sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Homem forte da Copa 2014 envolvido em escândalo político

(P.Gualberto)

Fábio Simão, Arruda e Ricardo Teixeira

O primeiro grande escândalo político-esportivo da era “Copa do Mundo 2014” foi revelado ontem e tem, entre outros personagens acusados de atos ilegais, o presidente da Federação Brasiliense de Futebol, Fábio Simão.

Homem forte do futebol candango, Simão acumulava outros dois cargos no primeiro escalão distrital: era o chefe de gabinete do governador José Roberto Arruda e dirigia o escritório que prepara a cidade para o Mundial de 2014.

A operação da Polícia Federal foi deflagrada por determinação do Superior Tribunal de Justiça e Ministério Público Federal, com o objetivo de investigar um suposto pagamento de propina para parlamentares da base de Arruda – já apelidado de “mensalinho” – na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Futebol

Fábio Simão, que na gestão passada era o homem forte do então governador Joaquim Roriz, manteve o prestígio com José Roberto Arruda, a ponto de conquistar o disputado cargo para dirigir as ações da cidade rumo ao Mundial de 2014.

Era de Simão a responsabilidade pela licitação para construir o novo estádio Mane Garrincha, na capital da República, orçado em R$ 700 milhões.

Ontem mesmo, o governador divulgou o afastamento de quatro assessores, entre eles Fábio Simão de sua chefia de gabinete. Porém, não mencionou se o mesmo continuará à frente das ações da Copa 2014.

Prestígio

O prestígio de Fábio Simão ultrapassava as fronteiras do Distrito Federal, e chegou aos gabinetes da poderosa CBF, dirigida por Ricardo Teixeira, que é amigo íntimo de Arruda (aquele que, como senador, fraudou o painel eletrônico).

Em maio deste ano entrevistei Fábio Simão, dois dias antes de sua viagem para Nassau, nas Bahamas.

Convidado de Ricardo Teixeira, ele participou da 59ª reunião da Fifa, quando foram divulgadas as cidades-sedes do Mundial no Brasil.

Simão sabe muito sobre o assunto que dirigia. Tinha resposta para todas as perguntas e informações detalhadas das ações em andamento.

Mais: conhecia as particularidades de cada uma das 17 cidades-candidatas à sedes do Mundial de Futebol.

Desafiado a citar as 12 capitais que seriam escolhidas, Fábio Simão arriscou, com argumentos prós e contras de cada uma. Acertou todas.

O noticiário completo sobre a operação da Polícia Federal está no noticiário político do UOL.

http://blogdocruz.blog.uol.com.br/arch2009-11-22_2009-11-28.html

Seleção Brasileira é convocada para últimos jogos de 2009

A Seleção Brasileira de Futsal encerrará a temporada 2009 com um desafio diferente. Os hexacampeões mundiais terão dois jogos contra uma seleção de craques mundiais. Serão duas partidas, nos dias 27 e 28 de dezembro, respectivamente em Natal (RN) e João Pessoa (PB). O técnico Marcos Sorato anunciou nesta quinta-feira (26/11) a lista de convocados para os dois últimos compromissos do ano.

Para estes jogos, o treinador brasileiro poderá contar tanto com os atletas que atuam em clubes brasileiros, quanto com os que estão jogando na Europa. “É uma boa oportunidade para reunirmos a seleção chamada absoluta”, frisou o supervisor do Brasil, Reinaldo Simões.

Com isto, a equipe contará com as bases que atuaram nos jogos realizados no Brasil, em outubro e novembro, diante de adversários como Colômbia, Rússia, Bielorrússia e Hungria, além de alguns atletas que vestiram a ‘amarelinha’ em compromissos no velho mundo, por ocasião dos duelos diante dos portugueses, em outubro passado.

A apresentação do elenco está marcada para o dia 25 de dezembro, em Natal (RN). A equipe deverá realizar dois treinamentos no sábado (26/12), véspera do primeiro confronto contra a Seleção de Estrelas, que será comandada pelo técnico Mico Martic (Croácia) e Fernando Larrañaga (Argentina).

Seleção de Estrelas
A convocação da Seleção de Estrelas para os dois compromissos diante do Brasil será anunciada nesta sexta-feira (27/11). A apresentação do elenco internacional também está marcada para o dia 25 de dezembro, na capital potiguar.

Confira os convocados da Seleção Brasileira
Goleiros

Franklin (Malwee Futsal - SC)
Tiago (Malwee Futsal - SC)

Fixos
André (Krona/Joinville/DalPonte-SC)
Ciço (ElPozo Múrcia-ESP)

Alas
Cabreúva (Malwee Futsal -SC)
Murilo (Krona/Joinville/DalPonte-SC)
Gabriel (Inter Movistar-ESP)
Vinícius (ElPozo Múrcia-ESP)

Pivôs
Fernandinho (Azkar Lugo-ESP)
Igor (Barcelona-ESP)
Lukaian (Krona/Joinville/DalPonte-SC)
Wilde (ElPozo Múrcia-ESP)