quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Ced aprova redução de idade da Olesc, Joguinhos e Jasc

As alterações, propostas pela Fesporte, atende pedidos de dirigentes esportivos

      Em reunião realizada nesta quarta-feira,17, na sede da  Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte), em Florianópolis, os integrantes do Conselho Estadual de Esporte (Ced) de Santa Catarina aprovaram a redução de idade dos eventos de rendimento da Fesporte. Para Olimpíada Estudantil Catarinense (Olesc) a faixa etária será de 13 a 16 anos. Antes a data limite era até 17 a partir dos 14.
       Para os Joguinhos Abertos de Santa Catarina serão admitidos atletas de 15 a 18. Até este ano os participantes teriam que ter entre 14 a 19 anos. Outro evento que teve a redução da idade foi os Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc). Agora para participar da maior competição do esporte amador do estado o atleta terá que ter a idade mínima de 15 anos. Antes teria que ter 16.
       As reduções das idades nos eventos esportivos de rendimento, segundo Osvaldo Junklaus, técnico da Gerência  de Esportes de Rendimento da Fesporte, contempla  o desejo da maioria dos dirigentes esportivos de Santa Catarina. Em reuniões realizadas entre técnicos da Fesporte e representantes de municípios  durante os regionais da Olesc em setembro houve o pedido para a diminuição da faixa etária dos participantes.
       “Algumas modalidades específicas nos nossos eventos terão idades diferenciadas. É o caso futebol, atletismo, ginástica artística, rítmica, natação, futebol, judô, tênis e xadrez”, enfatiza Junklaus. A faixa etária de cada uma, segundo ele, será definida após reuniões com as federações esportivas.

Antonio Prado
Fesporte – Assessoria de Comunicação

Projeto social e esportivo busca ajudar meninas carentes em Camboriú

Equipe da EBM Ivone Teresinha Garcia disputa Moleque em busca de mais um título

Há dez anos um grupo de pessoas se reuniu para criar a Associação Camboriú de Futebol Feminino baseado num projeto social que visava resgatar meninas com potencial esportivo e que estivessem vivendo em áreas de risco nos bairros mais pobres do município localizado próximo a Balneário Camboriú, no litoral, e que tem cerca de 50 mil habitantes. Nesta semana, o time está na cidade de Rio Negrinho, onde acontece a etapa Estadual do Campeonato Catarinense Escolar de Futebol, o Moleque Bom de Bola que segue até o próximo domingo (21), quando serão conhecidos os campeões da 19ª edição.

Através de um convênio com a escola EBM Ivone Teresinha Garcia, a associação seleciona atletas, faz testes, e matricula as meninas interessadas, para que elas estudem e possam ainda, praticar um esporte, no caso o futebol. Hoje a equipe tem um trabalho reconhecido e participa de competições esportivas no estado, como o Moleque, Jesc e Olesc.

Campeã em 2007, a equipe volta ao cenário de competições do Moleque 2010, com força e em busca de mais um título. O time treinado pelo técnico Rubens José Marçal segue invicto na disputa e é apontado por alguns, como um dos favoritos ao título do naipe feminino. Na rodada de abertura, dia 17, venceu a equipe da EBM Leoberto Leal de Blumenau por 3 a 0 e nesta quinta-feira, 18, venceu o time da EEB Vendelino Seidel de Iporã do Oeste por 3 a 1. 

“As meninas estudam na parte da manhã e precisam ter média acima de 7 para continuarem freqüentando o grupo de futebol. Elas almoçam na escola e à tarde treinam conosco no campo de futebol da Fundação Municipal de Esportes”, revela o técnico camburiense. 

Em 2007, quando o grupo se sagrou campeão do Moleque Bom de Bola, pelo menos duas das meninas foram levadas para testes na peneira do Santos (SP). “Nosso objetivo é dar um futuro para essas meninas”, conta Rubens, que ainda tem a ajuda do auxiliar técnico Anderson Cardoso e de Rosilda Aparecida dos Santos.

Além da escola, o time ainda conta com o apoio da Fundação Municipal de Esportes de Camboriú e os patrocínios de duas empresas que ajudam na compra dos materiais esportivos e uniformes.

Nesta quinta-feira, dia 18, nos jogos válidos pelo naipe feminino do Moleque Bom de Bola, a equipe da EBM Mª Ozório Zummer de Tangará venceu o time da EMEB Lucinda Pscheidt de Rio Negrinho por 3 a 0. Ainda a EEB Estanislau Schumann  de Bela Vista do Toldo venceu a equipe da EEF Bernardo Rohden de Salete por 2 a 0. No masculino, a EEB Anunciata Sperandio de Peritiba goleou o grupo da EEB Prof. Aurora Jablonski por 8 a 0. Também o CNEC Marcos Olsen de Caçador venceu o time da Cemma de Mafra por 1 a 0 e o CE Recriarte de Camboriú venceu o time do EEB Bom Pastor por 2 a 1. Nesta sexta-feira, 19, serão definidas as equipes semifinalistas da disputa. No sábado, 20, acontecem os cruzamentos que apontarão as equipes finalistas e no domingo pela manhã a decisão do título nos naipes masculino e feminino da edição 2010 do Moleque Bom de Bola.

Cláudia Sanz

De olho no título, Kindermann intensifica treinamentos

Visando o confronto decisivo contra a UnoChapecó/NTozzo/Female, válido pela Liga Futsal 2010, a comissão técnica do Kindermann/Uniarp/Unimed intensificou o ritmo de preparação do elenco. Mesmo com a vantagem de poder jogar pelo o empate para levantar a taça de campeão, o time de Caçador não quer saber de moleza nesta reta final do nacional.

''Temos trabalhado bastante a questão da marcação, procurando sempre surpreender nossos adversários nos contra-ataques. Aliás, essa pode ser uma das nossas armas para o confronto deste sábado, em Chapecó'', revelou Munir Ali, técnico do Kindermann, confiante no título.

Depois de realizar apenas um trabalho de recuperação física na terça-feira (16), um dia após a vitória de 3 a 2 na primeira partida da final, o elenco caçadorense já voltou a treinar normalmente. Sem perder tempo, Munir tem dado prioridade para a parte técnica/tática.

Para garantir o bicampeonato da Liga, a equipe do Kindermann precisará apenas de um empate no confronto deste sábado, 20 de novembro, na casa da UnoChapecó ginásio Plínio Arlindo de Nês. A partida está confirmada para as 20 horas, horário de Brasília.

Em caso de igualdade em número de pontos ao final do segundo duelo será realizada uma prorrogação de 10 minutos, em dois tempos de cinco minutos. Ao final da prorrogação, persistindo o empate do resultado, o campeão será definido por meio de cobranças de tiros livres da marca do pênalti.