sábado, 18 de outubro de 2008

Brasil e Espanha fazem uma final cheia de rivalidade

A Copa do Mundo de Futsal 2008 está chegando ao seu final neste domingo (19/10). Após uma campanha irretocável, com em oito jogos venceu todos, o Brasil tem pela frente seu adversário maior, a Espanha para a disputa do título mundial. A partida será às 10h30, com transmissão ao vivo pela TV Globo. O jogo marca uma trajetória de rivalidade entre os dois países no esporte da bola pesada.

Em 1996, o Brasil foi campeão mundial vencendo a Espanha na final, jogando em terras espanholas. Em 2000, o selecionado brasileiro deu o troco e venceu o selecionado espanhol na final, no mundial disputado na Guatemala. Na edição passada da Copa do Mundo de Futsal, em Taipei, foi a vez da Espanha tirar os brasileiros na semifinal, em uma disputa de pênaltis, conquistando logo depois o título mundial.


Desde a final em Taipei, Espanha e Brasil se enfrentaram apenas duas vezes, em amistosos. Os jogos ocorreram em dezembro de 2005, em Goiânia (1 a 0 para a Espanha) e Brasília (2 a 1 para o Brasil). Dessa vez, jogando no Brasil, a Espanha quer fazer os brasileiros sentir o gosto amargo da derrota dentro de casa, assim como ocorreu em 1996.


Neste mundial, a campanha brasileira é superior à espanhola. Ambas estão invictas na competição, entretanto o selecionado brasileiro tem oito vitórias nas oito partidas, enquanto a Espanha tem seis vitórias e dois empates. Apesar do bom momento canarinho, jogadores e comissão técnica não atribuem nenhum favoritismo ao Brasil. O discurso é o mesmo – “uma partida muito difícil decidida nos detalhes”.


O ponto principal da Espanha é sua defesa. Considerada quase que invulnerável, o técnico PC de Oliveira terá o trabalho de tramar uma estratégia para vencer esse paredão. As qualidades espanholas não param em seu sistema defensivo. Com jogadores experientes, acompanhados a grandes decisões, o ritmo lento, que cadencia o jogo, somado aos contra-ataques mortais, também são detalhes que pedem atenção ao Brasil.


"A Espanha é uma equipe difícil de atuar contra, pois trabalha muito bem a bola e mantém um ritmo lento de jogo, que se aproveita de um momento de desatenção por parte da marcação adversária para tentar seu gol. Por isso, temos que ter o controle da partida e ser agressivos na marcação e no ataque", analisa Falcão.


Na semifinal diante da Rússia, quatro jogadores deixaram a quadra sentindo dores: Schumacher, Ciço, Wilde e Marquinhos. O departamento médico da Seleção Brasileira de Futsal já anunciou que todos estão liberados para a final. Do lado da Espanha, Daniel segue como dúvida, devendo ser confirmado somente momentos antes de iniciar a partida.

Com golaço a 13 segundos do fim, Itália espanta fantasma e fica com o bronze


Após o trauma na semifinal, brasileiros da Azzurra aproveitam a expulsão do russo Shayakhmetov no fim do jogo, pressionam e arrancam a vitória.


A Itália entrou em quadra para disputar o bronze na Copa do Mundo de Futsal da Fifa disposta a esquecer essa história de gol nos últimos segundos. No sábado, a sorte mudou de lado.


Após o trauma da semifinal, Foglia se redimiu no sábado com um gol e a medalha de bronze para a Itália
Derrotados na semifinal contra a Espanha no estouro do relógio, os brasileiros da Azzurra garantiram o bronze diante da Rússia com um golaço de Assis a apenas 13 segundos do fim. A vitória por 2 a 1 espantou o trauma de quinta-feira e premiou a criançada que gritou o tempo todo no Maracanãzinho para apoiar a equipe.

A Itália sofreu, mas garantiu o bronze
Além de assegurar o terceiro lugar, o jogo serviu para redimir o craque Foglia. Contra os espanhóis, foi do camisa 10 o polêmico gol contra no último segundo. No sábado, um chute certeiro dele no ângulo de Zuev abriu caminho para a medalha de bronze.

- O jogo representou a minha história neste Mundial. Fiz de tudo para ajudar meus companheiros, fiz de tudo para tentar esquecer o que aconteceu. Graças a Deus e ao apoio da minha família, dei a volta por cima e consegui fazer o gol - festejou Foglia, em entrevista ao SporTV após a partida.

Dushkevich ainda descontou para a Rússia, mas a equipe não agüentou a pressão nos segundos finais, quando Shayakhmetov foi expulso após atingir Foglia com um chute desleal.No domingo, às 10h30m (no horário brasileiro de verão), é a vez de o Brasil entrar em quadra no Maracanãzinho. A equipe verde-amarela encara a Espanha na luta pelo título. A Rede Globo e o SporTV transmitem ao vivo, e o GLOBOESPORTE.COM acompanha em Tempo Real.

Início de jogo com fome de gol

Do lado de fora do ginásio, as filas davam a entender que o sábado seria de arquibancadas cheias. Mas aquele público tinha outro endereço: o Maracanã, onde seria realizada uma prova. Dentro do Maracanãzinho, foi a garotada das escolas públicas que fez a festa na torcida.


As duas equipes partiram para o ataque
E os jogadores corresponderam. As duas equipes iniciaram a partida com fome de ataque. Os dois goleiros trabalhavam bastante, mas Zuev, da Rússia, foi o primeiro a ser batido. Foglia só precisou de dois dias para se recuperar do trauma da semifinal e, na marca de 13m39s, dominou na direita, deixou o defensor caído e chutou no ângulo. Com o gol, a Itália cresceu ainda mais. Fabiano, Grana e Baptistela tiveram boas chances, mas o goleiro russo voltou a aparecer bem. Àquela altura, a criançada já tinha escolhido a equipe italiana como alvo dos gritos. A cada vez que Foglia tocava na bola, a arquibancada vibrava.

No fim do primeiro tempo, erro grave da arbitragem

A Rússia só voltou a ameaçar com consistência nos últimos minutos do primeiro tempo. Shayakhmetov acertou a trave de Feller na marca de 1m20s. Pouco depois, o camisa 2 fez mais uma boa jogada e foi derrubado na entrada da área. A falta clara foi ignorada pelos árbitros. A Itália, que tanto reclamou dos juízes na semifinal, desta vez agradeceu e foi para o intervalo com 1 a 0 no placar.

Na volta para o segundo tempo, os russos resolveram partir para cima. Nos três primeiros minutos, a equipe vermelha deitou e rolou no Maracanãzinho. O artilheiro Pula levou perigo numa cobrança de falta desviada pela barreira. Feller trabalhava bastante, mas Zuev também apareceu para salvar um chute de Foglia. Com o bom lance do camisa 10, a Itália voltou a crescer, mas foi justamente aí, a 14 minutos do fim, que levou o gol de empate. E que gol. Dushkevich fez linda jogada pelo meio, tocou para Khamadiev na direita e apareceu para receber dentro da área. A finalização de letra matou Feller, que nada pôde fazer.

A exemplo do que tinha acontecido com a Itália no primeiro tempo, o gol incendiou a Rússia no segundo. Menos de um minuto depois da bela finalização de Dushkevich, Shayakmetov apareceu sozinho no contra-ataque, mas o goleiro da Itália salvou.

Shayakmetov (à direita) foi expulso e acabou com as chances de vitória da equipe russa
Na marca de 7m47s, Khamadiev quase faz um gol de placa. Na entrada da área, ele deu um toquinho por cobertura. A bola passou por Feller, mas encontrou o travessão. No rebote, Pula disputou a bola com Grana, que usou a mão para afastar o perigo. Seria pênalti, mas a arbitragem se omitiu de novo. Ao fim do jogo, em entrevista ao SporTV, Grana disfarçou e não admitiu o toque.Expulsão e sufoco no fim

A sorte da partida foi selada a 1m30m do fim, quando Shayakmetov perdeu a cabeça e, na lateral da quadra, acertou um chute desleal na perna de Foglia. Grande nome da partida até o momento e cotado como candidato a melhor da Copa, o craque russo foi expulso e deixou seu time com um homem a menos.

Consciente do sufoco que sofreria até o fim, Pula se irritou, jogou o colete no banco e deu uma sonora bronca no companheiro.Ele tinha razão: a pressão italiana foi insustentável. Zuev ainda salvou no primeiro chute, mas a 13 segundos do fim Assis decidiu o bronze com um lindo toque por cobertura. À beira da quadra, os brasileiros da Itália foram agradecer à torcida. Perto dali, Pula não conteve o choro. Foi consolado por Foglia, vilão na quinta-feira, herói novamente no sábado.

Falcão será eternizado na Calçada da Fama do Maracanãzinho

Após a disputa da final da Copa do Mundo de Futsal, no domingo (19/10), independente do resultado, o ala Falcão já tem o que comemorar. O craque da Seleção Brasileira de Futsal será homenageado como o primeiro atleta do futsal a ter a marca dos seus pés gravada na Calçada da Fama do Maracanãzinho, que logo será inaugurada.

O atleta fará o molde dos pés após o jogo de domingo, e espera que seja uma marca de campeão mundial. Falcão foi eleito na última Copa do Mundo de Futsal, em Taipei, o melhor jogador do mundo, quando o Brasil ficou na terceira colocação.

Dessa vez, o ala tem como principal objetivo a busca do título, mas também não deixa de lado outros dois prêmios importantes, que é o de goleador do campeonato e melhor jogador do mundo. Seu nome está na lista divulgada pela Fifa nesta sexta-feira (17/10), que aponta dez jogadores da onde sairá o nome do melhor do mundo.

A Calçada da Fama do Maracanãzinho será criada pela Suderj nos moldes dá que já existe no Maracanã. A idéia é homenagear aqueles atletas que se destacam no ginásio. Atletas de outros esportes também entrarão na lista dos homenageados. Ao saber da homenagem, Falcão ficou feliz e prometeu corresponder dentro de quadra.

"Fico honrado em saber que meu nome será o primeiro a inaugurar a Calçada da Fama do Maracanãzinho. É uma alegria muito grande, ao mesmo tempo em que também se torna uma grande responsabilidade, já que tenho que ser exemplo e retribuir esse prêmio", afirmou.

Kindermann/UnC/Caçador treina duro para a Copa do Brasil

Após a confirmação da realização da II Copa do Brasil de Futebol Feminino, as atletas que representam o futsal e futebol de Caçador largaram tudo de lado e estão se dedicando ao máximo nos treinamentos de campo, aliás, elas não pensam em outra coisa.

Os treinos acontecem no estádio municipal, faça chuva ou faça sol, elas não se importam, pois o que importa mesmo é se condicionar sonhando com um título inédito para o clube. Além disso, a competição terá a transmissão da Tv Bandeirantes para todo o Brasil, o que dará ótima visibilidade para o clube, seus parceiros e para o Município.

Simone e Fernanda são exemplos da dedicação das atletas, pois ao final de cada treino o que não falta é roupa para lavar devido às quedas de todo o esforço nos treinamentos de goleira que vêm realizando com o Professor Cristiano Drager. “O esforço é muito grande, mas vale a pena poder sentir a evolução do grupo e a possibilidade de jogar e vencer as principais equipes do Brasil”, afirma Simone.

Edvaldo Erlacher, técnico da equipe se diz satisfeito com toda a dedicação das meninas e confirma a Copa do Brasil de Futebol como a competição alvo este ano, “assumimos esse compromisso desde o início das disputas do catarinense (junho 2008), ao vencer a competição, e, confirmar a equipe como representante do Estado temos que honrar o compromisso e fazer bonito”.