domingo, 24 de maio de 2009

Santa Catarina abre disputa dos Jabs com vitórias e conquistas

Na manhã do primeiro dia de disputas dos Jogos Abertos Brasileiros, que seguem até o dia 27 de maio na cidade de Maringá, a delegação de atletas catarinenses conquistou 11 medalhas nas disputas individuais de atletismo, natação e judô. Destaque para a força feminina na competição, que ganhou 10 medalhas.

No atletismo, realizado na Pista da Universidade de Maringá, a primeira atleta catarinense a subir ao pódio foi Katiucha Venâncio, de Blumenau, que ficou com o terceiro lugar na prova do salto em altura. Em seguida, veio a medalha de ouro de Josiane da Silva Cardoso, de 23 anos, que representa Concórdia na competição. Josiane disputa os Jabs pela primeira vez e venceu com folga a prova dos 5.000 metros.

As outras medalhas do atletismo vieram com Laércio Alves Martins, de Joinville, nos 800m. Ele ficou na terceira colocação garantindo o bronze. Já Ana Cláudia da Silva, de Blumenau, que compete pela quinta vez nos Jabs, mais uma vez volta pra casa com medalha de prata nos 200m livre.

Na piscina do Country Clube as meninas catarinenses novamente mostraram sua força com uma medalha de ouro e três de bronze. Os 200m livre foi a prova mais festeja com duas atletas do Estado subindo ao pódio. Djenyfer Arnold ficou com a medalha de ouro, enquanto Mariana Cielusinski, com bronze. Ambas as representantes são de Florianópolis. O outro bronze saiu no revezamento 4x50m livre com Mariana, Helena, Luiz e Djenyfer.

Por último, na manhã deste sábado, o judô catarinense conquistou mais três medalhas todas no naipe feminino. A primeira medalha foi para Luciana Mazetto, com ouro na categoria meio pesado (-78kg). Na categoria pesado (+78), Angelita Massi ficou com a prata, enquanto Rosangela Lopes Moraes, da categoria médio (-70kg) ficou com a medalha de bronze.

Na manhã deste sábado também aconteceram as estréias das duplas de vôlei de praia de SC. No masculino, a dupla Júlio e Nelson, de Balneário Camboriú, foi derrotada na primeira partida por 2 a 1 pelo time de Maringá, que fez 18/9, 16/18 e 15/9. A tarde eles voltariam a jogar tentando uma reabilitação. Já no feminino, tudo foi mais fácil para Andréa e Katiani de Itapema, que não precisaram jogar e estão praticamente garantidas na próxima fase. Elas já contam com duas vitórias por WO. O Rio, primeira adversário da disputa, tinha uma irregularidade na inscrição de suas atletas e foi eliminado, já a segunda dupla, de São Paulo, não compareceu.

Os Jogos Abertos Brasileiros seguem ainda na tarde deste sábado com a possibilidade de mais conquistas para Santa Catarina no atletismo, judô e natação. Também na tarde e início da noite do sábado iniciam as disputas em quadra. Caçador enfrenta Goiânia às 16h30min no futsal feminino; Blumenau joga às 20h30min no basquete masculino também contra o time de Goiânia e Joaçaba, no handebol masculino, encara Goiânia às 20h30min. O Vôlei masculino faz sua primeira partida às 20h30min contra o time de Três Lagoas (MS).