terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Futsal catarinense. Novo capítulo na Primeira Divisão

Uma nova polêmica ronda o Campeonato de Futsal da Primeira Divisão. O estopim foi a divulgação por parte da Federação Catarinense da tabela da 3ª fase com jogos a partir de hoje. É que o Inter/Futsal/Uniplac não está incluído entre os times classificados. A direção do Colorado assegura que vai entrar com mandado de garantia questionando os muitos WOs (ausência de uma das equipes). Isto pode resultar em uma segunda paralisação.

Os jogos da Primeira Divisão estavam suspensos desde o final de setembro, depois que a Marka/Bastos/Pinheiro entrou como mandado de garantia junto ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva da Confederação Brasileira de Futebol de Salão (STJDCBFS), pedindo manutenção do WO. No pedido, a Marka já desclassificada questionou o WO recebido pelo Moitas de Ituporanga em 7 de setembro, em Lages, que havia sido anulado pelo presidente da Federação Catarinense, João Carlos de Sousa. Em instância superior, a Marka­ teve o pedido deferido e foi reintegrada à competição, pegando a vaga que seria do Inter.


Na sexta-feira (4) o presidente do STJDCBFS, Carlos Tolstoi, enviou um e-mail para a Federação Catarinense dando conta que a entidade superior comprovou a remontagem do Tribunal de Justiça (que não funcionava desde 2008) e por liminar autorizou a continuidade da competição. Com base nesta liminar, a Federação divulgou a tabela.

O presidente do Tribunal de Justiça Desportiva de Santa Catarina, Alexandre Monguilhot, explicou que o tribunal não faz tabela, apenas define processos cujos resultados podem refletir na organização da competição. Comentou que o Tribunal de Justiça analisa as matérias que forem de sua competência e que o restante passa pela apreciação da comissão disciplinar. “Esta semana começo a despachar. Sei que são números significativos. Até o final do ano todos serão julgados”, adianta Monguilhot destacando que muitos devem estar prescritos.

Ele lembrou ainda que não tem conhecimento do processo que envolve a Marka e Moitas, mas garantiu que a divulgação da tabela atende a determinação do STJD e que somente a ausência do tribunal era o que impedia a competição de ser realizada. Salientou que nem tudo que consta no regulamento da competição pode ser seguido à risca. “Em caso de WO, uma justificativa plausível pode atenuar a pena, por exemplo, tem de ser analisada pelo tribunal sempre”, alerta o presidente. “Quem se sentir prejudicado pode requerer seus direitos ao tribunal”. Se o Inter impetrar o mandado de garantia a medida não assegura a paralisação da competição. “Ele (presidente do tribunal) terá que dar um despacho. Pode por meio de liminar suspender a competição ou não. Ou pode ainda pedir mais informações para o presidente da federação, João Carlos de Sousa” explica o presidente do STJD, Carlos Tolstoi, observando que o Inter ou qualquer time pode questionar o tribunal sobre a justificativa do Moitas quando houve o WO. “Tudo que for fato novo tem que ser julgado. Se o clube não ficar contente cabe recurso para cá (Fortaleza)”, conclui. De qualquer forma os jogos programados para hoje estão valendo. Às 20h15min, a Marka recebe Rio do Sul, no Ivo Silveira e na quinta-feira (10) espera o Moitas de Ituporanga. A Marka volta a jogar em casa dia 18 quando fecha a fase diante do Chapecoense.

Entenda o caso

O WO do Moitas de Ituporanga ocorreu no dia 7 de setembro, no ginásio Ivo Silveira, em Lages. O Moitas não entrou em quadra alegando falta de segurança. O policiamento foi reforçado, mas a equipe se recusou a jogar. O delegado do jogo, Fabrício da Purificação, diante da recusa caracterizou o WO. O presidente da Federação Catarinense João Carlos de Sousa sustou o WO e puniu a Marka/Bastos/Pinheiro com perda de mando de quadra, sem submeter o caso ao Tribunal de Justiça Desportiva Catarinense. Ele marcou uma nova partida em Santa Cecília que apontou 4 a 4, com o empate a Marka foi desclassificada. Inconformada com os atos do presidente, a Marka entrou com mandado de garantia no STJDCBFS em Fortaleza. A Marka foi reintegrada à competição deixando o Inter de fora. O STJD tomou conhecimento da falta de tribunal na federação e por conta disso suspendeu a competição até que ele fosse restaurado. Só sexta-feira (4) a entidade teve o aval do superior e pôde retomar os jogos.

Fonte:Correio Lageano

Primeira Divisão reinicia hoje

A Federação Catarinense de Futebol de Salão divulgou a tabela e as chaves da terceira fase da Primeira Divisão.

Na chave A ficaram: Moitas, Marka Bastos, Rio do Sul e Chapecoense. O grupo B será composto por: Ibirama, Videira, Capivari e Seara.

Na primeira rodada, que será na terça-feira, 8.o Moitas joga em casa contra a Chapecoense, ás 20h15. No mesmo horário, Rio do Sul vai a Lages enfrentar o Marka Bastos.


A ADV vai a Ibirama enfrentar a quipe da casa , ás 20h15,no João Moretti.

A segunda rodada, como todos os jogos você encontra
aqui.

Bola Oficial do Catarinão 2010

A Federação Catarinense de Futebol divulga a bola oficial dos campeonatos de futebol para o ano de 2010.

Dentro dos principais atributos destacam-se:

- A primeira bola do mundo com 8 gomos - Isso significa menos junções dos gomos, tornando a bola menos resistente ao ar, ou seja, mais elástica;

- Tecnologia Termotec - 0% de absorção de água, mantendo a parte interna da bola completamente seca, conservando o mesmo peso sob a chuva intensa;

- Contém um composto, na superfície, extremamente elástico, tornando a bola muito mais macia, consequentemente, menos contundente;

- A BOLA 8 RACE teve um desempenho excepcional, obtendo resultados inéditos na FIFA, nos mais variados testes tais como absorção de água, forma e tamanho, quique, circunferência e elasticidade, abrasão, perda de pressão, conquistando, dessa forma, o SELO FIFA APPROVED. Esse selo avaliza a bola para ser usada e qualquer competição INTERNACIONAL / INTERCONTINENTAL chancelada pela FIFA como, por exemplo, as Olimpíadas.

Assessoria de Imprensa/FCF