segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Cesumar encerra primeira fase com vitória diante do UTC

Caçador (SC) - Em partida que serviu para cumprir tabela, Cesumar/Maringá/Seleto e UTC/CALU/Uberlândia se enfrentaram na noite desta quinta-feira (20/11), no ginásio do Sesi, em Caçador, interior catarinense. Sem ter mais chances de classificação as duas equipes fizeram uma partida aberta.

Melhor para o Cesumar que bateu a equipe de Uberlândia pelo placar de 5 a 2, deixando a disputa da Liga Futsal Feminina, na qual esteve na chave A, com três pontos ganhos. A jovem equipe do UTC acabou saindo sem pontuar, mas tendo agradado muitos técnicos adversários por seu vidente potencial.

Na primeira etapa o Maringá jogou melhor e saiu buscando o ataque. O time encontrou uma defesa bem postada, por parte do UTC, que jogava com afinco, diminuindo os espaços nas investidas do clube paranaense. Mas a pressão era grande e o gol das maringaenses acabou saindo, por meio de Carina.

No segundo tempo as mineiras voltaram melhor e logo empataram o jogo, com tento anotado por Nayara. O Maringá por pouco não marcou seu segundo gol, em finalização de Nani, que passou raspando a trave adversária. A mesma Nani, em cobrança de falta, levou perigo a meta mineira.

Jogando com Adrieli como goleira-linha, o Cesumar continuou jogando no ataque e perdeu algumas oportunidades para marcar o segundo. Até que a defesa mineira acabou falhando e a bola sobrou com a capitã Nani que, com muita categoria, tocou de leve, tirando as chances de defesa da goleira Camilla.

Na seqüência a equipe paranaense se soltou e chegou a mais dois gols, anotados por Camila e Nani. Mantendo-se com a goleira-linha em quadra, o Maringá continuou pressionando e, antes do final ainda marcou mais um tento, em mais uma finalização de Camila. O UTC também marcou mais um, com Grampola, mas sem mais tempo para reação.

Seleção Brasileira Sub-20 chega a Fortaleza e já treina para o Sul-Americano

Fortaleza (CE) - Os convocados da Seleção Brasileira Sub-20 chegaram na noite desta segunda-feira (24/11) a Fortaleza, onde passarão dez dias em preparação para o 3º Campeonato Sul-Americano Sub-20, que será realizado em Tunja, na Colômbia, de 7 a 14 de dezembro. Dos 15 convocados, apenas cinco ainda não chegaram, pois tiveram seus vôos cancelados, em conseqüência das fortes chuvas que assolam o estado de Santa Catarina. A previsão é que todos já estejam na capital cearense no início da tarde desta terça-feira.

Os atletas estão concentrados no Centro de Treinamento Aécio de Borba Vasconcelos, localizado no município de Caucaia, região metropolitana de Fortaleza (CE). No primeiro dia de trabalho, passaram por teste físico com o fisiologista e preparador físico Guilherme Rodrigues, que em uma primeira avaliação pôde reparar a homogeneidade de todo o grupo. "Todos praticamente possuem a mesma idade, o que ajuda bastante, e estão em alta temporada, disputando fases finais de campeonatos em seus clubes. Os resultados foram satisfatórios e agora utilizaremos para fazer um melhor trabalho", explica.

O teste consistiu na avaliação aeróbica dos atletas. A partir do que foi recolhido pelos profissionais da comissão técnica, é possível ter informações da condição de todos os jogadores. "Caso necessário faremos um trabalho especifico com algum jogador para que ele tenha um bom desenvolvimento. Como o tempo de preparação é pequeno, nossa prioridade é trabalhar o grupo por completo. Todos estão em boa condição e níveis de trabalho parecidos", explica o fisiologista.

Após o teste, jogadores fizeram recreação na piscina e seguiram para o almoço. A programação da tarde inclui mais testes físicos e um pequeno trabalho com bola, comandado pelo treinador Marcos Sorato, o Pipoca.

Secretário Gilmar Knaesel em conjunto com Fesporte e CCO cancelam JASC

O secretário de Estado do Turismo, Cultura e Esportes, Gilmar Knaesel, em nome do Governador do Estado e em conjunto com diretores da Fesporte, da Comissão Central Organizadora dos Jogos Abertos e prefeitos das cidades-sedes da competição, Pomerode, Indaial, Timbó e Rio dos Cedros, decidiu, no início da noite deste domingo, pelo cancelamento da 48ª edição dos JASC.O estado de calamidade pública na região do Vale do Itajaí, inclusive nas quatro cidades que realizavam o evento, forçou a decisão do cancelamento.Várias estradas estão interrompidas, houve alagamentos em ginásios e locais de competição e com o agravamento da situação, o secretário Gilmar Knaesel e demais pessoas envolvidas na organização dos jogos acharam mais prudente pelo encerramento das disputas.

Como não haverá mais tempo hábil para marcar uma nova data, os jogos de 2008 estão definitivamente cancelados. Em quase 50 anos de JASC, somente uma vez a competição não foi realizada, foi no ano de 1983, em função das enchentes que aconteceram naquele ano em várias cidades do Estado.

"É lamentável, ficamos muito triste em ter que tomar a decisão, mas a situação das cidades é crítica, houve um agravamento do quadro com novas quedas de barreiras e por isso tivemos que tomar a decisão", anunciou o secretário Knaesel.

Ele também enalteceu a solidariedade aos desabrigados que estão passando pelas dificuldades com a enxurrada, lamentando as 18 mortes já registradas em função das chuvas torrenciais que atingem todo o Estado.A diretora de esporte da Fesporte e coordenadora geral dos JASC, Lilian de Fátima Pinto, informou que os resultados obtidos nos dois primeiros dias da competição, especificamente na natação e judô, que originaram medalhas e recordes, serão mantidos. Contudo, como nenhuma modalidade foi encerrada, não será considerado o campeão geral.

O presidente da CCO dos JASC, Arlindo Ewald, emocionado e consternado, chorou ao tomar a decisão. Pediu que as delegações que estão alojadas nas cidades tenham calma no retorno para casa, devido aos problemas de queda de barreiras na maioria das estradas da região. A reunião para a tomada da decisão foi feita a luz de vela, devido à falta de energia e durou mais de cinco horas.