quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Conselho Estadual de Esportes aprova calendário de eventos da Fesporte para 2010

Algumas competições foram adiantadas como é o caso dos Jasc que serão em setembro


Em reunião realizada durante toda essa terça-feira, dia 24 de novembro, no Cambirela Hotel em Florianópolis, os membros do Conselho Estadual de Esporte (CED), discutiram e aprovaram o calendário de eventos da Fesporte para o ano de 2010.

Alguns eventos como os Joguinhos Abertos, Jasc e Olesc tiveram suas datas alteradas em comparação aos últimos anos, para possibilitar que as competições mais importantes do calendário tenham força máxima das equipes. A proposta feita pela diretoria da Fesporte, que ouviram dirigentes e equipes, e aprovada pelo CED, visa dar uma oportunidade para que os eventos contem com suas equipes completas sem desfalques ou atletas lesionados pelo excesso de competições ao final do ano.

O primeiro evento do calendário 2010 da Fesporte será a Maratona Internacional de Santa Catarina marcada para o dia 18 de abril. Em maio, é a vez da realização dos Jogos da Terceira Idade (de 12 a 16 de maio), ainda sem sede definida. No mês de junho acontecerão os Jogos Para desportivos de Santa Catarina – Parajasc (de 24 a 30 de junho) com sede em Itajaí.

A primeira novidade em relação ao calendário vem em agosto com os Joguinhos Abertos, marcados para a cidade de Criciúma de 20 a 28 de agosto. Já a principal competição esportiva do Estado, os Jogos Abertos de Santa Catarina, que marcarão o cinqüentenário da disputa na cidade de Brusque, será de 9 a 18 de setembro.

Por último, a Olimpíada Estudantil Catarinense, Olesc terá suas disputas de 15 a 23 de outubro na cidade Tubarão. As fases Estaduais de Moleque Bom de Bola, Festival de Dança e Jesc ainda estão sendo estudadas.

Também foi decidida uma data limite para que os municípios apresentem candidatura de sede para os eventos da Fesporte para o ano de 2012. Será no dia 30 de junho. Para 2011, os três principais eventos da entidade já têm cidades escolhidas como é o caso da Olesc em Chapecó, Joguinhos em Caçador e Jasc em Criciúma.

Durante a reunião do CED, nesta terça-feira, também seriam discutidas questões como alterações nos regulamentos das competições e a escolha dos nomes que receberão o Troféu Gustavo Kuerten no próximo dia 7 de dezembro, junto com a cerimônia da Comenda do Mérito Esportivo, contudo essas decisões se alongaram até o final do dia.

Copa dos Campeões vema ai,e Fraiburgo terá participantes

Por:MARCIEL TASCHECK

Um sucesso, assim pode ser definida a primeira reunião com os dirigentes de equipes e coordenadores esportivos dos municípios que farão parte da Primeira Copa dos Campeões e que aconteceu na última segunda-feira, no auditória da AMARP.

Sete municípios estiveram presentes, Videira, Rio das Antas, Tangará, Pinheiro Preto, Arroio Trinta, Iomerê e Fraiburgo, sendo que um oitavo município irá juntar-se aos demais para assim disputar a competição. Durante a reunião, foi apresentado o projeto deste evento esportivo, e discutido junto aos presentes a fórmula de disputa, bem como foi alterado o inicio da competição, que passa para fevereiro.

A Copa dos Campeões é uma realização da Rádio Vitória em parceria com a SDR Videira, e já nasce grande, por isso deve confirmar toda expectativa quanto a sua realização e tornar-se um evento anual, cada vez mais forte, podendo inclusive futuramente, tornar-se uma competição amadora do calendário esportivo da federação catarinense de futebol.

A patifaria entra em campo

Ilustração de cartilha da CNBB sobre ética na politíca


A banda podre do Campeonato Brasileiro sobre a qual escrevi aqui há dois dias vai mostrar sua cara na última rodada. Dirigentes do Grêmio estão confirmando um time reserva contra o Flamengo no Maracanã, com prejuízos para adversários que estiverem lutando pelo título com o clube carioca.

Claro, não será o técnico interino, Marcelo Rospide, um jovem que está iniciando na profissão, o responsável por esse comportamento anti-ético. Ele apenas obedecerá ordens do “patrão”. Não deveria, mas certamente não pretende colocar seu emprego em risco.

Tudo em nome da rivalidade porque o Internacional talvez seja um dos beneficiados em caso de derrota flamenguista. Na cabeça do torcedor, inspiração da arquibancada, tudo bem, é compreensível. Trata-se da passionalidade em seu nível máximo, pactuando com o ato anti-desportivo ainda que isso custe a derrota do time do coração.

Os dirigentes despudoradamente admitem a falcatrua com a desculpa de que é necessário poupar alguns jogadores por estresse ou lesão. O Grêmio não é o primeiro nem será o último a adotar essa prática canalha. Ética não é uma das virtudes mais cultuadas entre a cartolagem, aqui, ou em qualquer outro lugar do planeta bola.