Minha cultura sua herança, sou negro, sou aliança”. A solenidade foi encerrada com o show do grupo de pagode Kaluele.

Pato ou Nilmar, eis a questão

Melhor o Brasil fazer uma boa apresentação diante do Paraguai nesta quarta-feira em Recife. Só assim parte da mídia brasileira dará um sossego ao Dunga, pois a vitória em cima do Uruguai com um bom desempenho do time não apagou a desconfiança sobre o seu trabalho.

O pé atrás fica por conta de algumas escolhas não digeridas pelos jornalistas, entre elas a insistência com Kleber, Gilberto Silva e Felipe Melo, a nova descoberta na Europa. Acrescente-se agora a novela sobre quem será o substituto de Luis Fabiano. Para não perder a forma Dunga reluta em confirmar Alexandre Pato, que nem no banco ficou contra o Uruguai. Nilmar estava entre os reservas, mas é convocado novo. Se for esse o argumento para não utilizá-lo contra o Paraguai, por que a sua escolha para a reserva em Montevidéu?