terça-feira, 16 de novembro de 2010

Kindermann vira e larga na frente na decisão da Liga

O Kindermann/Uniarp/Unimed deu um passo importante rumo ao título da Liga Futsal Feminina 2010. Nesta segunda -feira (15/11), o time esteve perdendo, mas virou sobre o a UnoChapecó/NTozzo/Female e venceu por 3 a 2 a primeira partida da final da competição, disputada no ginásio Paulo Schieffler, em Caçador (SC).

Os dois times voltam a se encontrar no próximo sábado (20/11), às 20 horas, no ginásio Plínio Arlindo de Nês, em Chapecó (SC). Com a vitória em casa, o Kindermann precisa de um empate no tempo normal para ser bicampeão da Liga Feminina. Já a UnoChapecó, atual bicampeã, terá que vencer tanto no tempo normal quanto na prorrogação para levar o título. Em caso de empate no prolongamento, o vencedor será decidido nos pênaltis.

Foi a primeira derrota da UnoChapecó na competição. Após o jogo, o técnico Éder Popiolski admitiu que a equipe não jogou bem.O jogo foi até igual. Tivemos oportunidade de fazer o gol, mas ficou devendo. Não conseguimos fazer aquele jogo inteligente que estamos acostumados. Fomos indisciplinados taticamente e temos que corrigir algumas coisas para o jogo de sábado, falou ele.

Já o treinador caçadorense, Munir Ali de Miranda Saygli, ressaltou a força do time para virar o jogo.Tomamos a iniciativa do jogo e permitimos que elas estivessem na frente do placar por causa de nossos erros. Mas, felizmente, tivemos a personalidade de ir atrás do resultado e conseguimos uma vitória muito importante, pois é muito difícil virar sobre uma equipe forte como Chapecó, opinou Munir Ali Saigli de Miranda.

O jogo
 
UnoChapecó não se importou de jogar fora de casa e foi ao ataque no início da partida. Aos 3min30, a ala Jéssika fez lançamento para a ala Vanessa, que cruzou para dentro da área. Livre, a ala Brenda completou para as redes e abriu o placar no ginásio Paulo Schieffler.

Ao gol sofrido, o Kindermann respondeu com um aumento no volume de jogo, que resultou em dificuldades para as chapecoenses. O técnico do time visitante, Éder Popiolski, pediu tempo técnico para reorganizar o time, mas a equipe caçadorense tinha mais posse de bola e seguiu na busca pelo empate. De tanto insistir, o Kindermann conseguiu chegar ao empate. Aos 19min14, a pivô Lú cobrou pênalti com força e venceu a goleira Giga Paraná.

No segundo tempo, a UnoChapecó também voltou mais atenta e, novamente, contou com Brenda para marcar o segundo gol, anotado aos 21min26. Só que, mais uma vez, o Kindermann teve forças para reagir. Aos 23min16, a ala Ari conseguiu o empate e, aproveitando o bom momento do time, marcou o terceiro aos 26min23, virando o placar do jogo.

Empurrado pela torcida que compareceu ao ginásio Paulo Schieffler, o Kindermann seguiu no controle da partida, mas não conseguiu marcar mais por causa das boas defesas da goleira Giga Paraná. Do outro lado, a UnoChapecó tentou se reorganizar na partida e buscar o empate. Com boas chances, a equipe chapecoense criou, mas parou na boa atuação da arqueira Júlia, que cresceu na partida e segurou o resultado.

Copagril e Malwee abrem disputa pelo título da Liga Futsal

A Liga Futsal 2010 começará a ser decidida nesta terça-feira (16/11). Copagril/Faville/DalPonte e Malwee/Cimed abrem a série final no ginásio Ney Braga, em Marechal Cândido Rondon (PR), às 21 horas. Todos os ingressos para o jogo de ida estão esgotados. Com isso, os rondonenses contarão com o apoio de mais de 4 mil pessoas para tentar conquistar um bom resultado em seus domínios.

O time paranaense, em seu segundo ano disputando a Liga Futsal, quer continuar fazendo história. A classificação para a decisão colocou a Copagril em um patamar diferenciado, uma vez que nunca uma equipe do Paraná havia conseguido chegar tão longe em uma Liga Futsal. Porém, a expectativa é conquistar mais marcas.

“Temos pela frente um desafio a ser batido. Ainda não conseguimos vencer a Malwee. É um tabu que temos. Nos encontramos em uma final e temos que tentar vencê-los, por isso tenho trabalho muito esta situação psicológica. Porém, tecnicamente visualizamos condições parecidas. Será como um jogo de xadrez”, falou o treinador da Copagril, Marquinhos Xavier.

Do outro lado, a Malwee terá, além da vantagem de atuar o duelo de volta em seus domínios, a experiência de estar presente em todas as finais de Liga Futsal desde 2005. São três títulos conquistados (2005, 2007 e 2008) e a expectativa de atingir o quarto título, o que igualaria o time ao Carlos Barbosa, como o maior vencedor do campeonato.

“Vivemos numa cultura em que os campeões são tudo e o vice, nada. Não é bem assim. Seis finais em seis anos é um feito memorável, mas estamos pensando em ir mais adiante. Não acredito em retrospecto em nenhum esporte, e menos ainda no futsal, que é o esporte onde a zebra passeia solta. Não podemos perder o foco numa equipe que eliminou o time com melhor campanha e que jogava o melhor futsal da Liga 2010”, descreveu o técnico da Malwee, Fernando Ferretti.

Em termos de campanha, os catarinenses levam vantagem. São 70 pontos em 34 jogos, o que representa um aproveitamento de 68,62%. Já os paranaenses conqusitaram 57 pontos em 102 possíveis, com 50,98% de aproveitamento dos pontos disputados na Liga Futsal.

Na única vez que os dois clubes se encontraram no campeonato, a Malwee levou a melhor e venceu por 3 a 2, no dia 17 de abril, jogando na casa do adversário. Márcio, Valdin e Bebeto marcaram para os jaraguaenses, enquanto Rafael e Dyego balançaram as redes para a Copagril.

SporTV, TV Paraná Educativa, Catve e TV Rondon transmitem a partida de ida ao vivo. O jogo da volta ocorre no dia 23 de novembro, na Arena Jaraguá, em Jaraguá do Sul (SC).

Campeões dos Jogos Escolares agora pensam na viagem para Goiânia

Evento terminou nesta segunda-feira em Timbó depois de dois dias de disputas

Os Jogos Escolares de Santa Catarina na faixa de 15 a 17 anos encerrou no final da  tarde desta segunda-feira na cidade de Timbó. A competição foi realizada em dois dias com a participação1.175 pessoas entre atletas e dirigentes, representando 216 escolas de 84 municípios e 30 SDRs. Os campeões de cada uma das modalidades garantiu a classificação para as Olimpíadas Escolares Brasileiras que acontecem de 3 a 12 de dezembro em Goiânia (GO).

Nas modalidades individuais como o atletismo, os resultados não chegaram a surpreender, uma vez que muitos dos medalhistas e vencedores das provas já haviam vencido a competição do ano passado e também foram os representantes do Estado nas Olimpíadas Escolares. Foi o caso de Felipe Leal de Rio do Sul campeão da prova do disco. Tamiris de Liz de Joinville, nas provas de 100 e 200m rasos foi imbatível e garantiu sua classificação com folga. A atleta joinvilense venceu todas as provas que disputou em 2010 inclusive Joguinhos, Jogos Abertos e Olesc. Até o ano passado ela que já é campeão brasileira e sul-americana escolar participava das competições de 12 a 14 anos. Desireé Ramos de Joinville foi a campeã do arremesso do peso e ainda Ramires Machado Lopes de Criciúma que ganhou dos ouros nas provas de salto em distância e salto triplo.

Outra modalidade individual definida nesta segunda-feira foi o xadrez, com as vitórias de Leonardo Sampaio do Colégio Bom Jesus São José de São Bento do Sul e Amanda Paul Dull do IEE de Florianópolis, no feminino. No tênis de mesa os classificados foram Guilherme Santos da EEB Marcos Rovaris de Criciúma e rafael Mendes da EEB Adelina Régis de Videira. No feminino, Tainá Silva da EEB Frederico Frendrich de São Bento do Sul e Débora Zuelow da EEB Emílio Baugarthen de Blumenau.

Nas modalidades coletivas as duas equipes consideradas favoritas ao título do vôlei confirmaram suas vitórias e carimbaram a passagem pra Goiânia. Foi o caso do time da EEB Francisco Mazzolla de Nova Trento no feminino que obteve 3 vitórias por 2 sets a 0 e mais vez será a representante catarinense na etapa nacional. No masculino, o time campeão foi da EEB Anísio Vicente de Freitas de Santo Amaro da Imperatriz também com três vitórias fáceis.

Os demais classificados nas modalidades coletivas foram: CE Topo de Chapecó no basquete feminino e CNEC Dr Júlio Neves de Concórdia no masculino. No handebol, Colégio Energia de Criciúma no feminino e Colégio de Aplicação da Univali de Itajaí no masculino; futsal com EEB Paulo Schieffler de Caçador no feminino e Colégio Evangélico de Jaraguá do Sul no masculino.

O Jesc de 15 a 17 anos também teve competições de judô com os seguintes resultados: Feminino: super-ligeiro,  - Adriana Ferreira de Florianópolis; ligeiro- Brenda Neiva de Florianópolis; meio-leve – Cheyse Prudêncio de Florianópolis; leve – Letícia Azevedo de Blumenau; meio-médio – Fernanda de Souza de Chapecó; médio – Taize da Silva de Joinville; meio-pesado – Nikeli Rossi de Chapecó; pesado – Sibeli Albani de Chapecó

Masculino – superligeiro – Tiago de Souza de Itajaí; ligeiro – Cayman Toniolli de Itajaí; meio-leve leandro Manoel de Florianópolis; leve – Willian Pereira de Itajaí; meio-médio –Romário da Silva de Florianópolis; médio – Alisson da Silva de Chapecó; meio-pesado –Gabriel Amaral de Itajaí; pesado – Thiago Vieira – Florianópolis

Cláudia Sanz