quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Confira a Classificação da primeira divisão

Classificação e os jogos para hoje:

Na chave G, todos têm chance de classificação:

Chapecoense - 10
Moitas/Proaço - 6
Marka/Bastos/Pinheiro - 4
FMD Rio do Sul/UNIDAVI/BACK - 3

A chave H, a situação é a mesma, só que a disputa está mais equilibrada:

Ibirama Futsal/Pré Fabricar/Manoel Marchetti/CME Ibirama - 7
Capivari Futsal - 7
ADV/Unoesc/Sintricavi - 6
Futsal Seara/Longhi/Itá Seguros -
3

Próximos jogos:

Nesta quarta-feira (16), será realizada a segunda rodada do returno. Jogos importantes, onde algumas equipes já podem garantir a classificação.

Todos os jogos começam ás 20h15.

Federação divulga datas das finais da Primeira Divisão

A Federação Catarinense de Futebol de Salão (FCFS), ontem pela manhã, as datas dos jogos finais do Estadual da Primeira Divisão. De acordo com o conselho técnico da entidade, as partidas válidas pelas semi-finais serão realizados nos dias 21 e 23 de dezembro.

Já as finais, acontecem entre o Natal e o Ano Novo. O primeira confronto será no dia 27, ás 17h. O segundo está previamente marcado para o dia 29, ás 20h15. Se houver necessidade de um terceiro duelo, ele será realizado no dia 30, ás 20h15.

Fonte:Esporte Alto Vale e FCFS.

Futsal lageano Hélio Moritz, uma história de seis décadas

O título estadual de futsal adulto conquistado em 1974 pela equipe lageana Hélio Moritz está entre os principais da modalidade na Serra. O terceiro lugar na Taça Brasil levou à quadra atletas na condição de representantes catarinenses com talento suficiente para jogar com as melhores equipes do país. O grupo, que tinha o senador Raimundo Colombo como goleiro, sente saudades da época em que o futebol de salão era motivação das suas vidas.

Os irmãos José Glauco (Nego Zé), aposentado, e Luiz Antonio Ramos (Tucano), engenheiro mecânico, foram astros do Hélio Moritz. Tucano guarda até hoje recortes de jornais e a foto tradicional do futebol, onde ele, mais magro e com barba, vestiu com orgulho a camisa do clube lageano para representar o estado.

Após vencer o campeonato de 1973, no ano seguinte, o Hélio Moritz foi a Porto Alegre para jogar no ginásio do Gigantinho. O Moritz fez três jogos, contra Corinthians, de São Paulo, Cacique do Paraná e Vale do Rio Grande do Sul. “Nós éramos a única equipe amadora da competição, enfrentamos clubes bem mais preparados”, explica Luiz Antonio, lembrando que como os jogadores eram definidos pelo poder público municipal, como “oposição” tiveram dificuldades para treinar - na época o prefeito era Juarez Furtado. O Ginásio Ivo Silveira, único ginásio municipal – hoje são dois o Ivo e o Jones Minosso – só era disponibilizado para treinos uma vez por semana da meia noite até a 1 hora. Assim a preparação foi em quadras descobertas. Mesmo sem as condições ideais, fizeram boas partidas e trouxeram para o estado o terceiro lugar.

Na década de 70, quando o futebol era a febre nacional com o Tricampeonato da Seleção Brasileira, em Lages futebol de salão e de campo dominava as rodas de amigos. No campo, o Inter, que estava numa fase boa, pois tinha conquistado o título estadual de 1966. Na quadra, além do Hélio Moritz, outros eram destaques como o Diocesano, a PCC (empresa Celucat) e o Caça e Tiro. Aliás, foi entre Hélio e Caça uma das maiores rivalidades do futsal lageano, que hoje se transformou em união, já que as duas equipes estão juntas: O Caça e Tiro/Hélio Moritz disputou em 2009 duas competições estaduais: sub 13 e sub 15. E é o amor que antigos jogadores têm pelo Moritz que faz continuar viv o time. “Joguei no juvenil e no adulto, e até hoje sou dele (clube)”, emociona-se o ex-craque Luiz Antonio, que tem a certeza de que o filho José, de seis anos, tem o mesmo amor pelo esporte. “Ele sempre fala: Pai! Quero ser jogador de futsal. E já está na escolinha no colégio”, orgulha-se.

Tucano e Nego Zé sentem-se ligados de alma e coração ao clube e por isso que procuram ajudar. Na semana passada estiveram num churrasco do Hélio Moritz que teve como intenção arrecadar recursos financeiros. “Continua como antigamente, vive de doações”, explica Tucano. Nego Zé, que foi revelado no time lageano e chegou a jogar em Blumenau no Colégio Santo Antonio e AABB, lembra com saudade do tempo que passou, e gostaria que houvesse um bom time de futsal para representar a cidade, assim como acontece em Jaraguá do Sul com a Malwee e em Joinville com a Krona. “Não temos uma política de patrocínio forte para o adulto”, lamenta Tucano.

Quem foi Hélio Moritz

Professor de educação física na década de 60. Ele veio para a Serra da capital Florianópolis e logo conquistou o carinho dos lageanos. O seu nome foi dado ao time de futsal, e é usado até hoje em duas categorias de base, para homenageá-lo pela morte precoce.

O clube Hélio Moritz, 5 títulos estaduais no adulto, é conhecido em todo o estado. Foi responsável pela revelação de vários talentos em todos esses 62 anos. Entre os mais antigos que se destacaram no futsal nacional estão Wilson Oneda (Chorão) e Paulo Roberto (Paulo “Cagão”). Oneda foi duas vezes artilheiro do brasileiro de futsal.

Fonte:Correio Lageano

Transcatarina encerra 2009 com balanço positivo

Maior rali de regularidade de Santa Catarina está com praticamente tudo pronto para a segunda edição, Mais duplas continuam aprovando o primeiro ano da disputa e se inscrevendo.

A Racing SC fecha 2009 com o tiro certeiro ao realizar o primeiro rali que percorre do oeste ao litoral do estado. Na primeira edição, o Transcatarina recebeu 90 carros inscritos em cinco categorias. Para 2010, a organização do rali já conta com 55, ou seja, mais da metade do que os que competiram o primeiro ano.

Após a prova, a Racing SC começou a planejar a segunda edição do rali. Foram revistos os trechos, o que poderia ser mudado no percurso, festas e premiações. “Graças ao nosso planejamento tudo está caminhando e a prova de 2010 está praticamente fechada. Temos renovações de patrocínios, novos parceiros, prefeituras de outras cidades apoiando o rali e, o mais importante, competidores se inscrevendo e acreditando que ano que vem será ainda melhor”, afirma Edson Costa.

É nesse ritmo de preparação que está a dupla Humberto Lehmann e Danilo Stange, inscritos novamente na categoria Super Master. Antes o piloto e o navegador faziam trilhas entre amigos e começaram a disputar campeonatos neste ano, com o Transcatarina: “Todos os dias o percurso mudava e a dificuldade também. Eu gostei mais do prólogo, que foi à noite, e do primeiro dia em Fraiburgo. O chão estava bem liso devido as chuvas. Nas outras etapas o que mais pegou foram os balaios. E o melhor de tudo eram as festas em todas as cidades, pois independente de a gente chegar ou não, de fazermos uma pontuação boa ou não, fomos lá para curtir entre os amigos também. Por causa dessa união de rali, trilha e encontro de turmas que já nos inscrevemos para 2010”, garante Humberto. A dupla levou cinco jipes para a primeira edição. Para o ano que vem os competidores já garantiram sete jipes na trilha do maior rali de regularidade de Santa Catarina.

A organização da prova também abriu espaço depois do primeiro Transcatarina para que os competidores sugerissem o que poderia ser agregado ao rali. Responsáveis ouviram o que poderia ser mudado e algumas questões relacionadas ao trecho estão sendo avaliadas. Uma das sugestões é do navegador Danilo: “No geral eu adorei. As etapas diárias exigiram muita navegação, mas em alguns pontos as referências eram poucas em relação à grande distância a ser percorrida. Seria interessante colocar mais um pouco de dificuldade em uma distância maior, como usar mais médias, por exemplo”.

A disputa em 2010 será entre as categorias Super Master, Graduados, Jeep, Junior, Turismo e a inédita quadriciclos. O rali passará por Fraiburgo, onde será a largada, passando por São Cristóvão do Sul e chegando a Lages no dia 15 de julho; na manhã seguinte, partem de Lages, vão para Atalanta e depois para Rio do Sul; e no último dia, 17 de julho, saem de Rio do Sul, passam por Apiúna e chegam a Balneário Camboriú. Serão cerca de 750 quilômetros de prova.

Sorteios

Outra novidade em 2009 foram os sorteios de descontos nas inscrições, realizados em demais provas de regularidade do país. Foram quatro duplas contempladas com o valor de R$ 500,00. Os últimos sortudos são Juarez José Veloso Lacerda e Roberto Luiz Schaatt, que participaram da final da Copa Catarinense de Jeep Raid, no dia 5 de dezembro, em Blumenau/SC.

Aproveitando esse clima de rali, que significa reunião de amigos, e muita festa com lama que a Racing SC convida a todos para participarem do Transcatarina 2010 e deseja aos os competidores e seus familiares paz, saúde e um ano novo repleto de prosperidade.

O 2º Transcatarina tem o patrocínio de: Goodyear, Ensimec, Hotel Renar, Guinchos Elétricos Fixxar e Trilha Troller SC. Apoio: Prefeitura de Balneário Camboriú, Prefeitura de Lages, Prefeitura de Rio do Sul, Prefeitura de Fraiburgo, Prefeitura de Atalanta, Prefeitura de Apiúna, Prefeitura de São Cristóvão do Sul, Lave Bem Lavanderia, Recanto das Águas Hotel e Spa, Grafimax, Licia e Ativa Comunicação. Realização SC Racing em parceria com o Jeep Clube de Blumenau.

Por: Caroline de Paula / AcelerAção Assessoria de Imprensa
Fotos: Junior Almeida