segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Na última reunião ordinária Ced aprova mudanças nos Jasc

 Agora o tênis, tênis de mesa, xadrez, vôlei de praia, judô e karatê e taekwondo passarão por etapa classificatória regional

     Na última reunião ordinária de 2010 do Conselho Estadual de Esporte (Ced) de Santa Catarina, realizada nesta segunda-feira, dia 6, os conselheiros aprovaram mudanças apresentadas pela Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte) para serem aplicadas a partir de 2011 nos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc). As mudanças atendem a pedidos de dirigentes representantes de municípios O taekwondo passa a fazer parte oficialmente da competição depois dos trâmites legais de ser modalidade de apresentação e provisória. 
 
       Este esporte, juntamente com o tênis, tênis de mesa, xadrez, vôlei de praia, judô e karatê  serão modalidades que irão passar pela etapa classificatória regional.  Antes estas modalidades entravam direto na etapa estadual dos Jasc. “Agora esses esportes chegarão na fase final dos Jasc mais qualificados, pois terão passado por uma classificatória”, prevê Pedro Lopes, presidente da Fesporte.      
 
      Outra novidade é que em 2011 será reeditado o Troféu Governador do Estado que servirá como uma seletiva do atletismo para os Jogos Abertos. O Troféu definirá os 16 melhores índices de cada prova do atletismo que disputarão a fase estadual dos Jasc. .  Na reunião do Ced o calendário de eventos da Fesporte também foi aprovado. A principal novidade é a reedição dos Jogos Indígenas de Santa Catarina, em novembro, que foram realizados pela última vez nos anos de 2001 e 2002.

            As mudanças aprovadas nesta segunda-feira se juntam a outras aprovadas no dia 17 de novembro: para a Olimpíada Estudantil Catarinense (Olesc), a faixa etária passa a ser de 13 a 16 anos. Antes as idades eram de 14 a 17 anos. Para os Joguinhos Abertos de Santa Catarina serão admitidos atletas de 15 a 18 anos. Em 2010 as idades permitidas eram de 14 a 19 anos. O regulamento dos Jasc permitirá que o atleta tenha pelo menos 15 anos para participar do evento. Antes a idade mínima era de 16 anos.

    Troféu Guga Kuerten e comenda do Mérito Esportivo

       Nesta segunda-feira dia, dia 6, os conselheiros do Ced voltam a se reunir partir 19h30, no Lira Tênis Clube, em Florianópolis para a festa da entrega da Comenda do Mérito Esportivo organizado pela entidade em parceria com Governo de Santa Catarina. Serão agraciados: Edmar de Oliveira Pinto (ex-atleta) Ivan Ranzolin (ex atleta do basquete);Lauro Holzapfel (ex atleta de atletismo) Paulo Coutinho (radialista,) Pedro Paulo Machado (jornalista esportivo). Outro agraciado com a comenda é o clube Lira Tênis Clube.

          Além da Comenda do Mérito Esportivo o Lira Tênis Clube será palco, na mesma noite, da entrega do Troféu Gustavo Kuerten de Excelência no Esporte. Os agraciados são: Melhor atleta: Bruno Fontes (atleta olímpico e tricampeão brasileiro de vela); Atleta revelação: Tamiris de Liz (do atletismo de Joinville, revelação da última edição dos Jogos Abertos de Santa Catarina - Jasc) ; Melhor entidade: Associação Corville, de Joinville – entidade de atletismo; Melhor Técnico: Márcio Goiano ( do Figueirense) e Melhor para-atleta: Júlia Weiss (de Florianópolis, que se destacou nos últimos Parajasc). Todos foram escolhidos por internautas e tiveram seus nomes referendados pelos integrantes do Ced.

      Antonio Prado
      Fesporte – Assessoria de Comunicação

SC já soma 19 medalhas nas Olimpíadas Escolares

Atletismo e natação lideram as conquistas

Os atletas que representam Santa Catarina nas competições individuais das Olimpíadas Escolares Brasileiras já acumulam um total de 18 medalhas sendo sete de ouro, três de prata e nove de bronze. Atletismo e natação foram os que obtiveram os melhores resultados em dois dias de disputas. As provas individuais se encerram nesta segunda-feira em Goiânia.

Os destaques até agora, são as medalhas de ouro de Tamiris de Liz, nos 100m rasos; de Gabriela de Lima no salto triplo com novo recorde para a competição e ainda o de Laurindo Neto, nos 3 mil também com recorde da prova.

Já na natação, Djenyfer Arnold e Helena Gschwendtner também ganharam ouro nas suas provas, respectivamente 200m medley e 50m costa. Ainda o revezamento 4x50m masculino foi ouro derrubando o melhor tempo da prova.

No judô, o único ouro até agora foi para a Nikelly Rossi na categoria meio-pesado. Já

nas demais competições que SC tem representantes, existem expectativas de medalhas nas competições de ginástica rítmica e tênis de mesa.

No xadrez, já foram disputadas quatro rodadas e Leonardo de Souza Sampaio de São Bento tem poucas chances de brigar pela medalha de bronze faltando apenas a uma rodada para o encerramento da disputa. No feminino, Amanda Dull de Florianópolis está com 3 pontos e pode tentar o bronze nesta segunda, dia 6.

No taekwondo restam as lutas da categoria pesado masculino e feminino que têm como representantes Mateus Rodrigues e Anne Sturmer, ambos de Criciúma. Já no judô a segunda-feira será de competições por equipes. A única medalha do domingo no judô foi um bronze de William Pereira de Itajaí na categoria leve.

Cláudia Sanz