domingo, 30 de novembro de 2008

Ala Cabreúva prega respeito ao jovem elenco venezuelano

Araraquara (SP) - Aos 24 anos, o habilidoso ala Cabreúva vive um dos melhores momentos da sua carreira. Presente em todos os últimos amistosos da Seleção Brasileira após a conquista do hexacampeonato mundial, o atleta vem encantando os fãs da bola pesada com suas belas jogadas de efeito.

"Não podemos pensar que o adversário é jovem, ou até mesmo inferior, pelo contrário, para a partida não se tornar complicada precisamos respeitar os atletas venezuelanos e desempenhar nosso melhor futsal. O pensamento é sempre o mesmo: a dificuldade nunca será pouca", comentou o ala.

Ainda segundo o jogador brasileiro, o renovado elenco canarinho está evoluindo e, a tendência, é que a equipe se solte ainda mais nestes dois próximos compromissos perante o selecionado venezuelano.

"Nosso time está evoluindo. O PC de Oliveira cobra muita marcação dentro de quadra, todos os atletas precisam ajudar na parte defensiva também. O Brasil é reconhecido no futsal mundial como uma seleção altamente técnica e ofensiva e, aos poucos, vamos organizando nossa defesa", analisou Cabreúva.

'Prata da casa', PC de Oliveira espera ir bem em Araraquara

Araraquara (SP) - O técnico PC de Oliveira acumula 124 jogos no comando da Seleção Brasileira de Futsal. O duelo contra a Venezuela, neste domingo (30/11) será o de número 125 do comandante à frente do Brasil e promete ser especial. PC de Oliveira terá a oportunidade de atuar na cidade em que nasceu.

“Para mim será uma experiência interessante. Apesar de ter me mudado daqui há quase 30 anos ainda tenho muitas ligações com Araraquara, além de alguns familiares, cultivo aqui muitas amizades e sempre que posso visito a cidade”, declarou o treinador, que levou o Brasil ao hexacampeonato mundial, no último dia 19 de outubro, no Rio de Janeiro (RJ).

O araraquarense defende uma invencibilidade de 108 jogos à frente do Brasil. O último revés que o time sofreu foi em 8 de dezembro de 2005, quando perdeu por 1 a 0 para a Espanha, em jogo amistoso. De lá para cá foram 105 vitórias e três empates. Para o duelo diante dos venezuelanos a expectativa é de que este cartel seja melhorado. “Queremos fazer um bom jogo e proporcionar um bom espetáculo ao público”, declarou PC de Oliveira.

Sobre a cidade, o treinador lamenta o fato de não ter uma equipe forte de futsal, mas, ainda assim, destaca a tradição esportiva de Araraquara. “É uma pena não termos um time de futsal que tenha renome no cenário nacional. Porém é bom ver que a cidade mantém outros projetos esportivos em competições importantes, como são os casos das equipes de vôlei e basquete da cidade”, lembrou se referindo à participação dos times araraquarenses nas principais ligas e campeonatos das modalidades citadas.

Brasil e Venezuela iniciam Desafio Internacional neste domingo

Araraquara (SP) - Brasil e Venezuela iniciam neste domingo (30/11) o Desafio Internacional de Futsal. Serão dois confrontos entre os dois países, ambos no interior paulista. A primeira partida ocorre em Araraquara (SP), no Ginásio Gigantão, às 9h50, deste domingo, com transmissão ao vivo da Rede Globo. Na segunda-feira (1º/12) é a vez de Campinas receber o duelo que encerrará o evento. A partida em solo campineiro ocorre no Ginásio do Colégio Liceu Salesiano, às 19h15. O SporTV transmitirá este jogo.

Para este domingo todos os 5,5 mil ingressos colocados à disposição do público estão esgotados. Os bilhetes foram trocados por alimentos, que serão doados para as vítimas das enchentes que assolam alguns municípios de Santa Catarina. Foram arrecadados cerca de 25 toneladas de alimentos. A expectativa é de que o confronto ajude a despertar o espírito de solidariedade em todo o País.

Dentro da quadra a expectativa é de que o jovem elenco siga a seqüência de vitórias apresentadas nos últimos compromissos da seleção. O time venceu a Eslovênia e o Uruguai, duas vezes cada um, em jogos realizados, respectivamente, em Goiás e no Rio Grande do Sul. “Vamos tentar manter o foco. O PC de Oliveira quer manter a mesma linha de pensamento que foi trabalhada nos anos que antecederam a Copa do Mundo, ou seja, priorizar a defesa e marcação”, disse o ala Tostão, que atua pelo Carlos Barbosa (RS).

Tostão confessa que não sabe o que esperar dos rivais. “Não sabemos ao certo o que vamos encontrar pela frente, mas sabemos que estamos na linha certa de trabalho”, destacou. Já o técnico venezuelano Álvaro Guevarra deu dicas de como seus comandados devem atuar perante os atuais campeões mundiais. “Nossa equipe tem como maior característica a velocidade. Temos um time jovem e que tem consciência da superioridade brasileira. Nosso foco está na preparação para o Campeonato Sul-Americano Sub-20”.