segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Duelo de favoritas na primeira rodada do futsal feminino

Escola Paulo Schieffler de Caçador venceu seu principal adversário neste domingo

Num duelo considerado o mais forte do futsal feminino, já na primeira rodada dos Jogos Escolares de Santa Catarina, ( na faixa de 15 a 17 anos), a equipe da EEB Paulo Schieffler de Caçador venceu o time da EEB Dom João Becker de Brusque por 4 a 3. A partida realizada no Ginásio da Associação Atlética Metisa, em Timbó, neste domingo dia 14, reuniu as duas equipes que eram as mais favoritas ao título do quadrangular da modalidade e também a vaga para às Olimpíadas Escolares Brasileiras, em Goiânia.

O time caçadorense, que tem entre suas jogadoras três atletas da seleção brasileira sub-17, dominou partida e liderou boa parte do jogo. Já as brusquense foram muito bem marcadas e tiveram dificuldades nas finalizações, só conseguindo marcar seus gols no segundo tempo. Andressa fez o primeiro gol do time de Caçador e Djenifer os outros três. Já pela escola D. João Becker, os gols saíram dos pés de Caroline (2) e Fernanda.

Nos demais resultados da primeira rodada do futsal, a EEB São Miguel goleou o time de EEB Lindo Sardagna de Dona Emma por 7 a 0. No naipe masculino, EEB Soror Angélica de São Lourenço do Oeste foi derrotado pelo time do Colégio Evangélico de Jaraguá do Sul por 4 a 1. Ainda o EEB São João Batista de La Salle de Concórida venceu o grupo da EEB Dom Joaquim de Braço do Norte por 9 a 3.

Nas outras modalidades iniciadas no domingo (14), outro favorito, o time masculino de handebol da EEB Rodrigues Alves de Saudades venceu seu primeiro confronto contra a EEB José Bonifácio de Pomerode por 31 a 8. Ainda o Colégio de Aplicação da Univali de Itajaí, venceu o Colégio Aplicação de Caçador por 24 a 12. Já no feminino, a ausência da escola Machado de Assis de Joinville deu a vitória para o time da EEB Cedrense de São José do Cedro. Ainda o Colégio Energia de Criciúma venceu por 28 a 11 o time da EEB Irmã Anunciata Sperandio de Peritiba.

Apenas uma partida do vôlei teve três sets, foi a primeira, com vitória do Colégio Dom Bosco de Rio do Sul por 2 a 1, no masculino. Nos outros jogos, todas as partidas foram 2 a 0. Entre eles a partida entre a EEB Anísio de Freitas de Santo Amaro que venceu o time Instituto Federal de Educação de Concórdia, e ainda, no feminino, as vitórias da EEB Cardeal Arcoverde de São Carlos contra EEB Walter Probst da Aurora e o time de Nova Trento da EEB Francisco Mazzolla contra EEB Frei Evaristo de Iomerê.

No basquete, as equipes que saíram vitoriosas da primeira rodada foram o CE Ensino topo de Chapecó com 50 a 29 contra a equipe da  Instituto Mª Auxiliadora de Rio do Sul e ainda Col. Don Jaime Câmara de São José com 51 a 25 no Colégio Santos Anjos de Porto União, ambos no naipe feminino. Já no masculino, a vitória foi do time do Colégio Bom Jesus São José de São Bento do Sul que venceu a partida por 44 a 43 contra o EEB Marechal Bolmann de Chapecó. A última partida do basquete feminino foi um WO a favor do time CNEC Julio César Ribeiro de Concórdia, com o não comparecimento do Colégio Tendência de Florianópolis.

Os Jogos Escolares prosseguem nesta segunda-feira, com mais duas rodadas das modalidades de quadra, e ainda o início das disputas do atletismo, no Complexo Esportivo Municipal a partir das 9h e do judô no Ginásio da EEB Professor Júlio Scheidmantel a partir das 9h.


Cláudia Sanz

Títulos nos Jesc de 15 a 17 anos garante vaga para Olimpíadas Escolares

Competição encerra nesta segunda-feira em Timbó


Nas disputas realizadas na manhã desta segunda-feira, dia 15, na cidade de Timbó, foram conhecidos os primeiros campeões dos Jogos Escolares de Santa Catarina na faixa de 15 a 17 anos. No tênis de mesa e atletismo, as provas finalizadas já distribuíram as primeiras medalhas e os vencedores se classificaram automaticamente para as  Olimpíadas Escolares Brasileiras que acontecem na cidade de Goiânia em dezembro.

O primeiro e o segundo colocados do tênis de mesa se classificaram para o evento nacional. As disputas foram realizadas na Associação de Tênis de Mesa de Timbó com a presença de oito atletas no naipe feminino e cinco no masculino. Guilherme Santos da EEB Marcos Rovaris de Criciúma foi o campeão no masculino e ainda Rafael Mendes da EEB Prof. Adelina Régis de Videira terminou em segundo. Já no feminino, a campeã foi a atleta Tainá Silva da EEB Frederico Frendrich de São Bento do Sul e Débora Zuelow da EEB Emílio Baugarther de Blumenau fechou em segundo.

Também no atletismo, as provas realizadas pela manhã no Complexo Esportivo de Timbó já definiram seus campeões e classificados para a competição nacional. É o caso de Felipe Leal da EEB Paulo Zimmermann de Rio do Sul campeão do disco e um dos favoritos a medalha de ouro nas Olimpíada Escolares. Medalhista de ouro no ano passado em Maringá, ele segue como um dos principais nomes do atletismo nesta prova. Kainan Xavier Hack da EEB Annes Gualberto de Joinville, venceu os 400m rasos e Ramires Machado Lopes da EEB Sebastião Toledo dos Santos de Criciúma. Ramires já venceu as competições de salto triplo e salto em distância dos Joguinhos Abertos e da Olesc, além da prova realziada na manhã desta segunda, em Timbó.

No atletismo feminino, as atletas que foram campeãs e se classificaram são: Elizandra Tem Pass da EEB São Ludgero nos 400m rasos; Camila Aparecida Finardi do Colégio Faial de Itajaí no salto em distância; Joyce Maciel da EEB Nereu Ramos de Itajaí nos 3 mil metros; Anne Caroline da Silva do Colégio São José de Itajaí no arremesso do disco; Anne Cristina Zimmermann da Etevi de Blumenau nos 110m com barreira.

Também no xadrez, a atleta Anne Caroline da Silva do Instituto Estadual de Educação de Florianópolis venceu a disputa e se garantiu em Goiânia.

Cláudia Sanz

Cerimônia marca abertura oficial das competições dos Jogos Escolares em Timbó

Evento é classificatório para as Olimpíadas Escolares Brasileiras

Começou na tarde deste domingo, na cidade de Timbó, a etapa estadual dos Jogos Escolares de Santa Catarina de 15 a 17 anos. O evento é classificatório para as Olimpíadas Escolares Brasileiras que acontecem na cidade de Goiânia entre 3 e 12 de dezembro. A cerimônia de abertura foi realizada no Ginásio da Associação Müller e contou com a presença das delegações participantes das quatro regiões do Estado, além de autoridades. Ao todo o evento reúne cerca de 1.175 pessoas entre atletas, dirigentes e organização, representando 216 escolas de 84 municípios e 30 SDRs.

Lílian de Fátima Pinto, diretora de esporte da Fesporte foi a representante do presidente Pedro de Oliveira Lopes, também compareceream o gerente de base e inclusão, Ademar Silva, a gerente de educação da SDR de Timbó, Selma Bertoldi Prada, e a integradora de tecnologia, Sirce Elaine Pereira, além de Clóvis Nagel Gutz, presidente da FME de Timbó e a integradora da região Virgínia Donner.

Após a apresentação das autoridades, foram chamadas as equipes participantes do evento para o desfile, e em seguida a execução do Hino Nacional. A diretora Lílian Pinto fez uso da palavra e parabenizou os participantes lembrando da boa presença dos atletas que este ano chegou a cerca de 80 mil alunos, e ressaltou as dificuldades das equipes em participar do evento tendo que custear as próprias despesas. Mas anunciou que o presidente da Fesporte, Pedro Lopes, pretende pagar, a partir do próximo ano, as despesas de transporte e alimentação, tanto do evento escolar de 12 a 14 anos como já é feito hoje, assim como o de 15 a 17 anos.

Em nome da SDR falou a gerente de educação Selma Bertoldi Prado, que deu as boas-vindas a todos e disse que se sentia muito honrada em receber os atletas na região e que ficava satisfeita em ver a juventude praticando esporte e aprendendo lições de cidadania e respeito. Por fim, Clóvis Gutz, da FME declarou aberta a competição.

Antes do encerramento da solenidade foi feita uma apresentação de dança de rua com o grupo MCC de Timbó. Em seguida, iniciaram-se as competições. Os Jesc seguem até esta segunda-feira com disputas nas modalidades de quadra, basquete, futsal, handebol e vôlei além do atletismo, judô, xadrez e tênis de mesa, nos naipes masculino e feminino. Os campeões em cada um das modalidades estão classificados para as Olimpíadas Escolares em Goiânia.

Cláudia Sanz

SC é vice três pontos atrás de São Paulo

Pelo quarto ano consecutivo Santa Catarina é vice-campeã das Olimpíadas Universitárias. Desta vez a diferença para São Paulo, tetra-campeã, foi de apenas três pontos – 336 a 333 -. Em terceiro lugar ficou Pernambuco, com 249 pontos. A competição, disputada em Blumenau desde o dia 5, encerrou neste domingo à noite. Em 2011 as Olimpíadas Universitárias serão realizadas em Campinas-SP.

Apesar de não ser suficiente para superar São Paulo, o desempenho das equipes da Federação Catarinense do Desporto Universitário (FCDU) foi melhor do que na edição passada. Além das 56 medalhas, somadas as modalidades coletivas e individuais, treze a mais do que em 2009, houve um saldo bastante positivo também nas quadras.

Santa Catarina conquistou cinco dos sete títulos disputados, além de ter alcançado o acesso à divisão principal com o primeiro lugar do  basquete masculino da Unoesc. As outras equipes campeãs foram o basquete feminino da Uniasselvi, o futsal feminino da Unochapecó, o handebol feminino da Furb e o voleibol masculino da Unoesc.

O atletismo conseguiu quatro medalhas de ouro, oito de prata e sete de bronze, com o segundo lugar no masculino e o sexto no feminino.
No judô foram quatro de ouro, uma de prata e cinco de bronze, com a terceira colocação por equipe no feminino.
Na natação o saldo foi de nove medalhas de prata, cinco de bronze e o terceiro lugar nos dois naipes.
O xadrez teve uma medalha de bronze no individual feminino. Por equipe San ta Catarina foi terceiro no masculino e segundo no feminino.

Mário Medaglia –

Assessoria de Imprensa

Decisão no Sub 15


Nesta segunda feriado nacional os meninos do Tricolor fazem o primeiro jogo da final da categoria sub 15 diante do Ítalo Chapecó, o jogo acontece as 17:30 no estádio Municipal Dr. Carlos Alberto da Costa Neves, para este jogo o técnico Agnaldo não poderá contar com o lateral Jardel expulso na semi-final em Xanxerê.

A vitória em casa será um passo importante que daremos para conquistar esse titulo, por isso temos que vamos busca-la, palavras de Agnaldo.