domingo, 22 de agosto de 2010

Itajaí leva o primeiro troféu dos Joguinhos

As campeãs do tênis feminino mostraram muita superioridade

Não foi difícil para Itajaí conquistar o primeiro troféu dos Joguinhos, na modalidade de tênis feminino. As disputas aconteceram nas quadras da Sociedade Recreativa Mampituba.


A equipe campeã venceu todos os confrontos por 2 a 0. O primeiro deles foi por WO na partida contra Florianópolis, no sábado pela manhã e depois contra Brusque na sábado a à tarde. No jogo decisivo, disputado contra Blumenau na manhã deste domingo, Jordana Figueira derrotou Raíssa Costa por 6/1, 6/2, e Rafaella Mnoiiller passou com duplo 6/0 por Marina Heinzen. O segundo lugar ficou com Criciúma que no confronto final derrotou Brusque por 2 a 0: Liz Geullere fez duplo 6/0 em Mariana Sampaio, e Marina Schneider duplo 6/1 em Tayná Deichmann.


Este troféu não contará pontos para a classificação geral dos Joguinhos porque o tênis feminino foi disputado por cinco equipes, uma a menos do que exige o regulamento.


Rafaella, 17 anos, era a jogadora de maior nível entre as inscritas por Itajaí para os Joguinhos. Paranaense de Londrina, evangélica da Igreja Luz da Vida de Balneário Camboriú, e em Itajaí desde 2004, ela não fará parte da equipe que vai disputar os Jogos Abertos em Brusque. “Estou bem preparada, treino muito porque não dou bola para festas e tenho todo o apoio familiar, mas no período dos Jogos Abertos estarei no Chile por três semanas disputando torneios ITF”, revelou.


A notícia, confirmada pela própria Rafaella, logo após o final da competição em Criciúma, pegou de surpresa os dois técnicos do Itamirim Clube de Campo, Clóvis Bueno e o China. E mais ainda o superintendente da Fundação Municipal de Esportes, Álvaro Provesi, com planos para uma boa classificação do seu município nos Jasc deste ano. “Com um pouco de sorte podemos chegar até em terceiro lugar. Só que essa notícia da ausência da Rafaella pode nos atrapalhar um pouco”, lamentou o dirigente.


A equipe, para defender o título conquistado ano passado em Chapecó, já estava composta. Em 2009, Jordana Figueira ajudou na vitória de Itajaí junto com Stefania Hadad, a partir de agora a substituta de Rafaella Mnoiiller. Além delas, Itajaí contará com Jordana Perez e Maitê Machado.

Mário Medaglia

Assessoria de Comunicação da Fesporte

Primeiro dia do atletismo distribui 15 medalhas

Após duas etapas Timbó e Joinville lideram a competição

A competição de atletismo da 23ª edição dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina iniciou na manhã deste domingo (22/8) na Pista e Campo Atlético da Unesc, em Criciúma, e já distribuiu 15 medalhas. Após o encerramento das duas primeiras etapas, a equipe de Timbó lidera o naipe masculino com 47 pontos, seguido de Criciúma com 43 e Itajaí com 42 pontos. No feminino, Joinville com 108 pontos é o primeiro, seguido de Criciúma com 107 e Itajaí com 53 pontos.

No período da manhã, as atenções foram voltadas para o fundista Rodrigo Brey, de Canoinhas, que superou 19 concorrentes, cravou 16min09seg88 e conquistou a medalha de ouro nos 5 mil metros rasos. O timboense Jean Pedro Rominhuk, destaque da segunda etapa, ficou com o segundo lugar e Cleberson Jean de Arruda, de Joinville foi o terceiro.
Com apenas cinco atletas, o técnico Dimas Antonio Chagas, de Canoinhas vibrou bastante com o desempenho de seus fundistas, Rodrigo, o medalha de ouro e Cosme Julio de Lima, que terminou na quinta posição. Ele contou que o esforço de Rodrigo tinha que ser recompensado. Descoberto nos Jogos Escolares Municipais, quando ainda aluno era aluno da professora Regina (hoje integradora da Fesporte), já foi campeão da Olesc, em 2008, e atualmente treina com o professor Giovani Cristo Bade que o trouxe para a Fundação. Ele concentra seus treinamentos nos finais de semana, feriados e busca a melhor forma no início da noite, entre os cursos que freqüenta na EEB Almirante Barroso, no período vespertino, e na Escola Técnica Dama, no período noturno.

Já o timboense Jean Pedro Rominhuk, que já havia ganho uma prata no período da manhã, conquistou o ouro nos 5 mil metros da marcha atlética, realizada no período da tarde. A prova foi bastante desgastante, realizada com temperatura de 30 graus, e teve a desclassificação de cinco dos nove atletas que participaram da largada. Segundo o árbitro Hélio Moritz, a eliminação foi provocada por “ausência de bloqueio” (no momento de transposição da perna, a de trás tem que estar totalmente estendida) .

Jean, que tem como treinador Carlos César Morastoni, passou a competir nesta prova este ano, já que até o ano passado era fundista. Mesmo com pouco tempo já foi vice- campeão da Copa Brasil de Marcha Atlética, realizado em fevereiro, em Timbó, e chegou na 11ª posição no Sul-americano em Cochabamba, na Bolívia.

Graças ao atletismo, Jean ganhou bolsa integral de estudos, cursa Educação Física e faz parte da equipe de atletismo da Uniasselvi, de Blumenau, bicampeã masculina e tricampeão feminina dos Jogos Universitários de Santa Catarina.

Álvaro Roberge
Assessoria de Comunicação Fesporte

Seleção Brasileira derrota Argentina em Manaus

A Seleção Brasileira de Futsal estreou com pé direito em Manaus (AM). Neste domingo (22/8), na Arena Amadeu Teixeira, os brasileiros derrotaram os arge ntinos por 6 a 1 no primeiro confronto do Desafio Internacional Brasil e Argentina.

Na próxima terça-feira (24/8), as duas seleções se enfrentam pela segunda vez no ginásio Newton de Faria, em Anápolis (GO), às 19 horas, com transmissão ao vivo do SporTV.

No início do jogo, a Argentina entrou com uma postura mais ofensiva no início da partida e chegou a assustar o goleiro Tiago. Porém, com o decorrer do tempo, o Brasil conseguiu envolver a seleção portenha e passou a ameaçar Santiago Elias, arqueiro albiceleste.

Aos 8min08, o pivô Lenísio recebeu passe do ala Murilo e, depois de ser bloqueado, limpou dois adversários para chutar com força e abrir o placar para a Seleção Brasileira. Depois de sofrer o primeiro gol, os argentinos tiveram que sair mais para o jogo, e os brasileiros aproveitaram para forçar em busca do segundo gol.

Aos 11min29, o ala Dieguinho entrou livre na área e, mesmo sem ângulo, chutou para ampliar a vantagem brasileira. Apenas 50 segundos depois, a bola foi rolada para o fixo Neto, que emendou de primeira e marcou o terceiro gol brasileiro.

Sem reação, a Argentina contou com a sorte para diminuir o placar. Aos 19min37, o fixo Pablo Belsito arriscou e, após desvio, a bola enganou o goleiro Tiago, que não evitou o primeiro tento argentino. No lance seguinte, porém, o Brasil ampliou novamente o placar, com um gol do ala Valdin, que fechou o placar parcial em 4 a 1.

Na segunda etapa, os argentinos encaixaram melhor a marcação sobre o Brasil. Mesmo assim, os brasileiros conseguiam criar jogadas de perigo, principalmente em chutes de longa distância. A dificuldade, no entanto, era vencer o goleiro Elias, que fez boas defesas e segurou o placar.

Aos 31min49, o arqueiro argentino se esforçou, mas não conseguiu evitar o quinto gol brasileiro, que começou em um contra-ataque rápido da Seleção Brasileira. A bola chegou até Dieguinho, que, percebendo Elias adiantado, chutou, mas o goleiro conseguiu espalmar a bola para o lado. O ala Valdin, mesmo saindo atrás de um defensor portenho, conseguiu dar um toque e ampliar a vantagem. Atuando de forma tranqüila, o Brasil voltou a ampliar o marcador no fim do jogo, aos 39min40, em cobrança de pênalti convertida pelo ala Thiaguinho.

Atletismo terá participação recorde em Criciúma

Modalidade inicia na manhã deste domingo na pista da Unesc

Na avaliação dos técnicos e dirigentes da Federação Catarinense de Atletismo a competição dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina, que terá a participação de 530 atletas de 51 municípios, será a maior na história do evento. Esta constatação foi comemorada pelo presidente da FCAT, Valmor Batistotti, na abertura do congresso técnico, realizado neste sábado (21/8) na Aprofucri, em Criciúma.


Segundo o presidente, o aumento de participantes na competição fortalece o pedido da “comunidade do atletismo” de realizar as provas em seis etapas, e não em cinco, como vinha ocorrendo. Ele também agradeceu ao presidente da Fesporte, Pedro Lopes, pela valorização que tem dado em sua administração aos que se dedicam ao esporte de base.


Após a abertura do congresso, foi confirmado pelo coordenador técnico da FCAT, Ideraldo Opa, a realização da competição em seis etapas (três dias). E também foram estabelecidas as marcas iniciais dos saltos, além de outras discussões técnicas. A idade limite dos Joguinhos agora é de 19 anos, e por isso os recordes até aqui estabelecidos não serão considerados. E a partir de agora as novas marcas conquistadas em Criciúma vão servir de base para as futuras edições.


As provas começam às 9 horas na Pista e Campo Atlético da Unesc. Para os dirigentes do atletismo, com a alteração da idade limite, Joinville, Itajaí, Blumenau, Concórdia e Criciúma são os municípios com trabalho mais forte nesta faixa etária, e devem figurar entre os primeiras classificadas.


Individualmente dois atletas são unanimidade para brilhar na competição. Felipe Lorenzon, 17 anos, de Rio do Sul, no lançamento de disco e martelo, e Roberta Tesch, de Brusque, 19 anos, no heptatlo e 100 metros livre.


Felipe faz preparação no Centro de Treinamento da CBAt, em Uberlândia MG, tem a melhor marca do ranking brasileiro e sul-americano, mantém o recorde da Olesc no lançamento do martelo e disco, e em 2007 foi eleito pelo COB, na Olimpíada Escolar Brasileira, em Poços de Caldas, como o melhor atleta do Brasil, entre todas as modalidades da competição.


Roberta treina na Associação Bolsa Mercantil, de São Paulo. No heptatlo ganhou todas as categorias de base, detém o recorde dos Joguinhos, e é campeã brasileira, e embora tenha 19 anos, é a atual campeã dos Jogos Abertos.

Álvaro Roberge

Assessoria de Comunicação Fesporte