terça-feira, 6 de outubro de 2009

Votação para escolha dos agraciados com o Troféu Gustavo Kuerten de Excelência no Esporte inicia hoje.


Segunda edição da premiação foi lançada em Florianópolis, com a presença do secretário Gilmar Knaesel


Foi lançado oficialmente nesta terça-feira (06), no Cambirela Hotel, em Florianópolis, a segunda edição do Troféu Gustavo Kuerten de Excelência no Esporte. A premiação visa homenagear os destaques esportivos catarinenses na temporada, e será entregue no dia 7 de dezembro, junto com a cerimônia da Comenda do Mérito Esportivo. O Troféu Gustavo Kuerten foi criado no ano passado pelo Governo do Estado e a Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte com apoio do Conselho Estadual de Esporte e da Fesporte.
A primeira parte da escolha é feita através do voto popular pela internet e começa a ser realizada a partir desta quarta-feira, dia 7 de outubro até 20 de novembro. Posteriormente, os três mais votados em cada uma das cinco categorias: melhor atleta; atleta-revelação; melhor entidade esportiva (incluindo federação, clube, academia ou escola); melhor técnico esportivo e melhor equipe, passarão pelo crivo do Conselho Estadual de Esporte, que então apontará os vencedores em cada uma delas. Para ter acesso a votação basta acessar os sites da secretaria: http://www.sol.sc.gov.br/ ou da Fesporte : www3.sol.sc.gov.br/fesporte.

Algumas federações esportivas também disponibilizarão o link da votação em seus sites oficiais, bem como o site do CED: http://www.ced.sc.gov.br/
No ano passado, quando o prêmio foi instituído, a escolha pela internet aceitava apenas uma votação por IP (endereço do computador na internet) no mesmo dia. Este ano, no entanto, o processo foi aprimorado sendo exigido o CPF do votante. Com isso, várias pessoas poderão fazer a votação numa mesma máquina.

O lançamento da segunda edição do Troféu Gustavo Kuerten foi feito durante a reunião ordinária do CED e contou com a presença do secretário Gilmar Knaesel, do presidente do conselho Pedro Lopes, do presidente da Fesporte, Carione Pavanello, do colunista esportivo Roberto Alves e do irmão do tenista Gustavo Kuerten, Rafael, além dos demais membros do conselho.
Segundo Gilmar Knaesel, o processo de votação foi aprimorado, e isso permitirá uma votação mais justa uma vez que só será permitida uma votação por CPF. O secretário também enfatizou que a premiação dos melhores de 2009 será numa grande festa do esporte catarinense, no final do ano, junto com a entrega Comenda do Mérito Desportivo. “É uma grande comemoração e uma forma de prestigiar tanto o nome do nosso maior ídolo do esporte, o tenista Gustavo Kuerten e o seu legado, bem como identificar os novos nomes do esporte catarinense”, enfatizou.
Rafael Kuerten, que comanda as ações do ex-tenista dentro e fora do Estado lembrou que no ano passado, o Troféu Gustavo Kuerten teve uma grande divulgação internacional, até maior que a repercussão no Brasil, e pediu o apoio e o engajamento de todos, inclusive da mídia, na divulgação da votação e da escolha dos agraciados.
Segundo o presidente do CED, já existem novas propostas de aperfeiçoamento para as próximas edições do prêmio. Lopes lembrou também que o Troféu é mais uma ação que visa valorizar o esporte catarinense. Valorização, que segundo o dirigente, passa por ações como o Troféu Gustavo Kuerten e ainda a criação, pelo Governo de Santa Catarina, do Fundesporte, que só no ano de 2008 disponibilizou 110 milhões de reais em investimentos esportivos.
Já o presidente da Fesporte, Cacá Pavanello, fortaleceu o discurso de Knaesel ao lembrar que o Governo de Santa Catarina, por meio da Fesporte, realiza anualmente mais de 250 eventos esportivos que beneficiam mais de 500 mil atletas. “Isso é algo fantástico que muita gente desconhece”, finalizou. Sentado ao lado do dirigente Rafael Kuerten lembrou: “os Joguinhos Abertos de Santa Catarina e as Olimpíadas Escolares (Olesc) que o Guga participou foram muito importante para a carreira dele. Por isso é importante valorizarmos a base”.
Fonte:Fesporte