Paraolimpíadas Escolares iniciam nesta quarta-feira, dia 8, em São Paulo
Aquecer, se preparar e treinar para o início das disputas das Paraolimpíadas Escolares Brasileiras foi o que aconteceu nesta terça-feira, dia 7, com os para-atletas catarinenses que participarão da competição em São Paulo. Nesta quarta-feira abrem as competições no Parque Anhembi e entre as modalidades em disputa estará a bocha paraolímpica. Santa Catarina terá oito representantes no segmento de Deficiência Física (DF) nas classes BC1, BC2, e BC3.
A equipe deste ano é considerada grande e a técnica Eliza Kozoski Padilha comenta que o objetivo é melhorar os resultados das Paraolimpíadas, obtidos no ano passado. “Muitos dos atletas estão participando pela primeira vez e é uma forma de eles adquirirem experiência e continuarem participando da modalidade”. A equipe catarinense tem grandes chances de conquista medalhas e conta com o atual campeão brasileiro da competição Silvino Alan Vargas (DF).
Outra modalidade em que os atletas de Santa Catarina já começaram a treinar é o tênis de mesa. O Estado também terá oito atletas nestas competições com destaque para a atleta Bruna Costa, de Criciúma, que acumula títulos no tênis de mesa, como o campeonato disputado na China, é atual campeã dos Joguinhos Abertos de SC, além de ter conquistado inúmeras medalhas representando o país em competições internacionais.
A competição da bocha PC inicia nesta quarta-feira (8), pela manhã, e irá até a sexta-feira (10). Já o tênis de mesa será realizado durante toda a quarta-feira.
A abertura oficial das Paraolimpíadas aconteceram na tarde desta terça-feira no Parque Anhembi. O evento é considerado um dos maiores do mundo reunindo para-atletas na faixa etária de 14 a 20 anos, representando 21 estados brasileiros. A competição visa visa revelar talentos para representar o Brasil nos Jogos Paraolímpicos de 2016.
Rosângela Freitag
Fesporte
São Paulo