terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Resultados da rodada de hoje da Taça Brasil

Joinville e Itabaiana ficam no empate sem gols

Joinville/Krona/DalPonte (SC) e Itabaiana (SE) ficaram no empate sem gols, no duelo que fechou a primeira rodada do grupo B da fase decisiva da 35ª Taça Brasil de Clubes de Futsal. O confronto foi realizado na tarde desta terça-feira (16/12), na Arena Jaraguá, em Jaraguá do Sul (SC).

Com o resultado, as duas equipes ficam empatadas na segunda colocação da chave, com um ponto ganho. A liderança é da Fesurv/Rinco (GO), que bateu a Esmac/Ananindeua (PA), por 1 a 0, no jogo que abriu esta etapa da Taça Brasil.

São José Futsal joga bem e vence em sua estréia

O São José Futsal teve uma grande estréia na fase decisiva da Taça Brasil de Clubes, ao bater o Horizonte Futsal pelo placar de 4 a 1, na noite desta terça-feira (16/12), primeiro dia de jogos da competição, em partida realizada na Arena Jaraguá, em Jaraguá do Sul (SC).

Com o resultado a equipe do técnico Fernando Cabral marcou seus três primeiros pontos na chave A do torneio, ficando na liderança. Os paulistas poderão ter a companhia de Malwee ou Dal Molin, que fecham a primeira rodada ainda na noite deste mesmo dia.

Fesurv vence paraenses na estréia da fase decisiva

Jaraguá do Sul (SC) - A Fesurv/Rinco começou a disputa da fase decisiva da Taça Brasil de Clubes com boa vitória diante da Esmac/Ananindeua pelo placar de 1 a 0, gol anotado por Tevês, no início do segundo tempo. Com o resultado o clube goiano saltou na frente na classificação da chave B.

O jogo ocorreu na tarde desta terça-feira (16/12), em Jaraguá do Sul (SC), onde a competição está sendo disputada, na Arena Jaraguá. A Fesurv ainda pode ser alcançada na liderança do grupo, já que ainda nesta tarde se enfrentam Joinville/Krona/DalPonte e Horizonte Futsal.

A Fesurv/Rinco chegou primeiro ao gol paraense. Depois de cobrança de escanteio, a bola passou pela marcação e sobrou para Fernando bater rente à trave esquerda do goleiro Beto, no primeiro momento de perigo do jogo. O clube goiano chegou mais uma vez com perigo pouco depois, em chute cruzado do experiente Jailton pela direita de ataque.

Aos poucos, porém, o jogo se tornou equilibrado, já que a Esmac adiantou sua marcação e passou a arriscar chutes na meta do goleiro Rafael Silva, como na finalização de Biolay, pela esquerda de ataque, que o goleiro rio-verdense defendeu com segurança. Biolay voltou a assustar o time goiano em chute de virada, para nova defesa do goleiro.

A Esmac era melhor na partida naquele momento. A Fesurv se arriscava nos contra ataques e surpreendia a defesa paraense em alguns lances, como quando o goleiro Rafael Silva deu um belo passe para Juliano, que deu um corte na marcação adversária e, na saída do goleiro, perdeu um gol incrível, chutando por cima da meta.

Mesmo com as boas oportunidades os times acabaram por terminar a primeira etapa sem mudar o zero do placar. Na segunda etapa tudo mudou. Logo no primeiro lance a Fesurv abriu o placar. Após boa triangulação pelo meio de quadra, a bola foi passada para Tevês, que bateu na saída do goleiro e abriu o placar para a equipe goiana.

Na seqüência a Esmac chegou com perigo, depois de uma interceptação de saída de bola da equipe goiana. Biolay foi lançado e acertou o chute de primeira no pé da trave direita da meta rio-verdense. O time paraense se manteve no ataque, exigindo muito do goleiro Rafael Silva, que fez duas defesas seguidas em chutes de Humberto e Jotinha.

A pressão paraense aumentou e novamente a Esmac acertou a trave do goleiro goiano, por meio de chute de Célio. Com força e determinação a equipe da Fesurv compensava a baixa média de idade de sua equipe com jogadores de grande força física. No final os goianos suportaram a pressão e saíram com a vitória na estréia.

O goleiro da equipe da Fesurv Rafael Silva, que foi muito exigido na partida de estréia, elogiou o empenho dos companheiros na partida. “Somos uma equipe jovem, mas compensamos a falta de experiência com velocidade e muita marcação. Essa vitória nos inspira para buscar ao menos um empate diante do Joinville no próximo jogo.”

Malwee conta com o apoio da torcida para tentar o hexacampeonato

Jaraguá do Sul (SC) - Atual pentacampeã da Taça Brasil de Clubes, a Malwee Futsal (SC) entra na edição deste ano da competição como favorita ao título. Os atuais campeões da Liga Futsal, além de contar com um elenco repleto de jogadores que são freqüentemente convocados para a Seleção Brasileira de Futsal, jogará com o apoio do seu torcedor. A fase decisiva será realizada na Arena Jaraguá, em Jaraguá do Sul (SC), a partir desta terça-feira (16/12).


São oito clubes divididos em dois grupos. No grupo A, estão: Malwee Futsal (SC), Dal Molin (RO), Horizonte (CE) e São José (SP). Já na chave B a Fesurv/Rinco (GO), Itabaiana (SE), Esmac/Ananindeua (PA) e Joinville/Krona/DalPonte (SC) duelarão em busca de uma vaga na semifinal. Cada grupo classificará os dois primeiros colocados para as semifinais da Taça Brasil, após jogos dentro, em turno único, dentro da própria chave. A final do campeonato será no sábado (20/12).


O campeão fará cinco jogos, em dias consecutivos, o que preocupa o preparador físico da Malwee, João Carlos Romano. "Na semana anterior tivemos três jogos em uma semana e percebemos uma evolução da equipe", declarou Romano se referindo aos jogos finais do Campeonato Catarinense, conquistado pela Malwee sobre o Joinville, após dois empates, e uma vitória, que ocorreu no terceiro jogo da decisão, em Joinville (SC), por 5 a 2.


O campeão fará cinco jogos, em dias consecutivos, o que preocupa o preparador físico da Malwee, João Carlos Romano. "Na semana anterior tivemos três jogos em uma semana e percebemos uma evolução da equipe", declarou Romano se referindo aos jogos finais do Campeonato Catarinense, conquistado pela Malwee sobre o Joinville, após dois empates, e uma vitória, que ocorreu no terceiro jogo da decisão, em Joinville (SC), por 5 a 2.


A Malwee estreará nesta terça-feira, diante do Dal Molin. Na seqüência da Taça Brasil, os catarinenses enfrentarão, pela ordem, o Horizonte e o São José.


Campeão do Nordeste, Horizonte chega com força para a Taça Brasil


Embalado pela conquista da Liga Nordeste de Futsal, em julho deste ano, os cearenses do Horizonte tentam a sorte em mais uma competição importante do salonismo nacional. O time encara a fase decisiva da 35ª Taça Brasil de Clubes de Futsal, a partir desta terça-feira (16/12). O campeonato será realizado em Jaraguá do Sul (SC), e envolverá oito clubes.


Na fase eliminatória, o time do Ceará ficou em primeiro lugar no grupo 4, passando por Fortaleza (CE) e ABc/UnP/Art&C (RN).Os nordestinos estrearão contra o São José Futsal (SP), nesta terça-feira, às 18h30. Na seqüência da competição o Horizonte enfrentará os donos da casa, a Malwee Futsal e o Dal Molin (RO).


O Horizonte, treinado por Francisco Ayres desde a fase eliminatória conta com algumas contratações como as de Abideu (ex-Ceará), Fernandinho e Ramon, ex-Sumov. A base da equipe que disputou o campeonato cearense foi mantida, com os atletas Alan, Paulo César e Júnior Piu-Piu.


O time vem treinando forte desde a conquista da vaga, no início de novembro. A chegada da delegação cearense em Jaraguá do Sul (SC) ocorreu neste domingo (14/12) e a expectativa é para uma boa estréia diante da equipe paulista.


Esmac chega à SC credenciado como força do futsal do Norte


Há tempos a equipe do Esmac/Ananindeua, do Pará, vem se destacando como uma das mais fortes do Norte do país, em competições nacionais. O clube paraense chega à fase decisiva da Taça Brasil de Clubes tentando manter a hegemonia de seu futsal dentre os nortistas da competição.


Além disso, a expectativa é alçar vôos mais altos. O time conta com os gols do ala Biolay para tentar chegar entre os quatro melhores da competição nacional. Biolay ajudou seu time a passar pela fase eliminatória em Palmas (TO), com duas vitórias em dois jogos, contra Adepa/Pedro Afonso e Unirg.


Mas a equipe paraense terá de superar uma inesperada derrota que ocorreu na final do Campeonato Paraense de Futsal. Em decisão contra o Izabelense, de Santa Izabel, interior do Pará, o clube de Ananindeua não conseguiu o título estadual, que ficou nas mãos da equipe izabelense.


Em dois jogos, os campeões conseguiram uma vitória e um empate. A vitória ocorreu no primeiro jogo da decisão, no ginásio Abacatão, em Ananindeua (PA), quando o Esmac perdeu por 5 a 3, mas, no segundo jogo, mesmo se esforçando, não conseguiu a vitória, empatando por 3 a 3. Agora o time volta as atenções para a Taça Brasil, onde quer surpreender.


Joinville não perde o ânimo para a Taça Brasil


O Joinville/Krona/DalPonte, um dos favoritos a levar o título da Taça Brasil de Clubes deste ano, não perdeu o ânimo para a disputa da fase decisiva da competição, que começa nesta terça-feira (16/12), em Jaraguá do Sul (SC), cidade localizada a aproximadamente 30 km de Joinville (SC).


O clube tricolor acabou sendo derrotado na grande final do Campeonato Catarinense de Futsal pela sua maior rival, a Malwee Futsal, por 5 a 2, no último jogo da série de três partidas que definiram o campeão. Mesmo com o revés, a equipe vem forte para a disputa do campeonato.


O técnico do clube joinvillense, Paulinho Gambier, agradeceu a torcida tricolor, que apoiou o time durante as finais, fazendo uma grande festa. “Nossa torcida fez uma festa linda, emocionante, e agradecemos o torcedor por isso. Agora pensamos somente na Taça Brasil, em Jaraguá do Sul.”


Na disputa da mais tradicional competição de futsal do país, o time do Joinville/Krona/DalPonte poderá contar com um reforço importante, que não se fez presente na final do Estadual, que é o ala Márcio, ex-Malwee Futsal, que não pôde ser inscrito a tempo para o Catarinense. O clube estréia nesta terça-feira (16/12), diante do Itabaiana Futsal, às 17h.


Itabaiana faz reconhecimento de quadra em Jaraguá do Sul


O Itabaiana Futsal realizou na manhã desta segunda-feira (15/12) seu treinamento de reconhecimento da quadra da Arena Jaraguá, que receberá a fase decisiva da 35ª Taça Brasil de Clubes de Futsal. O time sergipano, que está no grupo B, estreará nesta terça-feira (16/12), diante do Joinville/Krona/DalPonte (SC), às 17 horas. O título da edição 2008 da competição mais tradicional do salonismo começa a ser decidido nesta terça-feira.


A delegação sergipana chegou à Jaraguá do Sul (SC), na noite de sábado (13/12), após mais de 50 horas de viagem partindo de Itabaiana, que fica a cerca de 50 quilômetros de Aracaju (SE). Para o técnico da equipe, Wilson de Mendonça, o Galego, a superação é uma das marcas de seu time. “O elenco está muito bem apesar de todas as dificuldades, por isso apostamos, também, na superação”, declarou o comandante técnico.


Galego destaca os objetivos do Itabaiana nesta edição da Taça Brasil. “Queremos chegar entre os quatro primeiros. Este é o nosso primeiro pensamento aqui”, revelou o técnico, que na fase eliminatória fez parte do grupo 5, em que superou o Moita Bonita (SE), Santa Cruz (PE) e ECF/Eunápolis (BA) para prosseguir na disputa pelo título da competição.


Para conseguir atingir a semifinal da Taça Brasil, Galego projeta uma forma de atuar. “Primeiro temos que marcar bem, e depois sermos efetivos nos contragolpes para tentar surpreender os adversários”, pontuou o técnico, que além do Joinville, terá como rivais no grupo B, a Fesurv/Rinco (GO) e a Esmac/Ananindeua (PA).


São José Futsal já está em Jaraguá do Sul


O time do São José Futsal já está em Santa Catarina, mais precisamente na cidade de Jaraguá do Sul, onde irá disputar a fase decisiva da Taça Brasil de Clubes, que está em sua trigésima quinta edição. O clube paulista é considerado por especialistas como um dos mais fortes desta edição.


Isso se comprova quando são observados os nomes experientes que compõem o elenco da equipe paulista. O medalhista de ouro com o selecionado brasileiro no Pan de 2007, Simi, voltou do futsal europeu para reforçar o time. Além dele, atletas de qualidade como Daniel Sakai, Bigão, Chico Paulista e Luiz Negão também reforçam o clube.


Com esses nomes a expectativa do time dirigido pelo técnico Fernando Cabral, ex-São Caetano Futsal, é de fazer boas apresentações na Arena Jaraguá. O técnico ressalta que o São José Futsal já está há 15 jogos invicto, contando com a primeira final da Série Ouro do Campeonato Paulista de Futsal.


“Estamos vindo em uma crescente dentro deste ano. Desde a partida contra o Corinthians, pelo Paulista, já passamos além do Estadual, também pelos Jogos Abertos e pela eliminatória da Taça Brasil sem derrotas. Nesse momento pensamos apenas desempenhar um bom papel na fase decisiva”, explicou Cabral.


No primeiro jogo da final da Série Ouro do Campeonato Paulista, o São José empatou em quatro gols contra a Intelli atuando em Orlândia, com gols anotados por Sakai e Chico Paulista, em três oportunidades, com três assistências de Simi. O time paulista estréia na fase decisiva da Taça Brasil diante do Horizonte Futsal (CE), nesta terça-feira (16/12), às 18h30.


Estreando na fase decisiva, Dal Molin quer mostrar bom futsal


Pela primeira vez na história, Rondônia terá um representante na fase decisiva de uma Taça Brasil Masculina de Clubes. E o orgulho do povo rondoniense atende pelo nome de Dal Molin, equipe que ficou com a primeira colocação no grupo 6 das eliminatórias da competição, depois de um empate dramático no último jogo.


A partida era diante da AABB/Rio Branco, em Rio Branco (AC) e o Dal Molin precisava de um empate para se classificar à fase decisiva. Empurrado pela torcida, a AABB vencia por 4 a 3, até os 39min10, quando Deividson, camisa 10 do elenco rondoniense, calou o torcedor acreano e empatou o jogo.


“Estamos fazendo história. É a primeira vez que uma equipe de Rondônia chega à fase decisiva da Taça Brasil. Mas se engana aquele que pensa que estamos satisfeitos. Na verdade, vamos com muito respeito à Jaraguá do Sul, buscar uma chegada entre os quatro melhores”, explica o técnico e preparador físico da equipe, Marcelo Silva.


Silva explica que o ritmo de treinamentos está forte. A equipe treina diariamente e se prepara fisicamente para suportar o ritmo forte aguardado na fase decisiva da Taça Brasil. Como ponto forte da equipe, ele destaca os valores individuais. “Estamos tentando aliar a tática a essa habilidade individual, para fortalecer o grupo.”


Os rondonienses seguem para Santa Catarina no próximo domingo (14/12), sendo que o Dal Molin estréia no dia 16/12, diante da anfitriã Malwee Futsal, atual pentacampeã da competição. O time está no grupo A, que ainda conta com Horizonte Futsal (CE) e São José Futsal (SP).


Fesurv/Rio Verde (GO) segue para Jaraguá do Sul

Treinando desde o início deste ano para a fase decisiva da Taça Brasil de futsal, que ocorre de 16 a 20 de dezembro em Jaraguá do Sul (SC), a equipe da Fesurv/Rio Verde (GO) só pensa em sua estréia na competição nacional.

Presente no grupo B, ao lado do Joinville (SC), Esmac (PA) e Itabaiana (SE), a agremiação do interior goiano faz sua estréia no dia 16/12, contra a Esmac, às 15h30, na Arena Jaraguá - local de todas as partidas da 35ª Taça Brasil de Clubes.

De acordo com César Paraíba, técnico da equipe goiana, o time que embarca para Santa Catarina é praticamente o mesmo que ficou em segundo lugar no Campeonato Goiano 2008.

Fora o veterano e experiente ala Jailton, de 41 anos, o time comandado pelo ex-atleta César Paraíba é formado por jogadores jovens. A média de idade do elenco é de apenas 18 anos.

"Mesmo com uma equipe muito jovem, minhas expectativas são as melhores para nossa última competição em 2008, o objetivo é passar da primeira fase. Sabemos das dificuldades, pois se trata de uma competição nacional, mas o grupo está focado e empenhado", disse o treinador.

A Fesurv/Rio Verde segue para Jaraguá do Sul (SC) neste domingo (14/12), às 14 horas. O plantel goiano é composto por quatorze atletas, destes, dez são das categorias de base do clube.





Brasil também tem o goleador e o goleiro menos vazado

Tunja (Colômbia) - Além do tricampeonato, o Brasil também comemorou outros dois títulos: o de goleador, com Dieguinho e de goleiro menos vazado, com Nilton. Os jogadores receberam os troféus das mãos dos dirigentes da Federação Colombiana de Futebol e da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol). 

Para Dieguinho, essa conquista não foi apenas dele, pois dependeu de todos seus companheiros para marcar cada um dos gols. "Ser goleador é apenas conseqüência de um trabalho coletivo. Tenho que dividir esse troféu com todos meus companheiros, pois somente com eles consegui os gols e pudemos comemorar o troféu de campeão", afirmou. 

Dieguinho não deixa de sempre lembrar de sua família que o apoiou desde sempre na carreira e que agora está bem feliz por mais essa conquista. "Chegar à Seleção Brasileira sempre foi um sonho e agora posso comemorar o título de campeão. Tenho que agradecer à minha família, aos meus pais, que sempre estiveram ao meu lado. Eu nunca seria nada sem o apoio e o incentivo deles", finalizou. 

Outro que comemorou demais a conquista foi o goleiro Nilton. Sempre calado e concentrado, transmitiu segurança ao gol brasileiro e foi um dos responsáveis pelas vitórias brasileiras. "Esse é um prêmio individual, mas na verdade é para toda equipe. Só consegui ser o goleiro menos vazado porque todo o time tem um sistema de defesa muito bom, com muita marcação. Acho que fiz o meu papel, assim como os demais, por isso ofereço esse prêmio a todos os companheiros", ressalta o goleiro Nilton. 

Para o treinador, a equipe foi vencedora desde que iniciou a preparação. "Os jogadores entraram no clima do campeoanto, sempre agindo com seriedade. Sempre seguindo nossas instruções e colheram essa conquista. É um grupo muito bom, de qualidade e que ainda vai dar muitas alegrias aos brasileiros", afirmou Marcos Sorato, o Pipoca. 

O treinador não deixa de agradecer a Confederação Brasileira de Futsal (CBFS) que lhe deu essa oportunidade e toda a comissão técnica do Brasil, que trabalhou muito para buscar mais esse título. "Quero agradecer ao presidente da CBFS, Aécio de Borba Vasconcelos, por ter acreditado no meu trabalho e também ao técnico PC de Oliveira, por ter me dado essa oportunidade. Todos tiveram participação nessa conquista. Também não posso esquecer de minha esposa e minhas filhas, que me dão suporte em tudo", finalizou. 

(RESUMO FINAL) Venezuela fica com a terceira colocação 

Tunja (Colômbia) - A Venezuela conquistou o terceiro lugar do 3º Sul-Americano Sub-20 ao derrotar a Colômbia na cobrança de pênaltis. No tempo normal, ocorreu um empate de 2 a 2, enquanto na prorrogação também ficou tudo igual (1 a 1). Na cobrança de pênaltis brilhou a estrela do goleiro Jony Rueda, que defendeu três penalidades. 

O goleiro venezuelano foi eleito pela Organização como o jogar revelação do campeonato, recebendo um troféu por esse feito. A Argentina além de vice-campeã também conquistou o título do "Fair Play", como equipe mais disciplinada. Na briga pela artilharia, Dieguinho ultrapassou o equatoriano Carlos Moyano, marcando nove gols, um a mais que o jogador do Equador. O goleiro Nilton, do Brasil, recebeu o prêmio de menos vazado. 

Brasil vence Argentina e conquista o tricampeonato Sul-Americano Sub-20

Tunja (Colômbia) - Com um primeiro tempo perfeito, o Brasil venceu a Argentina por 5 a 1, conquistando o tricampeonato do 3º Sul-Americano Sub-20. O confronto ocorreu na manhã deste domingo (14/12), em Tunja, na Colômbia. O Brasil encerrou sua participação no campeonato com 100% de aproveitamento somando seis vitórias em seis jogos. Além do título, o Brasil também ficou com o artilheiro da competição, Dieguinho, com nove gols, e com o título de goleiro menos vazado, com Nilton. 

Bem fechado atrás o Brasil começou tocando bola e esperando a Argentina sair para o jogo. Aos poucos a equipe brasileira tomou as ações do jogo, sempre pressionando o adversário em sua quadra de defesa. Aos dois minutos, em um forte chute cruzado, Dieguinho abriu o placar para os brasileiros. 

Continuando na busca de mais gols para ampliar a vantagem, a Seleção Brasileira fez o segundo, com Darlan chutando de longe para a bola desviar na defesa argentina e enganar o goleiro, aos 12 minutos. Com determinação e sempre fazendo um jogo ofensivo, o Brasil anotou o terceiro, aos 14 minutos, novamente em um chute cruzado de Dieguinho, porém dessa vez contou com a colaboração do goleiro Mosenson. 

Na segunda etapa, o Brasil não diminuiu o ritmo de jogo. Aos 24 segundos, Pica-Pau se antecipou para fazer o quarto gol brasileiro. Após o gol, a Seleção Brasileira se manteve soberana no jogo, em busca de um placar maior. Os argentinos colocaram em quadra o goleiro-linha, dessa forma conseguiram achar um passe para Antonelli diminuir, aos 28 minutos, anotando o primeiro da Argentina. 

Diminuindo a vantagem, os argentinos continuaram pressionando criando algumas oportunidades, acertando a trave aos 38 minutos. O Brasil tentava organizar sua defesa para suportar a pressão argentina. Em contra-golpes levava perigo. Já nos segundos finais, Darlan finalizou para fazer o quinto gol brasileiro e comemorar o título. 

Brasil: Nilton, Pica-Pau, Tiaguinho, Darlan e Dieguinho. Entraram: Ferrugem, Dyego, Alisson, Murilo. Téc: Marcos Sorato (Pipoca)

Argentina: Monsenson, Antonelli, Basile, Lombardi e SantosEntraram: 
Baloira, Fernandez, Usinger, Curcio, GalinanezTéc: Christian Meloni

Gols

Brasil: Dieguinho (2min57), Darlan (12min24), Dieguinho (14min33), Pica-Pau (20min24), Darlan (39min20) 
Argentina: Antonelli (28min33)