segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Pecos assume presidência da Fesporte

Adalir Pecos Borsatti já Presidente da Fesporte é nosso conterrâneo aqui do meio oeste.
Em cerimônia realizada na tarde da segunda-feira (10), Adalir Pecos Borsatti foi empossado como presidente da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte). A solenidade, ocorrida na sede da entidade, contou com a presença do secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte (SOL), Cesar Souza Junior; do deputado Gilmar Knaesel, representando a Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina; do presidente da Santur, Valdir Walendowsky, além de outras autoridades, representantes de federações, atletas e dirigentes esportivos.
 
Pecos retoma o comando da Fesporte após 17 anos, quando fundou a entidade e exerceu o cargo de primeiro diretor geral, em 1993. Uma de suas principais propostas de trabalho será a integração das áreas da SOL, da Fesporte, do Conselho Estadual de Esporte, das Secretarias de Desenvolvimento Regionais, das universidades, das federações, do Tribunal de Justiça Desportiva, do Conselho Regional de Educação Física, dos municípios e das federações, além das secretarias de Estado de Educação, Saúde, Segurança Pública e Assistência Social. “Vou me esforçar o tempo todo para trabalharmos juntos. Pretendemos fazer uma gestão inovadora, fortalecer as áreas de comunicação e marketing, dar ênfase aos projetos sociais, investir na capacitação profissional e realizar boas parcerias”, disse o novo presidente da Fesporte. 
 
O secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Cesar Souza Junior, destacou a necessidade de apoiar o esporte de rendimento, auxiliar na formação de atletas que possam representar Santa Catarina e o Brasil nas Olimpíadas de 2016, que serão realizadas no Rio de Janeiro, mas também tornar o esporte um fator de inclusão social e prevenção à criminalidade e às drogas. “O esporte catarinense tem um modelo reconhecido como eficaz e eficiente. Esta gestão vai dar sequência às boas ações realizadas anteriormente. Precisamos gerar ainda mais sinergia entre a secretaria e a Fesporte, por isso vamos trabalhar com um planejamento estratégico específico para a área esportiva”, enfatizou.

Adalir Pecos Borsatti, 62 anos, é natural da cidade de Ipira, localizada no Meio-Oeste catarinense. Graduado em Educação Física pela Universidade Regional de Joinville (SC), em 1976, e pós-graduado em Gestão para Qualidade na Administração Esportiva, pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC. 
 
Participou como atleta em 16 edições dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc), tendo iniciado em 1968, em Mafra, na prova arremesso de disco. Competiu em cinco modalidades diferentes: basquetebol, handebol, punhobol, atletismo e voleibol. Nestas duas últimas, obteve o maior número de conquistas, mais de 70 medalhas entre ouro, prata e bronze.
 
Como dirigente esportivo, iniciou seus trabalhos como diretor de Esportes da Comissão Municipal de Esportes de Concórdia (SC) em 1977. Foi membro do Conselho Regional de Desportos e do Conselho de Representantes dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc) no período de 1979 a 1989 e seu presidente em 1991/92. Em 1993, fundou a Fesporte e foi o primeiro diretor geral da entidade. Pecos foi coordenador do projeto de criação do Conselho Estadual de Esporte (CED) e do evento "Moleque Bom de Bola", na modalidade de futebol escolar. Presidiu o Conselho Estadual de Esporte em 1993/1994 e 1999/2000 e atuou como conselheiro em 1996/1997, 2001/2002, 2003/2004 e 2007/2008. Também foi presidente da União de Instituições do Esporte, Educação Física e Lazer de Santa Catarina (Unesporte). 
 
Pecos integra o Conselho Regional de Educação Física de Santa Catarina e atua como professor dos cursos de graduação de Educação Física e Esporte da Unisul (atualmente licenciado) e de pós-graduação da Universidade Gama Filho, no Rio de Janeiro, e da Central de Cursos, em São Paulo. Preside ainda o Conselho Fiscal da Associação Brasileira de Gestão do Esporte (Abragesp).
 

Ludmilla Gadotti
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte

Brasil é convocado para amistosos na Rússia

O calendário 2011 para a Seleção Brasileira de futsal será aberto com dois amistosos na Rússia. A equipe foi convocada para a disputa destes jogos na segunda quinzena do mês de janeiro de 2011 diante dos russos. Os confrontos ocorrerão nas cidades de Ekaterimburgo, no dia de hoje, 17 e Tyumen, no dia 19.

O técnico Marcos Sorato anunciou o nome dos convocados na tarde da quinta-feira (6/1). A lista, em sua maioria, conta com atletas que estão atuando em território europeu. O único nome a atuar no Brasil é o do fixo Neto, que recentemente se transferiu para o Santos/Cortiana que montou sua equipe neste ano.

Outro nome de destaque da equipe brasileira é o pivô Lukaian, que teve sua última convocação para o time brasileiro ocorrida no mês de junho no ano passado. Depois disso, ele sofreu uma séria lesão e não mais havia sido chamado pelo técnico Marcos Sorato, embora tenha estado com o grupo brasileiro no Grand Prix 2010, realizando tratamento fisioterápico.

Mas a principal novidade no time brasileiro é o retorno de um campeão mundial ao elenco. O pivô Betão, que não era convocado desde março de 2009, foi chamado pelo técnico Marcos Sorato pela primeira vez, desde que assumiu o comando do selecionado nacional. Betão atualmente atua na Espanha, na equipe do Inter Movistar.

“Iniciaremos um ano fundamental. Entramos em um período importante para a preparação da Seleção Brasileira para a Copa do Mundo de Futsal de 2012”, destacou o supervisor de seleções da CBFS, Reinaldo Simões, fazendo referência ao próximo mundial, que será realizado na Tailândia, no ano que vem.

Confira a lista de convocados para os amistosos na Rússia
Goleiros:

Cidão - Caja Segovia (Espanha)
Tiago - TTG Ugra/Gazpron (Rússia)

Fixos
Neto - Santos/Cortiana (SP)
Rafael - Xacobeo Lobelle Santiago (Espanha)

Alas
Fernandinho - Dínamo Moscou (Rússia)
Vinícius - El Pozo Múrcia (Espanha)
Xuxa - Tyumen (Rússia)
Gabriel - Inter Movistar (Espanha)
Igor - Barcelona (Espanha)

Pivôs
Wilde - Barcelona (Espanha)
Betão - Inter Movistar (Espanha)
Lukaian - TTG Ugra/Gazpron (Rússia)

Primeiros representantes nordestinos inscritos no 3º Transcatarina


Mais de cem equipes já se inscreveram em uma das maiores provas de rali de regularidade do país. O Trans­catarina 2011 tem pouco mais de vinte vagas disponíveis e as inscrições são limitadas. Vendo o sucesso do evento e a grande procura, mais uma dupla de longe se garantiu na terceira edição do rali catarinense. Desta vez, piloto e navegador virão de Luís Eduardo Magalhães, no oeste da Bahia. Até agora, representantes de oito estados brasileiros estarão no 3º Transcatarina.

Os desafios para quem está chegando agora ao rali catarinense parecem ser ainda maiores. Além de terem de enfrentar mais de 2.100 quilômetros para a largada em Fraiburgo, no dia 13 de julho, Tarlis Sabadin e Luís André tem que se preparar para tudo, da logística da equipe aos desafios das trilhas: “Estamos ansiosos! Já estamos nos programando, vendo hotéis, tudo certinho, pois sairemos de bem longe. Mas nosso maior desafio será enfrentar pisos diferentes do que estamos acostumados. Pelo que vi nos DVD’s das edições anteriores, tem muito barro e aqui em cima a região é de cerrado. Competimos há quatro anos, mas mesmo assim prefe­rimos ir na Junior devido às dificuldades do solo”, conta o piloto Tarlis.


Mesmo sabendo que o 3º Transcatarina pode trazer uma surpresa diferente a cada dia, a dupla baiana está disposta: “Nosso maior desafio será manter o equipamento aferido em razão do piso. Aqui na Bahia, as trilhas são arenosas e em terrenos planos, ou seja, o oposto de Santa Catarina, com declives e barro. Dá muita ansi­edade pelo tamanho do evento e da prova, mas temos experiência em ralis de regularidade, como a Motors­ports e Transparaná. A maior expectativa é a chuva, pra deixar o terreno bem molhado”, comenta o navegador Luís.

O 3º Transcatarina será entre os dias 13 a 16 de julho, largando da região serrana do estado e chegando ao litoral, percorrendo cerca de 800 quilômetros de trechos cronometrados.

Balneário Camboriú mais uma vez sediará a chegada

A chegada do Transcatarina sempre é marcada por muita festa na orla da praia de Balneário Camboriú e em 2011 a comemoração não será diferente. Mais uma vez, a cidade litorânea, uma das maiores do estado, rece­berá as 150 duplas de todo o país para as confraternizações finais. A SC Racing, organizadora do Transcatari­na, contará novamente com o apoio da prefeitura de Balneário Camboriú e com a Fundação Municipal de Es­portes (FME).

Desde a primeira edição, finalizar o rali na cidade sempre trouxe boas expectativas aos apoiadores locais, principalmente pelo esporte incentivar os moradores: “Para Balneário Camboriú o evento se revelou uma grata surpresa. Desde o primeiro momento que apoiamos o Transcatarina, nossa expectativa sempre foi positiva e ela se concretizou. O rali causa uma mudança no hábito da cidade. Balneário Camboriú é uma referência para todas as modalidades esportivas. As pessoas que assistem a chegada do evento veem o que é o estilo off ro­ad e como ele faz parte daqui”, afirma Sandro Bernardoni, superintendente da Fundação Municipal de Espor­tes.

As inscrições para o 3º Transcatarina continuam abertas e as vagas são limitadas. As taxas para as categori­as Super Master, Graduado, Jeep e Junior sofreram alterações previstas para o início do ano. Somente os va­lores de inscrição das categorias Turismo Light e Turismo Adventure ainda são os mesmos do ano passado. As condições de pagamento e demais informações podem ser obtidas no site www.transcatarina.com.br.


O Transcatarina 2011 tem o patrocínio: Ensimec, Hotel Renar e Trilha SC Troller.

Apoio: Prefeitura de Balneário Camboriú, Prefeitura de Lages, Prefeitura de Rio do Sul, Prefeitura de Fraibur­go, Prefeitura de Atalanta, Prefeitura de Apiúna, Prefeitura de São Cristovão do Sul, Lave Bem Lavanderia, Recanto das Águas Hotel e Spa, Grafimax, Revista Planeta Off Road, Licia, Blukit, Posto Brasília/Ipiranga, Ati­va Comunicação, ATF Embreagens e Astra Embreagens.

Realização SC Racing em parceria com o Jeep Clube de Blumenau.


Por: Caroline de Paula / AcelerAção Assessoria de Imprensa