sábado, 4 de dezembro de 2010

Corinthians vence a Krona e está na final da Taça Brasil

O São Caetano/Corinthians/Unip (SP) é o primeiro finalista da 37ª Taça Brasil de Clubes de Futsal - Divisão Especial. A vaga veio com a vitória sobre a Krona/Joinville/DalPonte (SC), por 2 a 1, na tarde deste sábado (4/12), na Arena Jaraguá, em Jaraguá do Sul (SC).

O Corinthians aguarda o vencedor do duelo entre Carlos Barbosa (RS) e V&M Minas (MG), que ocorre na sequência. A decisão da 37ª Taça Brasil de Clubes ocorre neste domingo (5/12) ao meio-dia.

O confronto começou com ritmo acelerado. O Corinthians teve uma chance de abrir o marcador logo nos primeiros instantes, com uma finalização de Paulinho Japonês. Porém, quem conseguiu pular na frente foram os catarinenses, que marcaram com Murilo, com um chute forte da intermediária, a 1min01.

Investindo no ataque, o Corinthians não conseguiu criar muitas oportunidades de igualar o marcador. Porém, em um lance construído por Léo na linha de fundo, ele chutou e Fabiano desviou, enganando Franklin e empatando o jogo, aos 13min03, fazendo jus ao equilibrio apresentado na etapa inicial.

No segundo tempo, o Corinthians conseguiu uma virada com Deivão, aos 28min33, após contragolpe puxado pelo ala/pivô Simi, que bateu cruzado e encontrou o companheiro fechando no meio da área.

Faltando cerca de sete minutos para o final da partida, o técnico da Krona, Paulinho Cardoso, passou a utilizar o fixo James como goleiro-linha. Mas aos 35min46 o jogador impediu que uma bola fosse em direção ao gol com a mão fora da área e foi expulso. O experiente atleta contestou a marcação da arbitragem, mas deixou sua equipe com um homem a menos na semifinal.

Mesmo com um homem a menos a Krona conseguiu se defender e evitou o terceiro gol. Aos 37min46 o time voltou a estar com o quinteto completo em quadra, desta feita com o ala Guina como goleiro-linha, mas o placar permaneceu inalterado. “Viemos com uma proposta de neutralizar o forte ataque deles e conseguimos. Ficamos muito tempo com a bola e matamos o jogo na etapa final”, destacou o pivô Deivão, autor do tento da vitória alvinegra.

O goleiro da Krona, Franklin, falou sobre o que levou o time a ser eliminado na semfinal da Taça Brasil. “O Corinthians jogou muito bem. Tivemos muitas dificuldades para segurar o ataque deles. Temos que melhorar muita coisa, colocar mais os pés nas bolas e ter mais consciência tática”, determinou.

Liga Futsal começa a viver definições para 2011

Dirigentes de clubes e da CBFS, empresas detentoras de franquias e patrocinadores estiveram reunidos na manhã deste sábado (4/12), em Jaraguá do Sul ( SC), para deliberar sobre a Liga Futsal. Em pauta, assuntos diversos, como apresentação de relatórios, além de propostas para 2011.

A confirmação dos participantes para a próxima edição da Liga Futsal deve sair até o dia 31 de janeiro, quando um novo encontro será promovido (ainda em local a ser confirmado). Algumas definições, no entanto já foram conhecidas, como a substituição do Foz Futsal pelo Suzano (SP), em uma das franquias da Penalty.

Outra empresa que comunicou a transferência da sua franquia foi a Cortiana, que em 2011 estará em parceria com o Santos Futebol Clube. A Cortiana/Santos já anunciou nomes fortes para a composição do elenco, como os alas Falcão e Valdin, além do técnico Fernando Ferretti – todos ex-Malwee/Cimed.

Licenciamento
 
A atual campeã da Liga Futsal, Malwee/Cimed perdeu seu principal patrocinador, com isso, a Associação Desportiva Jaraguá (ADJ), detentora da franquia jaraguaense, comunicou seu afastamento da temporada 2011 da Liga. O regulamento prevê que o franqueado pode se licenciar por um ano.

“A ADJ já trabalha com um planejamento para um projeto de reestruturação do futsal no município, que inclusive continuará incentivando os novos atletas das categorias de base, e que renderá os seus frutos para o ano de 2012”, relata um trecho do comunicado distribuído pelo clube à imprensa, nesta sexta-feira (3/12).

Com isso, a direção da Liga Futsal poderá convidar uma equipe para compor a lista de 21 clubes, mesmo número que participou da edição 2010 da competição.

Aliás, caso se confirme o número de 21 clubes participantes a fórmula de disputa da Liga Futsal sofrerá uma pequena alteração em relação aos anos anteriores, com a classificação de 14 clubes para a segunda fase, ao invés dos 12 que avançavam, até então. Com isso, na segunda fase haverá duas chaves com sete equipes cada, classificando-se ainda os quatro melhores de cada grupo para a sequência do campeonato.

Malwee encerra ciclo em noite histórica em Jaraguá do Sul

A despedida da Malwee/Cimed (SC) da 37ª Taça Brasil de Clubes - Divisão Especial foi marcada pelo último jogo de uma parceria vencedora. A vit ória sobre o Macau (RN), por 8 a 3, ficou para segundo plano em uma sexta-feira (3/12) que ficará na memória dos torcedores que compareceram na Arena Jaraguá, em Jaraguá do Sul (SC).

Com o anuncio do interrompimento do aporte da Malhas Malwee ao time de Jaraguá do Sul a cidade perderá um time com vários atletas renomados: Tiago, Índio, Leco, Chico, Neto, Valdin, Lenísio, Falcão entre tantos que fizeram parte de uma equipe que conquistou cerca de 50 títulos, em 10 anos de parceria.

Tetracampeã da Liga Futsal, hexacampeã da Taça Brasil - entre outras conquistas -, o clube ficou de fora das semifinais da competição deste ano, com isso, o jogo diante dos potiguares se tornou histórico. A diretoria do clube não cobrou ingressos e o torcedor compareceu à Arena Jaraguá para ver seus ídolos defendendo a camisa da Malwee/Cimed pela última vez.

Encerrando um ciclo histórico, cada atleta jaraguaense entrou em quadra com uma taça das várias conquistadas pelo clube, inclusive a última delas, a da Liga Futsal 2010, erguida há 10 dias. “Sou apaixonado por Jaraguá do Sul. Vivi aqui os principais oito anos da minha vida e estou muito emocionado”, comentou o ala Falcão, momentos antes de iniciar o confronto.

Aliás, foi do ala o gol que abriu a contagem na Arena Jaraguá. Aos 10min48, Falcão fez jogada individual e bateu no canto esquerdo do goleiro Tomas. Tiago fez o segundo, aos 11min34, com um chute forte da intermediária. Helber chegou a descontar, cobrando falta, aos 19min13, encerrando o primeiro tempo, que teve o goleiro potiguar Tomas como um dos destaques.

Na etapa complementar, Falcão, inspirado, seguiu dando alegria para o torcedor da Malwee. Seja com lances de habilidade, ou com gols. Aos 22min21 e aos 24min24 ele balançou as redes, por volta dos 25 minutos o jogador saiu e de quadra sentindo dores. Na sequência, Neto fez mais um, enquanto Madjer também balançou as redes rivais.

Falcão retornou à quadra logo após o sexto tento da Malwee, anotado por Bebeto, aproveitando um rebote do goleiro, após a finalização de Lenísio, aos 29min56. Lucas também balançou as redes. Aos 30min54, ele chutou forte, no canto esquerdo de Naldo. Valdin fez um belo gol aos 32min21, após tabela entre Jonathan e Valdin, ele recebeu quase sobre a linha do gol. Foi só preciso rolar a bola para as redes. O placar foi fechado com um gol de Thazio, aos 38min40: 8 a 3.

“Estou feliz. Agora acabou de verdade. Os momentos ficarão na lembrança. Meu sonho é voltar e encerrar minha carreira aqui. Quem sabe'' questionou o ala Falcão, que atuará pela Cortiana/Santos a partir da próxima temporada.

Rebaixamento
 
Cearenses e potiguares perderam o direito de disputar a Divisão Especial da Taça Brasil de Clubes. Como o Poker/PEC (RJ) foi o campeão da Primeira Divisão, ao vencer o Anápolis Futsal/SuperBolla/Delta (GO) na decisão, fluminenses e goianos estarão representados na edição 2011 de uma das competições mais tradicionais do salonismo nacional.

Atletas de SC começam a competir neste sábado em Goiânia

Modalidades individuais abrem disputa das Olimpíadas Escolares Brasileiras

Alguns dos atletas catarinenses que estão em Goiânia para as disputas das Olimpíadas Escolares Brasileiras iniciam sua participação na competição na manhã deste sábado, 3 de dezembro, com as provas de atletismo, judô, natação, tênis de mesa, xadrez, GR e taekwondo. No final da tarde desta sexta-feira aconteceu a abertura oficial do evento no SESC Faiçalville.

Na programação do atletismo, por exemplo, na pista da Universidade Salgado de Oliveira, acontecem pela manhã, as classificatórias de provas como 100m rasos masculino e feminino, 110m com barreira, além das semifinais dos 400m rasos, qualificatória do lançamento do disco. Com isso já estarão em ação nomes como Tamiris de Liz, de Joinville, candidata ao ouro na prova dos 100m, além de Felipe Leal, de Rio do Sul, outro com grandes chances de medalha no lançamento do disco.

Santa Catarina trouxe para a Goiânia uma das equipes mais fortes para as provas de atletismo e as expectativas são as melhores possíveis com medalhas em diversas provas.

Também iniciam neste sábado as disputas do ciclismo a partir das 9h30min com o revezamento por equipe também na Marginal Cascavel; a ginástica rítmica no Ginásio Rio Vermelho sendo que as meninas de catarinenses Andrielle Fonseca Ramos de Itajaí e Bianca Maia Mendonça de Florianópolis, a partir das 16h.

No judô as competições das categorias peso pesado e meio-pesado serão a partir das 9h onde Thiago Vieira de Florianópolis é favoritíssimo ao ouro na categoria pesado. 

As Olimpíadas Escolares Brasileiras seguem até o dia 12 de dezembro com a presença de mais 3.820 atletas de 27 delegações.

Cláudia Sanz