quarta-feira, 5 de maio de 2010

CED aprova mudanças nas idades e Fesporte reabre inscrições para eventos

Participantes de competições como Olesc, Joguinhos e Jasc poderão se inscrever até dia 11

O Conselho Estadual de Esportes realizou na manhã desta terça-feira, em Florianópolis, uma reunião ordinária, a pedidos das federações esportivas, para decidir sobre alterações nas idades das competições. Por unanimidade os 21 membros do CED aprovaram as mudanças e com isso a Fesporte reabrirá o prazo de inscrições para os Joguinhos, Olesc e Jogos Abertos até o dia 11 de maio.

Os nascidos entre 1997 a 1993 estão aptos da participarem da Olesc, bem como os nascidos entre 1996 a 1991 poderão se inscrever para os Joguinhos. Ainda os Jogos Abertos estarão liberados para participações a partir dos 15 anos, ou seja, aos nascidos até 1995.

O presidente da Fesporte, Pedro Lopes, e também secretário do CED, disse que as alterações foram ao encontro do que as federações e municípios buscavam. “Essas entidades são parceiras da Fesporte nos eventos e não podemos de deixar escutar os pedidos, analisá-los e encaminhar da melhor forma possível”, avaliou o presidente.

Como o prazo para as inscrições haviam sido encerrado no dia 28 de abril, a Fesporte, estará reabrindo novamente este prazo, até o dia 11 de maio. “Certamente teremos um acréscimo no número de participantes, principalmente em relação aos Joguinhos”, lembrou a diretora de esportes Lílian de Fátima Pinto.

Na última reunião ordinária do CED em 2009, realizada dia 24 de novembro, o conselho havia discutido e aprovado mudanças para 2010, sendo que a Olesc passaria a ter atletas nascidos entre 1993 e 1995; os Joguinhos Abertos para os nascidos entre 1991 e 1993 e por último, os Jogos Abertos para os nascidos até 1993. Modalidades como xadrez, tênis, natação, ginástica artística e ginástica rítmica eram as mais afetadas.

Com informações assessoria de comunicação Fesporte

Malwee vence Minas e assume liderança isolada

Deu Malwee/Cimed no confronto entre os líderes da Liga Futsal 2010. Nesta terça-feira (4/5), na Arena Jaraguá, em Jaraguá do Sul (SC), o time catarinense venceu o V&M Minas por 4 a 1 e assumiu a liderança isolada do torneio, com 14 pontos. Já os mineiros, com a derrota, caíram para a sétima posição, com onze pontos.

Neste sábado (8/5), as equipes já têm novo compromisso pela Liga Futsal. Às 11 horas, o Minas tenta a recuperação no torneio contra o Anápolis Futsal Superbolla, em Belo Horizonte (MG). Mais tarde, às 20h30, a Malwee defende a liderança da competição contra o São Paulo/Bebedouro/Construban, no interior paulista.

O jogo

A Malwee buscou o gol desde os primeiros minutos. O ala Falcão levava perigo com os chutes de longa distância, mas foi Rafa, aos 8min01, que abriu o placar para os catarinenses. Dois minutos depois, Dian recebeu passe e só deslocou o goleiro para ampliar a vantagem.

Melhor na partida, a Malwee continuou a criar boas chances. Aos 14min14, Falcão acertou chute forte e marcou o terceiro. Em desvantagem, os mineiros utilizaram o goleiro linha para pressionar e, aos 17min40, diminuíram com um gol de Dieguinho. No entanto, menos de um minuto depois, Lucas marcou mais um para os catarinenses e fechou o placar da primeira etapa em 4 a 1.

Mais cadenciada, a Malwee valorizou a posse de bola no início da segunda etapa. De tanto trocar passes, goleiro Tiago achou Falcão livre e o ala só esperou a saída do goleiro para finalizar e marcar o quinto gol dos catarinenses. No fim, de tanto pressionar, o Minas diminuiu com Rafael, mas o placar ficou mesmo 5 a 2.

Após o jogo, o técnico do time catarinense elogiou a atuação da equipe. “A equipe foi muito bem porque sabia que tinha que marcar uma equipe leve e rápida. Quebramos essa velocidade e o premio foi essa vitória espetacular”, analisou.

Krona vence e está em quarto

A Krona/Joinville/Dalponte conseguiu mais uma vitória na Liga Futsal 2010. Nesta terça-feira (4/5), no ginásio da Univille, em Joinville (SC), os catarinenses derrotaram a Assoeva/Kofram/Unisc (RS) por 3 a 2 e chegaram aos doze pontos na tabela, assumindo a quarta posição. Por outro lado, o time gaúcho continua com sete pontos e, no momento, ocupa a décima quarta posição.

A partida começou movimentada, principalmente por causa da pressão da equipe joinvillense. Logo ao 1min56, Rubinho acertou chute forte e abriu o placar para a Krona. Em seguida, o time da casa teve chances, mas não conseguiu aumentar a vantagem no marcador.

Aos poucos, a Assoeva conseguiu sair para o jogo, mas, sem criar chances, não oferecia perigo real para a Krona. No entanto, aos 6min28, Markinhos aproveitou falha do goleiro Quinzinho e empatou a partida.

O empate no placar refletia a igualdade das duas equipes em quadra, pois as duas alternavam momentos de pressão. Só que, aos 15min38, os gaúchos viraram o placar. Em falta perto da área, Ceko chutou colocado e pôs os gaúchos na frente. Porém, antes do final do primeiro tempo, a Krona conseguiu o empate quando, aos 18min31, Thales acertou chute de longe e fechou o placar da primeira etapa em 2 a 2.

Na segunda etapa, a partida foi mais equilibrada, mas a Krona conseguiu criar melhores chances do que a Assoeva. No entanto, o gol só saiu aos 32min45, quando Humberto aproveitou cruzamento para virar novamente a partida.

Após sofrer a virada, a Assoeva tentou pressionar, mas não conseguiu empatar. Melhor para a o Krona, que comemorou a vitória e a vice-liderança da Liga. “Fomos um pouco abaixo do que podemos, mas o importante é que a vitória veio”, resumiu o técnico do time joinvillense, Paulo Cardoso.

No próximo sábado (8/5), às 17 horas, a Krona enfrenta o Poker/PEC, no ginásio da UCP, em Petrópolis (RJ). Já a Assoeva só volta a atuar pela Liga na próxima terça-feira (11/5), em Umuarama (PR), às 20h15, contra o Zaeli/Gazin/Penalty.

Unisul vira, mas Corinthians busca o empate em Tubarão

Em uma partida movimentada, Unisul/Seguridade e S Caetano/CorinthiansUnip ficaram no empate em 2 a 2, em confronto ocorrido na noite desta terça-feira (4/5) no ginásio Salgadão, em Tubarão,sul do estado. Com o resultado, catarinenses e paulistas somaram um ponto cada. A Unisul foi aos cinco pontos e está em décimo oitavo. Já o Corinthians está com dez pontos e está na décima posição.

No primeiro tempo o clube paulista marcou muito bem e não deixou que a Unisul tivesse liberdade para criação de jogadas. Com isso as possibilidades de gol do lado catarinense tiveram uma sensível queda. E o Corinthians soube se aproveitar para chegar ao primeiro gol anotado por Keké, vantagem que foi levada para o intervalo.

Na segunda etapa a Unisul voltou mais ofensiva e passou a pressionar o clube paulista. Depois de algumas oportunidades desperdiçadas os catarinenses empataram o confronto em finalização de Menegaz. Ele recebeu passe e bateu forte, contando com um desvio na defesa corintiana para marcar.

Na sequência a Unisul quase chegou à virada. Murilo recebeu passe de Deives e bateu colocado, carimbando a trave adversária. A Unisul era melhor e depois de muito tentar, chegou à virada. Ariel fez jogada pela esquerda e cruzou para Acco, que finalizou bem marcando o segundo tento catarinense. Mas no final o Corinthians pressionou e buscou o empate com Douglinhas, em boa finalização.

Menegaz, autor do primeiro gol do time da Unisul, lamentou o empate. “O Corinthians tem um time muito forte, e sabíamos que seria assim. Conseguimos a virada em um certo momento de jogo, mas infelizmente não conseguimos chegar ao resultado positivo, embora tenhamos jogado bem nessa partida”, disse.

Florianópolis goleia a Cortiana em casa

O Florianopolis FutSal conquistou uma importante vitória na noite desta terça-feira (4/5) ao vencer a Cortiana/AFF pelo placar de 5 a 1, em partida realizada no ginásio do Sest/Senat, em Florianópolis, capital catarinense. Com o triunfo o Florianópolis chegou aos doze pontos ganhos, ficando na terceira colocação. A Cortiana, por sua vez, se manteve com sete pontos e está em décimo quinto.

O Florianópolis começou com muito afinco no início da partida e Danilo salvou a equipe da Cortiana ao menos em três oportunidades, com defesas incríveis em finalizações catarinenses. A Cortiana buscava a resposta nos contra ataques, porém não encontrava sucesso em suas investidas ofensivas.

Durante o decorrer da primeira etapa que terminou sem gols, as chances surgiram, mas apenas uma acabou sendo de perigo real para a Cortiana. E foi quando Vini recebeu de costas para o gol adversário, girou e bateu forte, acertando o pé da trave da meta defendida pelo goleiro Danilo.

Ricardinho, da Cortiana, elogiou a atuação de sua equipe no primeiro tempo. “Estamos bem, compactos em quadra. É normal termos sofrido alguma pressão do Florianópolis e seguramos muito bem. Agora é manter a posse de bola e buscar o ataque”, disse o atleta.

Na segunda etapa o time da casa passou a pressionar muito até chegar ao seu gol. Hiltinho recebeu passe e contou com dois escorregões de defensores gaúchos para ficar livre de marcação e vencer o goleiro Danilo, que não pôde realizar a defesa.

A Cortiana não se assustou com o gol e passou a pressionar, chegando ao empate depois de bela jogada tramada no ataque. Depois do cruzamento pela esquerda, Indio escorou de cabeça e serviu o rápido Ricardinho, que chegava livre pelo meio. Ele bateu com convicção e igualou o placar em Florianópolis.

No final os catarinenses chegaram ao segundo gol com Hugo, em bela finalização. Hugo ainda marcou mais uma vez em cobrança de falta que contou com desvio em um jogador do clube gaúcho antes de entrar. Nos últimos minutos Duda e Márcio ainda marcariam para os catarinenses.

Nova pizza com os mesmos ingredientes

Por:Mário Medaglia


Delfim não deu chance nem para Pedro Lopes, representante do Governador (foto Marco Luiz Gonzaga)


As próximas atrações estão batendo à porta do torcedor catarinense. A Copa Santa Catarina, para ocupar os desocupados e outros nem tanto, começou com o Criciúma e Brusque. No final de semana chega o Campeonato Brasileiro para Avaí e Figueirense.

Enquanto isso tratemos das estripulias de Delfim & Cia, na sede da Federação, chamada indevidamente de “a casa do futebol”, graças ao chefe maior, cuja demonstração de pavonice explícita domingo na Ressacada não deu chance nem para o representante do Governador, presidente da Fesporte e membro do Conselho Estadual de Desportos, Pedro Lopes. O homem ficou escondido no palco da premiação (de óculos, à esquerda na foto), enquanto Delfim Peixoto, vestindo uma calça jeans velha e surrada, camisa aberta, aquela correntinha aparecendo pendurada no peito, distribuía medalhas a vencedores e vencidos.

Identificado mais uma vez o Castor de Andrade do futebol catarinense, vamos aos fatos. A virada de mesa para trazer de volta a Chapecoense à primeira divisão está pronta e nas mãos dos auditores Tribunal de Justiça. A desfaçatez do presidente da FCF e seus auxiliares mais diretos, incluindo o vice jurídico, Rodrigo Capela, não tem limites. O vale tudo inclui, em primeiro lugar, desrespeito á legislação e, na sequência, mentiras, muitas mentiras.

Dizer que o regulamento é omisso é uma delas. Como é que um rebaixado para a segunda divisão, no caso a Chapecoense, pode voltar à divisão principal com uma simples canetada, sem disputar o acesso? A lei, interpretada corretamente, e não convenientemente, é muito clara. Mas faz tempo que esta armação ganhou cara (Delfim) e corpo (Federação), na verdade desde que o representante do Oeste se viu ameaçado de rebaixamento.

Outro dia encontrei um amigo, membro do TJD, indignado com as críticas da imprensa pelas últimas decisões daquele colegiado. Prometia ele, por exemplo, que os incidentes do clássico mereceriam apreciação diferente pelo Pleno do Tribunal, ao contrário do que aconteceu em uma de suas câmaras disciplinares, onde todos foram perdoados. Nada disso aconteceu, comprovando a correção dos comentários críticos e das manchetes de jornais. As punições foram brandas, na contra mão da gravidade dos incidentes. Sobrou para os coitados dos gandulas, a parte mais fraca nesse episódio, enquanto o Avaí, que arrumara um “laranja” para a autoria do foguete em campo, recebeu punição branda, bem como outros personagens envolvidos.

Assim sendo, como vão dizer que o tribunal não pune ninguém? Ridículo, pra não chamar de outra coisa mais séria. Um dia acreditei que a garotada que tomara conta do judiciário esportivo, daria um jeito nas velhas raposas daquela instituição. Na parte que me toca, dependendo do que acontecer em relação a essa receita para pizza oestina, darei nomes aos bois. Ou melhor, aos pizzaiolos de Balneário Camboriú.