Com a participação de aproximadamente 50 dirigentes esportivos, foi realizado na tarde desta terça-feira, 4 de agosto, na cidade de Tubarão, o Congresso Técnico da 9ª Olimpíada Estudantil Catarinense. A competição será realizada de 14 a 22 de agosto com a presença de 95 municípios e cerca de 4 mil atletas.
A Olesc terá 14 modalidades nos naipes masculino e feminino, além do caratê que será modalidade de apresentação. No total estarão em disputa 24 troféus. O caratê não contará pontos para a classificação geral final.
O Congresso Técnico da Olesc foi realizado no Clube 29 de Julho e a reunião foi aberta pelo presidente da Comissão Central Organizadora (CCO), Alexandre Zaboti. Também participaram da mesa do CT, a secretária de Cultura, Esporte e Turismo do município, Débora Carla Melo e Pimenta, representando o prefeito Manoel Antonio Bertoncini Silva; além da educadora ambiental Lúcia Helena de Freitas; e o responsável pela cerimônia de abertura da competição, Ramires Linhares; além do diretor administrativo da Fesporte, Joaquim Mires Villarinho Júnior, representando o presidente da entidade, Cacá Pavanello.
Zaboti falou da preparação da cidade de Tubarão para a realização do evento, apresentou a logomarca e mostrou os locais de competições. Já a professora Lúcia Helena, lançou aos dirigentes presentes, uma campanha para racionalização do uso de água, energia, e cuidados com a preservação, pedindo a eles que repassem aos seus atletas e que eles pratiquem o tema da competição que será o meio-ambiente. Em nome da Fesporte, Joaquim Villarinho deu boas vindas e disse que a Fesporte, junto com o município de Tubarão, pretendem fazer um evento que fique como marco para a cidade.
Após a abertura oficial, foi realizado o sorteio das chaves das modalidades coletivas, definindo assim, as equipes que serão adversárias na primeira fase das competições que se iniciam no dia 15 de agosto. A cerimônia de abertura da Olesc está marcada também para o dia 15 no Ginásio do Sesi, a partir das 20h.