quarta-feira, 23 de julho de 2008

Goiás e Anec ficam no empate em duelo emocionante

Goiânia (GO) - Em um duelo emocionante, Goiás (GO) e Anec (AM) empataram por 2 a 2, pela primeira rodada do grupo A da fase decisiva da 26ª Taça Brasil de Clubes, categoria sub-20 masculina. A partida ocorreu na noite desta terça-feira, no ginásio Serrinha, em Goiânia (GO). Com o resultado as quatro equipes da chave - que também é composta por Unisul (SC) e Espaço Jovem João XXIII/Sumov (CE) - ficam empatadas com um ponto, uma vez que houve empate, por 3 a 3, no confronto entre catarinenses e cearense, no jogo preliminar.O jogo começou com os goianos tentando impor sua condição de donos da casa. Apesar de exercer um maior volume de jogo, o Goiás não conseguiu abriu o marcador. Diego, aos 8min44, após cobrança de falta tocou para o fundo do gol fazendo 1 a 0 para os amazonenses.Na etapa final a pressão do time esmeraldino aumentou e foi convertida em gol aos 25min46, com Pequeno. Com o jogo igual, o Anec saiu um pouco mais para o ataque e carregou os goianos com faltas, tanto que aos 12min03, B-1 e Diego tiveram, cada um, uma a chance de devolver a vantagem aos nortistas, por meio de uma cobrança de tiro livre direto da marca dos 10 metros, mas Dandan defendeu os dois chutes.A virada do Goiás ocorreu aos 35min23, com um chute cruzado de Daniel, com a bola passando por baixo das pernas do goleiro Denis. Porém, menis um minuto depois, aos 36min12, B-1 teve nova chance de marcar, e desta vez ele conseguiu vencer o goleiro Dandan e converteu o tiro livre, empatando o jogo.Alan chegou a desperdiçar um pênalti para o Goiás, faltando 50 segundos para o final do jogo, mas o placar ficou mesmo em 2 a 2. “Foi um bom resultado, poderíamos ter saído com a vitória, mas erramos muitos gols, assim como eles também desperdiçaram algumas oportunidades. No final foi um resultado justo”, declarou o ala Pequeno, do Goiás.A avaliação do ala Diego, do Anec não foi tão distinta. “A vitória não veio por detalhes. Perdemos três tiros livres diretos, mas o empate pode ser considerado como uma vitória, já que jogamos contra os donos da casa que contaram com o apoio da torcida”, concluiu o jogador amazonense.Goiás e Anec voltam a atuar nesta quarta-feira (23/7). As duas equipes jogam, respectivamente, diante do Espaço Jovem João XXIII, às 18h30, e da Unisul, às 15h30, em confrontos que formam a segunda rodada do grupo.

Lanterna do grupo A, Teresópolis recebe a Malwee nesta quarta

Precisando mais do que nunca vencer na segunda fase da Liga Futsal 2008, o Teresópolis/DalPonte recebe nesta quarta-feira (23/7) a Malwee Futsal. O duelo será disputado no Ginásio Pedro Rage Jahara, em Teresópolis (RJ). O canal Sportv transmite o jogo ao vivo, às 20 horas de Brasília. Após encerrar a primeira fase da Liga com a quinta melhor campanha, o Teresópolis caiu de produção e amarga agora a lanterna do grupo A do nacional de futsal. Com uma vitória em cinco jogos disputados, a equipe fluminense tem o pior ataque da segunda fase, com apenas seis gols pró.Para o compromisso desta quarta-feira, o técnico Paulo Mussalem não contará com Jorginho. O ala recebeu o terceiro cartão amarelo na derrota para o Joinville (2 a 1) e cumprirá suspensão automática diante da equipe catarinense.Ocupando a terceira posição na tábua de classificação do grupo A (7 pontos), a situação da Malwee Futsal não é preocupante, mas o botão de alerta já foi ligado. Em cinco jogos, o representante de Jaraguá do Sul venceu dois, perdeu dois e empatou um. O time comandado por Fernando Ferreti vem de derrota fora de casa, 2 a 0 para a Ulbra/Suzano.Ainda sentindo dores, o ala Falcão não deverá entrar em quadra contra o Teresópolis. "É triste ficar de fora dos próximos compromissos da Malwee, mas eu senti esta lesão durante a partida contra o Joinville, e como nós precisávamos buscar o resultado, achei que ficar em quadra era o melhor para a equipe naquele momento. Foi uma decisão correta, pois viramos o resultado", disse o artilheiro isolado da Liga, com 29 gols.

Joinville tenta derrubar o último invicto da 2°fase, a Cortiana

Nesta quinta-feira (24/7), às 20h15, no Ginásio do Sesi (Joinville - SC), o Joinville/Krona/DalPonte (SC) tentará derrubar o último invicto da segunda fase da Liga Futsal 2008, a Cortiana/UCS/AFF (RS). Com quatro pontos ganhos, o JEC amarga a vice-lanterna no grupo A. O ingresso para o duelo custará R$ 7,00.A campanha da Cortiana no grupo A é irreparável. Além da invencibilidade, o representante de Farroupilha mantém o 100% de aproveitamento na segunda fase da competição nacional. Em cinco jogos disputados, a agremiação gaúcha venceu todos, liderando o grupo com 15 pontos.A Cortiana possui ainda o melhor ataque entre as 12 equipes participantes, com 27 gols, e o vice-artilheiro da competição, o pivô Maicky, com 22 tentos assinalados. Para o compromisso desta quinta-feira, o técnico Vander Iacovino não contará com o camisa 10 Xoxo, suspenso por ter recebido o terceiro cartão amarelo.No Joinville, o capitão e artilheiro James está de voltaSe a segunda fase da Liga 2008 encerrasse hoje (23/7), o Joinville/Krona/DalPonte estaria fora da fase seguinte do nacional. Com quatro pontos conquistados, o JEC disputou cinco partidas, destas, venceu uma, empatou outra e perdeu três.Para o duelo contra a Cortiana, Paulinho Sananduva - treinador do clube tricolor - terá o retorno do capitão James. O atleta cumpriu suspensão automática pela expulsão no confronto contra a Malwee Futsal e retorna ao time.O pivô Serjão e o fixo Junior continuam no departamento médico. A previsão para o retorno do pivô é de vinte dias, enquanto Junior deverá retornar em dez. Às 17 horas desta quarta-feira (23/7), Sananduva comandará o último treino técnico/tático antes do compromisso contra a poderosa Cortiana.

De virada, Atlético Mineiro passa pela Ceulp/Ulbra

Goiânia (GO) - O Atlético/Recreativo/Cia. Athlética (MG) estreou bem na fase decisiva da 26ª Taça Brasil de Clubes de Futsal, categoria sub-20 masculina. Jogando no Ginásio da Serrinha, em Goiânia (GO), o time bateu a Ceulp/Ulbra (TO), por 6 a 2, na tarde desta terça-feira (22/7), em confronto válido pelo grupo A da competição.Com o triunfo o time de Belo Horizonte assumiu a liderança isolada da chave, uma vez que no outro confronto que compôs a primeira rodada, Uirapuru (MT) e Bola Mucha/Col. Intensivo (AL), empataram por 3 a 3.No jogo, no entanto, os tocantinenses saíram na frente, Pedro marcou em um contragolpe, a 1min41. Porém, os atleticanos seguiram com mais volume de jogo e conseguiram reverter o marcador, com dois gols de Lorran, primeiro aos 5min55, depois aos 9min22.No segundo tempo a vitória dos mineiros foi consolidada. Gabrielzinho marcou duas vezes, aos 21min01 e aos 24min57. Completaram o marcador para o galo Thales, aos 27min48 e Paulinho, aos 34min53. Px fez o segundo para os tocantinenses, aos 31min27.Na análise final dos técnicos, ficou clara a exigência do comandante do Atlético, Bernardo Queiroz, que comentou: “Tivemos uma estréia nervosa. Os garotos estavam ansiosos e isto nos atrapalhou. Espero que o time cresça à medida que os jogos vão passando. Mas estou certo que ainda estamos longe do ideal”.Já Celso Cláudio, treinador da Ceulp lamentou o início do segundo tempo. “Chamei a atenção dos meus atletas no intervalo para nossos erros, mas eles entraram dispersos na etapa final e acabamos sofrendo dois gols que foram determinantes para que não chegássemos a uma reação”.O próximo adversário do Atlético Mineiro será Bola Mucha (AL), nesta quarta-feira (23/7), às 17 horas. Já a Ulbra buscará a reabilitação diante do Uirapuru (MT), às 14 horas.

Um Castelo de Cartas - Chamado Esporte Fraiburguense

Sinto-me forçado a tecer algumas reflexões sobre o resultado da cidade da maçã nos últimos regionais de todas as modalidades em disputa, apenas em UMA conseguiu classificação para a fase estadual, mas o que isso representa? Representa o fracasso do modelo de gestão adotado pelos dirigentes municipais de esporte. É bom lembrar que a atual gestão assumiu o esporte fraiburguense na 6º colocação geral da OLESC e em 4 anos de uma gestão caracterizada pela coação, assédio moral, perseguição pessoal, compadrio e pela extrema arrogância praticamente destruiu o esporte de base conseguindo classificar apenas UMA modalidade para fase estadual da OLESC neste ano.

Quem ousou contestar seja atleta, técnico ou colaborar esportivo foi criteriosamente convidado a se retirar ou preferiu sair para não ter seu nome ligado a essa bandalheira e ao grupelho que “gesta o esporte em Fraiburgo hoje”. Algumas destas ações me fazem lembrar os anos de chumbo da historia recente de nosso país, onde todos que contestaram foram convidados a se retirar do Brasil ou foram levados para algum porão e torturados até a morte. Graças a Deus não se faz registro até o momento de nenhum porão de tortura na terra da maçã. Ou será que existem porões ocultos?

Como haveria crescimento em uma instituição se dentro desta não tiver espaço para o debate, para a discussão de idéias, é justamente a diversidade de idéias que fazem crescer uma instituição e as pessoas que dela fazem parte.

Duvido muito que alguém tenha a hombridade de vir a publico e reconhecer que o esporte fraiburguense vai de mal à pior. O que farão os nossos resolutos dirigentes? Virão a publico mais uma vez tentando mascarar a realidade fazendo uma verdadeira verborragia de números, dizendo que as escolinhas vão bem, que a terra da maçã nunca teve tantos participantes ou que o péssimo resultado nos regionais aconteceu em virtude de um mau agouro feito pelos adversários e em seguida irão proporcionar a comunidade da Terra da Maçã um novo evento seguindo o principio romano pão e circo não necessariamente nesta ordem.

O que me deixa aliviado é saber que a história é implacável, todos os impérios ou governantes que de uma forma ou de outra mascararam a realidade subestimando a inteligência e a capacidade de seu povo, mais cedo do que tarde ruíram como um castelo de cartas. Além disso, os imperadores e seus lacaios foram e serão duramente julgados pela história.

(*) Emerson Souza, Professor de Educação Física, CREF 6283/ GSC. Colaborador da AGECON em São Bento do Sul (domicilio laboral).