A temporada 2008 foi encerrada nesta segunda-feira (29/12) pela Seleção Brasileira de Futsal. A vitória por 8 a 2, sobre o Paraguai, em Guarulhos (SP), marcou o final de um ano de bons resultados, com aproveitamento máximo em relação aos títulos disputados. O destaque, é claro, foi a conquista da Copa do Mundo de Futsal da Fifa, realizada em outubro, em Brasília (DF) e no Rio de Janeiro (RJ).
A recuperação da hegemonia mundial foi fruto de um trabalho planejado. A comissão técnica comandada por PC de Oliveira fecha o ano com 128 jogos realizados desde o dia 12 de junho de 2005, quando iniciou o trabalho com o time verde-amarelo. O retrospecto impressiona, com 124 triunfos, três empates e apenas uma derrota, só nesta temporada foram 47 partidas, com 45 vitórias e 2 empates.
Além da Copa do Mundo, vencida em uma final emocionante diante dos espanhóis, no dia 19 de outubro, o Brasil conquistou neste ano o KL World 5’s, na Malásia, o tetracampeonato do Grand Prix, em Fortaleza (CE), e a Copa América de Futsal, no Uruguai.
O técnico PC de Oliveira destaca a importância da retomada da hegemonia mundial. “Estamos fechando um ciclo em que ganhamos todos os campeonatos que disputamos. Com isto, cumprimos tudo o que foi planejado no início do trabalho, em 2005”, ressaltou o treinador.
Sobre a renovação da equipe, o comandante técnico tem a expectativa de que a transição seja feita de forma natural. “Os mais velhos precisam participar desta transição. Se eles estiverem junto aos mais jovens será bem mais fácil”, concluiu PC de Oliveira.
A temporada se encerra com outra marca expressiva. O ano, que marcou a conquista do hexacampeonato mundial, foi o qual a equipe mais jogou em toda sua história.