quinta-feira, 23 de julho de 2009

Escolas de Fraiburgo dominam o xadrez do Jesc


Modalidade foi a primeira a encerrar no regional centro-oeste dos Escolares

Os enxadristas de Fraiburgo da Escola Padre Biagio Simonetti, Daniele Cristina Donati, Raissa Coldebella, Jéssica Crestani e Daniela Pazin, e do Cefrai, Lucas Ceron Machado, Ruan Lucas Alves e Renan Serafino, foram campeões da etapa regional centro-oeste dos Jogos Escolares de Santa Catarina – Jesc, que estão sendo realizados em Canoinhas de 20 a 25 de julho, e conquistaram o direito de representar a região na final estadual em Rio do Sul de 26 a 28 de julho.

Os garotos competiram contra oito adversários e somaram nas sete rodadas da competição 18 pontos superando a EBM Concórdia, de Concórdia, que ficou na segunda colocação com 14,5 pontos, e o NE Jornalista Hermínio Milis, de Porto União que terminou em terceiro lugar com 12,5 pontos.

As meninas da professora Dayane Zardo também competiram contra oito adversários mas tiveram uma vitória mais apertada. Elas atingiram 13,5 pontos, contra 11,5 da EM São Francisco, de Luzerna e 10,5 da EM André Rebouças, de Campos Novos.

Os resultados favoráveis ás equipes de Fraiburgo não vieram por acaso. São frutos do Projeto Xadrez na Escola, implantado no ano de 2001 pelo professor Juliano Zonta, apoiado pela Associação Clube de Xadrez Fraiburguense, que atua desde 2003, e congrega mais de 700 alunos das escolas das redes municipal, estadual e particular. Neste projeto, o xadrez é matéria obrigatória para alunos da 1ª a 5ª série do Cefrai, escola particular, e Juliano, mais a professora Thais de Moraes, trabalham de forma itinerante ministrando aulas de xadrez e descobrindo talentos em todas as escolas da rede pública do município.

Região centro-oeste vai definir seus representantes no Xadrez e Tênis de Mesa

A etapa regional centro-oeste dos Jogos Escolares de Santa Catarina – Jesc, para alunos de 11 a 14 anos, chega ao seu terceiro dia de competição em Canoinhas com a definição de quatro troféus em duas modalidades.

A competição do xadrez que começou com nove equipes masculinas e nove femininas encerra no final da manhã desta quinta-feira (23/7) no Salão da ADC Lavrasul. Após seis rodadas os rapazes do Centro Educacional Fraiburgo, e as meninas da EEB Padre Biagio, ambas de Fraiburgo, estão por um ponto do título regional e da vaga para a final estadual em Rio do Sul.

Outra modalidade que chega ao fim é o tênis de mesa. Os jogos semifinais estão marcados para as 9h no ginásio da EEB Julia Zaniolo. Os confrontos femininos são entre EEB Castelo Branco de Canoinhas x EBM Guiseppe Sette de Concórdia e CEM São Sebastião de Fraiburgo x EEB Antonio Correa Mendes de Campos Novos.

No masculino jogam EEB Flordoardo Cabral de Lages x EEB Waldemar Kleinubing de Videira e EBM Guita Federmann de Três Barras x EBM Concórdia de Concórdia. As 10h30min os vencedores destes jogos voltam à mesa para definir o campeão da região centro-oeste; os perdedores disputam a medalha de bronze.

A outra categoria dos Jogos Escolares de Santa Catarina, destinada a alunos de 15 a 17 anos, terá em Canoinhas a realização da modalidade de handebol. Com a presença de 15 equipes femininas e 18 masculinas os jogos serão realizados no sistema de eliminatória simples, “perdeu está eliminado”. Para esta categoria o basquete será realizado em Xaxim, no regional oeste; o futsal em Rio do Sul, no regional leste-norte; e o voleibol em Florianópolis, no regional sul.

Os campeões vão representar Santa Catarina na Olimpíada Estudantil Brasileira, para a faixa etária 15 a 17 anos, marcada para o início do mês de novembro em Maringá.Nesta quinta-feira encerra a fase classificatória e serão definidos os semifinalistas das modalidades de salão, basquete, futsal, handebol e voleibol.