quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Jogos do Moleque Bom de Bola começaram na manhã desta quarta-feira 28/10

Competição definirá os campeões da temporada 2009

Sete jogos no naipe masculino e sete no feminino abriram, nesta quarta-feira, na cidade de São João do Oeste, a etapa Estadual do Campeonato Catarinense de Futebol Escolar, o Moleque Bom de Bola. O evento reúne 20 equipes, 10 em cada naipe, e decide os campeões do evento na temporada 2009. No total participam 420 estudantes na faixa de 11 a 14 anos, representando 18 municípios e 18 escolas catarinenses.


Na noite da última terça-feira, 27, foi realizado no Ginásio Municipal Valmei Ertel o cerimonial da abertura. Além do desfile das delegações, houve pronunciamentos, apresentações culturais, juramento de atletas e o acendimento da tocha olímpica. Em seu pronunciamento, o prefeito anfitrião, Sérgio Theisen, desejou boas vindas às delegações, cumprimentou o grande público e autoridades e fez questão de agradecer os servidores do Governo do Estado, e da Administração Municipal, além das empresas parceiras, Parati e RBS TV, que realizam os jogos da fase estadual do Moleque no município.

As equipes campeãs no masculino e feminino terão direito a uma viagem para uma capital brasileira, para assistir a um jogo de futebol em grande clube nacional. As despesas com deslocamento, refeições e estadia são pagas pelo Governo do Estado.


De acordo com o secretário da SDR de Itapiranga, Jorge Welter, a SDR sente-se orgulhosa em poder sediar a etapa estadual do Moleque Bom de Bola. “Além de ser o município mais alfabetizado do país e a capital catarinense da língua alemã, durante as competições São João do Oeste vai ser também a capital catarinense dos jogos escolares”, destacou.


Segundo o gerente de esportes escolares da Fesporte, Ademar Silva, a 18ª edição do Moleque Bom de Bola teve a participação de aproximadamente 88 mil atletas de 1.280 escolas espalhadas por 280 municípios catarinenses. “Os 420 alunos/atletas que obtiveram a classificação de suas equipes estão em São João do Oeste e por isso já podem considerar-se vitoriosos”, ressaltou.


Os jogos iniciaram na manhã desta quarta-feira. No naipe masculino iniciaram com vitórias na competição as equipes da EEB São Miguel, com 1 a 0 sobre o EEB São Bento; ainda o EEB Madre Benvenuta, time de São João do Oeste, com 2 a 0 sobre o EEB Alinor Vieira Corte de Papanduva, e ainda o EM Santa Terezinha de Faxinal dos Guedes, com 2 a 0 sobre o EEB Irmã Anunciata de Peritiba.

Já no feminino, os primeiros resultados positivos vieram da EEB São Vicente, de Itapiranga com 2 a 0 sobre o EEB Alinor Vieira Corte de Papanduva, e da EBM Maria Luiz Osório de Tangará com 3 a 2 sobre a EEB Professora Neusa Massolini. Já a EEB São Pedro e a EEB Madre Benvenuta ficam no empate em 2 a 2.


As finais do Moleque Bom de Bola estão programadas para o domingo, dia 01, no Estádio do Aliança. A decisão do feminino inicia às 8h45 e a final do masculino às 10h. Os dois jogos serão televisionados pela RBS e TV COM para todo estado de Santa Catarina.

I Conferência Intermunicipal de Comunicação


A Administração Municipal de Tangará através das Secretarias de Educação, Cultura e Esporte e Secretário Municipal de Turismo e Eventos convida a população Tangaraense para a I Conferência Intermunicipal de Comunicação tendo o seguinte tema: "Comunicação: meios para a construção de direitos e de cidadania na era digital".

O evento acontecerá dia 28 de outubro do corrente ano, com início as 19:00h no Centro Multiplo Uso. A Conferência terá como palestrante o jornalista Cassio Giovani Turra que abodará o tema: "A importância da Conferência e os trâmites para os delegados para a I Conferência Estadual da Comunicação".

As inscrições poderão ser realizadas até o dia 27 de outubro de 2009, na Secretaria de Turismo e Eventos ou no dia 28 de outubro no local do evento.

Colaborou Paola C. S. Slongo - Assessoria de Imprensa Prefeitura Municipal de Tangará, fones para contato (49) 3532 1522 - (49) 99928525 e alimentadora da AGECON naquele município.

Veja só...

Do Blog do Juca Kfouri

Se os Brasileirões, antes da fórmula dos pontos corridos, acabassem imediatamente antes dos mata-matas ou dos últimos triangulares/quadrangulares, os campeões seriam os seguintes:  

1971 – Corinthians

1972 – Palmeiras

1973 – Palmeiras

1974 – Grêmio

1975 – Inter

1976 – Inter

1977 – Atlético Mineiro

1978 – Inter

1979 – Inter

1980 – Atlético Mineiro

1981 – Vasco

1982 – Guarani

1983 – São Paulo

1984 – Fluminense

1985 – Sport

1986 – Guarani

1987 – Atlético Mineiro

1988 – Vasco

1989 – Vasco

1990 – Grêmio

1991 – São Paulo

1992 – Botafogo

1993 – Palmeiras

1994 – Guarani

1995 – Santos

1996 – Cruzeiro

1997 – Vasco

1998 – Corinthians

1999 – Corinthians

2000 – Cruzeiro

2001 – São Caetano

2002 – São Paulo

Inter e Vasco teriam vencido quatro vezes.

Corinthians, Palmeiras, São Paulo, Galo e Guarani três vezes.

Grêmio e Cruzeiro duas.

E Sport, Fluminense, Botafogo, Santos e São Caetano uma vez cada.

Chama atenção o tri do Guarani e a ausência de títulos do Flamengo.

O levantamento foi feito pelo ombusdman informal deste blog, Conrado Giacomini. 

Note, ainda, que em apenas 12 edições o campeão de fato coincidiu com quem chegou na frente na fase de classificação.

Carlos Barbosa vence Florianópolis e está na final

O Carlos Barbosa (RS) é o segundo finalista da Liga Futsal 2009, principal competição do salonismo nacional. Após empatar (2 a 2) com o Florianópolis Futsal (SC) em Brusque e, vence-lo em Carlos Barbosa (Centro Municipal de Eventos) nesta terça-feira (27/10), por 1 a 0, o clube gaúcho garantiu presença na final e agora irá decidir o título contra a Malwee Futsal (SC), que eliminou a Zaeli/Penalty/Umuarama, do Paraná. Assim como a Malwee, a ACBF busca o tetracampeonato da Liga.

O jogo foi equilibrado, principalmente na primeira etapa, quando ambos os times priorizaram a marcação e se lançaram pouco ao ataque. Empurrado pela torcida, o Carlos Barbosa contra-atacava com mais regularidade e se aproximava do primeiro gol.

Após perder a bola no ataque e reclamar de falta inexistente, a equipe visitante não se recompôs a tempo e sofreu o gol. Rodrigo, aos 18min04, recebeu passe preciso do ala Tostão e, com extrema categoria, concluiu de primeira para abrir o marcador – 1 a 0.

Atrás no placar, o Florianópolis adotou uma postura mais ofensiva após o intervalo e foi para o tudo ou nada no Centro Municipal de Eventos. Com o goleiro artilheiro Djony ainda mais adiantado, o time catarinense cresceu na partida e ficou muito próximo do empate.

Experiente, a agremiação laranja se fechava com eficiência na defesa e trocava passes em velocidade na quadra ofensiva. Do outro lado, o adversário insistia com o goleiro Djony, que encontrava dificuldades para armar e concluir a gol.

Impreciso nas finalizações, o representante catarinense pressionou o Carlos Barbosa até os segundos finais, o que de nada adiantou. Fim de jogo, vitória da equipe gaúcha pelo placar mínimo de 1 a 0. O primeiro jogo da decisão entre ACBF e Malwee Futsal será disputado nesta sexta-feira (30/10), às 19 horas, em Carlos Barbosa.

Autor do gol da classificação, o fixo Rodrigo comemorou a vitória. “Entramos em quadra sabendo da qualidade do goleiro linha adversário, mas durante a semana trabalhamos muito e conseguimos neutralizar a melhor jogada deles. Nosso técnico nos orientou da melhor maneira e assimilamos tudo com eficiência. Estou feliz pelo gol, mas muito mais pela classificação. Agora vamos comemorar e depois treinarmos muito, pois o título será decidido entre duas equipes de muita tradição”, analisou o camisa 2 da ACBF.