sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Caminhada, uma aliada à saúde física e mental

Para a caminhada ou corrida tornarem-se mais seguras e eficientes é importante fazer o alongamento da musculatura envolvida para o exercício. A prática reduz o risco de lesões e cãibras e ainda serve como aquecimento. Essas são as orientações do instrutor do Centro de Alto Rendimento Esportivo Tae-fitness, Adonai Silveira (24).

Segundo ele, a caminhada deve ser vista como uma atividade fácil, gostosa, barata e que ainda faz bem tanto na saúde mental como na física. Adonai ainda garante que caminhar pode baixar os ponteiros da balança desde que se obedeçam certas regras. “O alongamento é tão importante quanto a caminhada”, frisa, pois “evita doenças ósseas, dores musculares e nas costas e ainda corrige a postura”, acrescenta o professor de artes marciais. “A pessoa que faz o alongamento correto fica mais leve e no caso das donas de casa, as tarefas diárias ficam mais fáceis”, completa.

Adonai explica ainda que depois das festas os abusos alimentares e com bebidas a caminhada é uma atividade totalmente indicada, mas o ideal é fazer regularmente, ou seja, para se ter um bom resultado, por um período entre oito meses a um ano. Entretanto, ele argumenta que por conta do metabolismo os resultados variam de pessoa para pessoa.

As caminhadas em família, segundo Adonai, são uma boa iniciativa, mas o ritmo das crianças tem que ser respeitado. “Melhor optar por uma atividade lúdica (brincadeiras variadas)”, recomenda. Outro fator que ele mostra preocupação é em relação ao tênis que tem de ser de boa qualidade. “As pessoas têm que pensar que o tênis serve como amortecedor, que evita o impacto na coluna, que pode virar lesão tanto nas costas como nos músculos”.

Alongamento

É um exercício voltado para o aumento da flexibilidade muscular, que promove o estiramento das fibras musculares, fazendo com que elas aumentem o seu comprimento. O principal efeito dos alongamentos é o aumento da flexibilidade, que é a maior amplitude de movimento possível de uma determinada articulação.