quarta-feira, 23 de junho de 2010

Sexta edição dos Parajasc abre nesta quinta-feira em Itajaí

Abertura do evento celebrará os 150 anos de Itajaí

A abertura oficial dos Jogos Abertos Paradesportivos de Santa Catarina, nesta quinta-feira, dia 24, às 19h, no Centreventos de Itajaí (Parque da Marejada), dá início à sexta edição do evento que reúne pessoas portadoras de deficiência nos quatro segmentos: Auditivo, Visual, Físico e Intelectual.

Os Parajasc de 2010 terão 1.686 para-atletas representando 60 municípios catarinenses e 33 Secretarias de Desenvolvimento Regional. O evento ainda reúne outras 500 pessoas entre classificadores funcionais, assistentes sociais, psicólogos e fisioterapeutas, além de dirigentes esportivos e integrantes da Fesporte, entidade organizadora da competição.

As maiores delegações são as de Chapecó e Joinville, ambas com 120 atletas competindo.

Os chapecoenses venceram todas as edições dos Parajasc

Danças coreografadas, músicas contemporâneas e apresentações teatrais farão parte do cerimonial de abertura. Durante uma hora de apresentação, os expectadores conhecerão um pouco dos 150 anos de história do povo itajaiense e sua colonização formada por índios, negros, portugueses e alemães. A figura do pescador e da colônia japonesa também serão abordados.

Tambores africanos, o fado português, a tarantela italiana farão parte das apresentações os artísticas. Participam ainda do cerimonial o Clube Rodas de Ouro e Grupo Milleniun.

Os Parajasc serão disputados até o dia 30 de junho, com as primeiras disputas iniciando na tarde da sexta-feira, dia 25. As modalidades basquete, futsal, tênis de mesa, atletismo, bocha, ciclismo, goalball, natação e xadrez são destinadas a deficientes auditivos (DA), visuais (DV), físicos (DF) e intelectuais (DI).

Os Parajasc são promovidos pelo Governo de Santa Catarina por meio da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte, Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte) em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Regional e Prefeitura de Itajaí. Conta com o apoio da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) e das associações e federações dos deficientes físicos, intelectuais, auditivos e visuais de Santa Catarina.

Bancada do PT quer ampliar os recursos para as APAES

Um projeto de lei da bancada do PT sugerido pelo deputado estadual Pedro Uczai pretende dobrar, de 1% para 2%, os recursos do Fundosocial destinados para as Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAES) em Santa Catarina. Considerando o repasse feito a essas entidades em 2009, o montante pode chegar a R$ 24 milhões.

Para Uczai, esta é uma forma mais digna de investir os recursos do Fundosocial, que segundo ele é muito usado para fazer apadrinhamento e assistencialismo. “As APAES desenvolvem um processo educacional fundamental e estratégico para milhares de crianças e jovens, assegurando mais qualidade de vida, cidadania e inclusão social”, disse o deputado.

O anúncio do projeto foi feito em uma audiência pública que reuniu representantes das APAES de todo o estado, na Assembleia Legislativa. Eles pediram uma solução diante da mudança dos critérios adotados pelo governo do Estado para aplicar os recursos mensais vindos do Ministério da Saúde nas APAES do estado, o que estaria comprometendo o trabalho em muitas delas. Em Blumenau, por exemplo, a APAE local teve uma redução de R$ 88 mil para 15 mil no repasse mensal.

Um grupo de trabalho foi formado na audiência pública e irá rediscutir com a secretaria de Estado da Saúde novos critérios para a distribuição desses recursos. “Direito não se divide. Se mantém e se amplia. Por isso estamos juntos nesta luta para rever a distribuição dos recursos e vamos trabalhar para aprovar o projeto da nossa bancada que atende as 197 APAES do estado”, destacou Uczai.

Vagner Dalbosco

Assessoria de Comunicação

Seleção Feminina é convocada para período de treinamento


A Seleção Brasileira Feminina de Futsal foi convocada nesta terça-feira (22/6). O time ficará concentrado no Centro de Treinamentos Aécio de Borba Vasconcelos, em Caucaia, região metropolitana de Fortaleza (CE), onde realizará um período de treinos, que vai de 11 a 19 de julho.

O objetivo da comissão técnica é de reunir o elenco para observar as atletas e iniciar a preparação para a disputa de um torneio que deve ser realizado na Espanha, em dezembro. O técnico da Seleção Feminina, Vander Iacovino, chamou 16 jogadoras para este período de treinos, que pode ser incrementado com amistosos.

A lista divulgada tem como base o elenco que conquistou o título sul-americano, no ano passado, em Campinas (SP). Das 16 convocadas, doze estavam na campanha do tricampeonato continental da equipe verde-amarela.É uma base de atletas que mescla juventude e experiência em competições anteriores, comentou o supervisor de seleções da CBFS, Reinaldo Simões.

As novidades na lista, em relação ao Campeonato Sul-Americano do ano passado, são a goleira Bianca, a fixa Gabi, a ala Vanessa e a pivô Pri. Haveria mais uma cara nova na seleção, mas a pivô Cely, da UnoChapecó/NTozzo/Female, não poderá se apresentar por conta de uma lesão, por isso o grupo, que contaria com 17 jogadoras, será composto com uma atleta a menos.

Confira a lista de convocadas

Goleiras


Jozi Burela FSF (Espanha)
Néia Unopar/FEL/Sercomtel (PR)
Giga UnoChapecó/NTozzo/Female (SC)
Bianca Jaguaré/Palmeiras/Osasco (SP)

Fixos


Valéria UnoChapecó/NTozzo/Female (SC)
Taty Unesc/FME (SC)
Cilene Jaguaré/Palmeiras/Osasco (SP)
Gabi Unesc/FME (SC)

Alas

Neguinha Nacional Gás/Unifor (CE)
Fabi Jaguaré/Palmeiras/Osasco (SP)
Jessiquinha Jaguaré/Palmeiras/Osasco (SP)
Jéssika UnoChapecó/NTozzo/Female (SC)
Vanessa UnoChapecó/NTozzo/Female (SC)

Pivôs

Ju Delgado Femesala Elche (Espanha)
Lú Kindermann/UnC/Unimed (SC)
Priscila - Atlético Féminas Navalcarnero (Espanha)