domingo, 8 de agosto de 2010

Comemoração do Cinqüentenário dos Jasc tem homenagem especial

Primeira edição do evento em 1960 iniciou no dia 7 de agosto

A Comissão Central Organizadora do Cinqüentenário dos Jogos Abertos de Santa Catarina realizou, na manhã do último sábado, dia 7 de agosto, uma homenagem a colaboradores e autoridades pela data que marcava o início da primeira edição do evento, há 50 anos, na cidade de Brusque. E na tribuna de honra da Arena Antonio Neco Heil, um banner enorme era inaugurado para reverenciar a memória do criador dos jogos, Arthur Schlosser.

Na imagem visualizada de qualquer ponto da arena, a frase: “Arthur Schlosser, pai dos Jogos Abertos de Santa Catarina. Desde 1960 a chama continua acesa”.

Essa é uma das muitas comemorações e homenagens que serão feitas ao longo dos próximos dias e durante a 50ª edição dos Jogos, programados para a cidade de Brusque de 9 a 18 de setembro.

No sábado, estiveram presentes na Arena, autoridades como o secretário de estado do Turismo, Cultura e Esporte, Valdir Walendowsky; o presidente da Fesporte, Pedro de Oliveira Lopes, o prefeito de Brusque, Paulo Eccel, representantes da SDR de Brusque, ex-atletas e colaboradores de Arthur Schlösser, além da filha do homenageado, Elisa Schlosser Niebhur.

Em seu discurso, Rubens Facchini, lembrou das transcrições de uma das primeiras atas relatadas por outro colaborador, Cyro Gevaerd, sobre a criação do evento. “Citava ele as preocupações com a vinda das delegações que participariam do evento em 1960, lembrando que as estradas eram ruins e os acessos complicados para chegar à cidade”.

Facchini é um dos principais responsáveis pela memória viva do amigo Schlösser, além de mantenedor de boa parte dos objetos, fotos e arquivos da primeira edição. No final do discurso suas lágrimas ficaram evidentes.

Em nome do Governo do Estado, o secretário Valdir Walendowsky lembrou da importância de manter esse legado sempre na memória de todos e disse que o papel do Governo é dar estrutura e recursos para que todos os eventos esportivos do calendário sejam mantidos e melhorados. Já o presidente da Fesporte, Pedro Lopes, lembrou da responsabilidade que todos nós temos manter a “chama dos Jasc sempre acesa” em planejar e buscar recursos e ainda começar a trabalhar para comemoração o centenário dos JASC. Por último, o prefeito de Brusque Paulo Eccel lembrou que a comemoração dos 50 anos dos jogos será um divisor de águas e que reverenciando o passado e preservando a memória estaremos trabalhando no rumo certo para o futuro.

Além das homenagens ao idealizador Arthur Schlosser autoridades e outros colaboradores ou seus representantes foram presenteados com uma réplica do cartaz da primeira edição dos Jasc. Entre eles presenteados estiveram Orlando Müller, o Pipoca, dona Ruth Mosimann Hoffmann, ex-jogadora de vôlei campeã da primeira edição dos Jasc, Rubens Facchini, e representantes de outros

colaboradores como Paulo e Cícero Barbiere, representando o pai, Nagib Barbieri, que confeccionou o cartaz da primeira edição dos Jogos Abertos de Santa Catarina.

Cláudia Sanz

Fesporte