quinta-feira, 20 de novembro de 2008

OS QUATRO ELEMENTOS DA NATUREZA IRÃO SIMBOLIZAR A UNIÃO DAS CIDADES,NA ABERTURA DOS JOGOS ABERTOS

RIO DOS CEDROS – Os quatro elementos da natureza irão simbolizar a união dos municípios de Rio dos Cedros, Pomerode, Timbó e Indaial, durante a cerimônia de abertura da 48ª edição dos Jogos Abertos de Santa Catarina. O evento vai ocorrer na noite desta quinta-feira (20/11), no ginásio Walmor Busarello, em Rio dos Cedros, a partir das 20h30min.

A cerimônia de abertura foi transferida do Estádio Municipal de Rio dos Cedros para o ginásio em função do mau tempo na região, assegurando qualidade ao programa inicialmente estabelecido. A imprensa terá espaço reservado para acompanhar todos os detalhes. Pelo menos 12, das 30 emissoras de rádio credenciadas, farão transmissão ao vivo, além de 10 emissoras de TV; 10 jornais e quatro sites de notícias. Autoridades também terão seu lugar pré-determinado pela organização. Telões na área externa garantirão a transmissão ao vivo para o público que não conseguir entrar no ginásio.

A cerimônia inicia com apresentação de um audiovisual de quase sete minutos, mostrando as quatro cidades sedes e as estruturas esportivas. A partir de então, entram em cena os quatro elementos da natureza simbolizando a união de Rio dos Cedros, Pomerode, Timbó e Indaial, em torno da organização conjunta da maior competição poliesportiva de Santa Catarina.

Pomerode será representada pelo elemento ar, enquanto o município de Timbó é simbolizado pelo elemento água. O fogo é o elemento de Indaial, enquanto a cidade anfitriã da abertura oficial – Rio dos Cedros vai representar o elemento terra.

Após a entrada das delegações dos 95 municípios inscritos para disputa dos JASC, ocorre o acendimento da pira – o momento mais esperado do evento. A organização guarda a sete chaves o nome dos condutores da tocha e quem irá acender a pira. Antecipa apenas que cada cidade será representada. Outro segredo bem guardado é o nome do atleta que fará o juramento.

Após a execução dos hinos nacionais e de Santa Catarina, os pronunciamentos das autoridades, os Jogos Abertos de Santa Catarina abrem oficialmente.