sábado, 18 de dezembro de 2010

Atletas e universidades catarinenses premiadas em São Paulo

Depois de comemorar na tarde de quinta-feira a conquista do título da Olimpíada Universitária Brasileira de 2010 por decisão do Superior Tribunal de Justiça Universitário, a delegação catarinense participou à noite, em um clube paulista, da Cerimônia de Premiação ‘Melhores do Ano 2010’, promovida pela CBDU.

Durante o evento, que teve o jornalista Bruno Laurence como Mestre de Cerimônia, a CBDU premiou e homenageou os atletas destaques em 16 modalidades na temporada 2010 e, também, as equipes e comissões técnicas que representaram o Brasil nos torneios internacionais: Mundiais da FISU, Pan-Americano de Basquete e os Jogos Sul-Americanos Universitários.

Valéria Schmidt, atleta do Futsal da Unochapecó; Nivalter Santos, da Canoagem, e Valéria Kumizaki, do Karatê, receberam premiação dupla como destaques em suas modalidades e como medalhistas nos Mundiais Universitários 2010.

Moacir Zimmermann (Furb), da Marcha Atlética, e o tenista Walter Mori receberam, pelo segundo ano consecutivo, o Prêmio de Melhores do Ano da CBDU. Em 2009, eles também foram destaques em suas modalidades.

A CBDU também entregou o Troféu Eficiência às Instituições de Ensino Superior (IES) e às Federações Universitárias Estaduais (FUE´s) que obtiveram melhor desempenho na temporada 2010.

Entre as IES, a Faculdade Maurício de Nassau (FMN), de Pernambuco, garantiu o Troféu Eficiência 2010, com 445 pontos. UniSant’anna (SP), com 439 pontos, e Universidade Católica de Brasília (UCB), com 239 pontos, ficaram em segundo e terceiro lugar respectivamente. As catarinenses Unoesc e a Unisul ficaram entre as dez primeiras classificadas e também foram homenageadas.

Na disputa por FUE’s, melhor para São Paulo. A Federação Universitária Paulista de Esportes (FUPE) somou 663 pontos nas competições da CBDU e conquistou o Troféu Eficiência pelo segundo ano consecutivo.

As federações Catarinense do Desporto Universitário (FCDU), com 574 pontos, e Pernambucana de Esportes (FAPE), com 512 pontos, garantiram a segunda e terceira posição na classificação geral. Na solenidade de premiação não foi considerado o julgamento à tarde, no pleno do STJDU, que deu o título da Olimpíada Universitária Brasileira para Santa Catarina.

Os melhores do ano entre os atletas universitários catarinenses:

Atletismo
Moacir Zimermann
IES: FURB (Blumenau / SC)
Conquistas: 1º lugar na prova de Marcha Atlética das Olimpíadas Universitárias – JUBs 2010, estabelecendo novo recorde para a prova: 43min46seg33.

Futsal feminino
Valéria Schmidt
IES: Unochapecó (Chapecó / SC)
Conquistas: bicampeã mundial com a seleção feminina de Futsal e eleita melhor atleta da Mundial; campeã das Olimpíadas Universitárias – JUBs 2010

Handebol
Josiane Helmann
IES: FURB (Blumenau / SC)
Conquistas: tricampeã das Olimpíadas Universitárias – JUB’s 2010      

MÁRIO MEDAGLIA/POLLYANA PÁDUA

ASSESSORIAS DE IMPRENSA DA FCDU E CBDU

Estádios de futebol precisam corrigir problemas para garantir segurança aos torcedores

Conforme foi previsto em Termo de Cooperação Técnica firmado em 24 de novembro de 2010, o Centro de Apoio Operacional do Consumidor (CCO) do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) recebeu, no dia 16 de dezembro, os laudos elaborados pela Polícia Militar sobre as condições de segurança dos estádios de futebol catarinenses, com base em vistorias efetuadas a partir da parceria estabelecida. Os estádios do Avaí, Marcílio Dias e Criciúma foram aprovados com restrições, e os estádios do Figueirense, Chapecoense, Joinville, Metropolitano, Concórdia, Imbituba e Brusque não foram aprovados.
 
Além do laudo técnico de segurança elaborado pela Polícia Militar, também foram feitos laudos técnicos pelo Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária, e laudo de engenharia por profissional contratado pelos clubes. Os órgãos que apontaram irregularidades estão informando a todos os clubes os resultados e as medidas que devem ser adotadas para corrigir os problemas. "É importante destacar que as restrições apontadas e os motivos da não aprovação nos estádios devem ser sanadas até cinco dias antes do início da competição, sob pena de o clube não ter autorização pela Federação Catarinense de Futebol para o mando do jogo", alerta o Coordenador do CCO, Promotor de Justiça Rodrigo Cunha Amorim.
 
O Ministério Público vai realizar, no dia 11 de janeiro, reunião com todos os órgãos de fiscalização e com a Federação Catarinense de Futebol para que seja avaliado o efetivo cumprimento das medidas apontadas nos laudos, já que os clubes terão até o dia 10 de janeiro para corrigir os problemas. "A partir da reunião vamos deliberar sobre eventual medida preventiva a ser tomada para garantir a segurança aos torcedores", complementa Amorim.