quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Lembranças e conquistas no esporte

Incentivar a prática do esporte, visando a formação pessoal e social sempre foram princípios da Copercampos. Desde quando chegou a Campos Novos, em 1984, o conhecido professor João Francisco Nunes conquistou uma parceria, que segundo ele, serviu para tornar o município conhecido em todo o estado e nacionalmente.

Contando com o apoio da Copercampos, o atletismo camponovense teve em 1994, quando da realização do Campeonato Brasileiro da modalidade, o seu ponto de consagração. Mas segundo o professor João Nunes, não foi somente este o apoio que a Copercampos trouxe ao esporte. “Quando chego aqui, sinto estar em família. A Copercampos, há muitos anos trouxe um trabalho social, também através do esporte, a preocupação em formar cidadãos e prepara-los para enfrentar a correria do mundo”, ressalta.

Na Festa Cooperativista Catarinense (Fecoop), o atletismo da Copercampos também brilhou. De acordo com o Diretor Executivo da Copercampos Clebi Renato Dias, o trabalho do professor João Nunes contribuiu muito para que no Fecoop, a Copercampos obtivesse os melhores resultados. “Ao longo de um trabalho, a Copercampos tornou-se conhecida em todo o estado também no esporte. E com o atletismo, através do trabalho do professor João foi destaque também nacionalmente”, explica Clebi. Em 1990, quando da realização do Campeonato Brasileiro para menores – até 16 anos – em Ipatinga, Minas Gerais, a equipe da Copercampos de Atletismo conquistou o terceiro lugar na classificação geral.

Por três anos seguidos - 1991, 1992 e 1993-, a equipe patrocinada pela Copercampos foi campeã dos Jogos Abertos de Santa Catarina JASC. Em 1994, a equipe foi vice-campeã, disputando os jogos somente com atletas camponovenses. Neste mesmo ano, João Nunes foi escolhido como melhor treinador do estado.

Um dos atletas presentes em muitas destas conquistas foi Neudir Paulo das Neves, que saudoso, lembra da equipe da Copercampos. Campeão absoluto no estado, nas categorias de 400 e 800 metros, Neudir teve apoio da cooperativa e conquistou a quinta colocação no Brasileiro de menores. “Enfrentamos muitos desafios, dificuldades em ter onde morar, também para viajar, mas com o apoio da Copercampos pudemos crescer profissionalmente e pessoalmente. O esporte nos trouxe muitos prêmios, mas o maior, foi à formação humana”, ressalta o atleta que ainda compete na categoria master.

Para o professor João Nunes, a formação principal, antes mesmo do trabalho esportivo, é a humana. “Temos que trabalhar antes de tudo, com o social, a formação educacional das crianças. É através disso que conquistaremos bons resultados. Formar um atleta é mais fácil do que formar cidadãos e por isso mesmo, devemos dar apoio para que isso aconteça, como a Copercampos sempre fez através de seus projetos. Auxiliar na formação social é o caminho e temos isso como fontes motivacionais em nosso trabalho”, finaliza Nunes.

Primeiro dia - Parte da Manhã

A passagem de rio que foi aprovada por todos os competidores no 1o. Transcatarina esta de volta, mas agora com algumas dificuldades a mais para pilotos e navegadores que antes da travessia tem que passar uma grande área de reflorestamento.


04012010379_640x480.jpgO roteiro passa também por uma trilha ao lado do Salto do Rio Correntes, aonde todos poderão apreciar a beleza das quedas d'água.


Queremos aproveitar e fazer um agradecimento especial a Fernando Figueroa Buscarons e Claudemir Hubuner da equipe Caçadores Jeep Clube e também a um dos mais novos jeepeiros de Santa Catarina, Edson proprietário do Hotel Renar. Ambos estão ajudando a descobrirmos novos caminhos, para que todos nós tenhamos uma prova ainda melhor em 2010. O Edson também informa que jeepeiros, inscritos no Transcatarina, que queiram conhecer as trilhas de Fraiburgo, poderão ir que serão super bem recebidos, inclusive com um preço especial na hospedagem. Lembramos que nesta época os pomares estão carregados e a colheita começa no final de janeiro, quem nunca viu vale a pena conhecer e quem já viu sabe a beleza do lugar.