sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Com novidades, Liga Futsal Feminina terá inicio em setembro

A quinta edição da Liga Futsal Feminina tem inicio no próximo dia 14 de setembro. Doze equipes duelarão pelo título da competição que vem se firmando no calendário nacional. A tabela da primeira fase da competição foi divulgada. Além do incremento do número de participantes – de dez para doze –, a fórmula de disputa prevê a realização de jogos eliminatórios a partir das quartas-de-final, e não semifinais, como era até o ano passado.

Com isso, a primeira fase segue com dois grupos. Cada chave terá seis equipes, que
duelarão entre si, em turno único. Os quatro melhores avançarão, diferente do que ocorria até a temporada anterior, quando apenas as duas melhores de cada grupo se classificavam para fazer as semifinais.

O grupo A será disputado em Fortaleza (CE), no ginásio da
Unifor. A chave será composta pela Nacional Gás/Unifor (CE), UnoChapecó/NTozzo/Female (SC), Unopar/FEL/Sercomtel (PR), Hidráulica Brasil (GO), UTC/Calu/Uberlândia (MG) e a novidade desta edição: o Sport Recife (PE). Será a primeira vez que uma equipe pernambucana participará da Liga Futsal Feminina.

Na chave B, teremos
Jaguaré/Palmeiras/Osasco (SP), Kindermann/UnC/Unimed (SC), Unesc/FME (SC), Chimarrão/Bender/DalPonte (RS), Angrlo Drummond/Seleto (PR) e Mesc/SBC/Assoc. Sabesp (SP). Este grupo será disputado em São Paulo (SP), com jogos no ginásio Pres. Ciro II.

A partir das quartas-de-final os jogos serão
eliminatórios, em ida e volta. O campeão da Liga Futsal Feminina 2009 deve ser conhecido até o dia 19 de dezembro, dia previsto para ocorrer a decisão do título.

Confira os grupos da primeira fase
Grupo A
Fortaleza (CE) - Ginásio da Unifor
Nacional Gás/
Unifor (CE)
UnoChapecó/NTozzo/Female (SC)
Unopar/FEL/Sercomtel (PR)
Hidráulica Brasil (
GO)
UTC/Calu/Uberlândia (MG)
Sport Recife (PE)

Grupo B São Paulo (SP) - Ginásio Pres. Ciro II
Jaguaré/Palmeiras/Osasco (SP)
Kindermann/UnC/Caçador (SC)
Unesc/FME (SC)
Chimarrão/Bender/DalPonte (RS)
Anglo Drummond/Seleto (PR)
Mesc/SBC/Assoc. Sabesp (SP)

Divisão Especial de SC

Vale destacar a ótima campanha que a equipe da Hidro/Horus/FME Pinhalzinho vem realizando. Depois de vencer em casa a ASME/Unoesc de São Miguel do Oeste no último sábado, ontem (27/8) voltou a vencer a forte equipe do Florianópolis Futsal na capital do estado, ficando em ótima situação para classificar para a próxima fase.

Amanhã Pinhalzinho enfrenta o Siderópolis/Unesc, em Criciúma. O jogo entre ADHering/Gasparzinho e Krona/Joinville/DalPonte que será realizado na próxima segunda-feira (31/8) em Blumenau, no ginásio do Galegão, ás 19h, terá transmissão ao vivo pelo canal Ric Record News.

Caxias vira Centro Nacional de Referência em Canoagem

Os resultados conquistados em 2009 foram os melhores da história da canoagem brasileira. Sensibilizada pelo bom desempenho e pelos projetos sociais desenvolvidos na cidade, a prefeitura de Caxias do Sul contribuirá com R$ 48 mil à modalidade, que encontra dificuldade para a renovação de patrocínios. Sede da seleção brasileira, Caxias passa agora a ser o Centro Nacional de Treinamento de Canoagem Velocidade, voltado ao alto rendimento e referência no país.

As mudanças foram apresentadas na quarta-feira, na prefeitura, pelo presidente da Confederação Brasileira de Canoagem, João Schwertner, pelo secretário municipal de Esporte e Lazer, Felipe Gremelmeier, e pelo técnico da equipe, Álvaro Koslowski.

Campeã pan-americana de canoagem pela primeira vez este ano, a seleção conquistou também o título do Sul-Americano em 2008. Além disso, brilhou no Mundial do Canadá: trouxe duas medalhas, uma de prata, na categoria paraolímpica, e uma de bronze, na canoa. O Brasil nunca havia conquistado uma medalha em um Mundial antes. O atleta Edson Isaías da Silva também se destacou: foi o quarto colocado na prova individual dos 200 metros, e ficou a menos de um segundo do campeão. A intenção é classificar esses atletas para os Jogos Olímpicos de Londres/2012.

Os atletas acabam servindo de exemplo para as cerca de 500 crianças atendidas pelo Projeto Navegar em Caxias, que ensina canoagem, remo e vela gratuitamente. Cinco atletas que estão na seleção começaram no Navegar. Aqueles que atingem um nível intermediário podem praticar na escolinha da Associação Caxiense de Esportes Náuticos.

Mesmo com tudo isso, a canoagem enfrenta dificuldades, já que dois patrocinadores não renovaram, o que ameaça a continuidade. A modalidade tem permanência em Caxias garantida apenas até março.

Para dar sequência, falta captar R$ 40 mil. Koslowski salienta que o apoio é via lei de incentivo ao esporte, ou seja, sai do imposto que já seria pago pela empresa. Além da prefeitura, a Randon também contribui, assim como a UCS, que propicia bolsas aos atletas da seleção.