quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Oliza oque esperar para a próxima edição?

Bem depois de alguns dias, do fim da oliza,vamos fazer alguma reflexões hoje aqui para ver o que poderemos esperar para a próxima edição desta importante competição.

Fraiburgo sempre foi envolvida com competições,sendo sem dúvida nenhuma umas das cidades que mais realiza competições em nossa região, isto com credibilidade respaldo dos participantes e atenção da imprensa em geral com rádios,jornais impressos, portais da Internet e agora por último dos blogs também.

E com toda está exposição a mídia está trazendo alguns beneficios e junto é claro malefícios.Os beneficios são o retorno para as empresas que patrocinam as competições e nas equipes, só que aliado a está exposição expomos nossas falhas, oque é natural pois, nem toda competição vai ser perfeita do inicio ao fim,mais também não siguinifica que está utopia não possa ser buscada e alcançada.Tudo é um processo e precisamos do tempo para podermos alcançar e concretizar todos os processo que estivermos dispostos a concretizar é claro.


Nosso último exemplo foi a Oliza/Rádio Fraiburgo?

Que já começo me perguntando porque Oliza/Rádio Fraiburgo,sabendo que do inicio ao fim da competição não teve uma única partida transmitida por está rádio?Dai poderíamos imaginar,o nome está agregado,porque pagará a premiação,mais na noite das finais todos nós que estivemos nas dependências do ginásio do Gonçalves dias vimos o empresário Emerson Zabloski sozinho pagar as equipes campeãs e vices colocadas?Ou seja será que o nome da rádio foi meramente político?Como diz a propaganda do canal Futura que é das Organizações Globo,não são as respostas que movem o mundo e sim as perguntas,mais não para por ai.

No inicio da competição o Ginásio do Gonçalves dias estava impraticável para, qualquer modalidade, por causa de um erro por parte da direção do colégio quando para as formaturas do fim do ano letivo de 2009,passaram cera na quadra e pior a lustraram ainda, isso é claro a direção do colégio não sabia que não poderiam passar cera na quadra,afinal 2009 foi o primeiro ano de ginásio naquele colégio que esperou tanto para poder beneficiar mais ainda seus alunos,com a pratica da atividade fisica.

Mais a organização da competição não poderia ter visto que a quadra não tinha condições de jogos antes dos mesmos ocorrerem?Um exemplo,em um domingo de chuva todos os jogos da tarde tiveram de ser transferidos para o Gin Mun do Jardim América,motivo ninguém parava de pé na quadra do Gonçalves.Depois de tanta limpeza com um produto especial para tirar a cera,choveram elogios a quadra do Gonçalves dias que realmente sem cera nela é muito boa mesmo, e a estrutura do ginásio também não deixa nada a desejar,banheiros modernos espaçosos, dos dois lados da quadra,espaço de cantina várias saídas de emergência,faltando apenas melhoras as cercas de proteção das laterais que as que estão são muito fracas e melhorar o acesso aos deficientes físicos que deixa muito a desejar.

Ai vieram as tabelas,que por mais um ano e por várias veses saíram erradas,e por mais que se concerte as mesmas, o dirigente já ficou chateado, se ele ia jogar numa tabela e ja tinha avisado toda a sua equipe e depois na outra já não ia jogar mais, pior ainda quando os participantes são de outra cidade dependem do transporte das prefeituras transporte que todos nós sabemos que tem que fazer,o pedido com antecedência,e por causa desta antencedência não conseguem vir jogar?

E quando vem.Vemos ginásios de casa cheia oque é dez,e de segurança zero,quando se ah equipes indisciplinadas,ou atletas indisciplinados como houve nesta Oliza é de extrema necessidade a segurança dentro e fora do ginásio,mais isso mais uma vez não houve,pouquissimas veses tivemos a presença do Pm,e sempre que ia era por pouco tempo,oque é natural dado a insegurança que paira sobre a cidade de Fraiburgo,tanto que no último final de semana ,foi um doa mais perigosos da história de nossa cidade com ocorrências de tudo quanto é tipo.Então se a Pm está com muito serviço e não pode ficar o tempo todo no ginásio,que se busque para a próxima edição ao menos dois seguranças para cada ginásio,que por mais que sempre tenha a turma do deixa disso,também sempre tem a turma do ''eu quero bater''.

Na arbitragem,vivemos hoje um dos piores momentos da história de nossa arbitragem que já foi considerada a melhor da região em outros bons tempos.Nas categorias de base um desastre total erros atrás de erros,e quando se questionava um árbitro,o que dizia ''é a regra'',ou muitas veses pior do que isso eram grossos,estúpidos e mesmo sabendo que estavam errados achavam que tinham razão,tanto que dou como exemplo em uma partida de um sub 15 masc,teve treinador que levou cartão amarelo!Quando todos nós sabemos que tem que pedir ao mesmo que se retire da quadra e não se aplicar cartão.

No adulto se não é o Itamar ''diabinho'',Ademir Torri,André''Arroio Trinta e Roberto Rivelino,não tinha árbitro em condições de tocar partida alguma.Até é de surpreender como o ''diabinho'', mesmo estando acima do peso,apita muito mais do que árbitro ''saradão'' ai,gente o homem tem olhos de águia que mesmo em alguns lances não estando em cima do mesmo apitava com precisão e o melhor com certeza do que estava fazendo para não deixar dúvidas a ninguém.

Para finalizar é de extrema importância termos uma competição como está em nossa cidade e essas não são criticas e sim constatações,mais se alguém considerar como criticas,terá de perceber que são construtivas.Tem que se melhorar as tabelas,organização,ter na próxima edição um regulamento e cumpri-lo,não fazer a moda antiga de quem pagou levou.Dar mais segurança aos jogadores e também a torcida que vai aos ginásios para prestigiar e não para brigar nem apanhar.Na arbitragem hoje a liga que existe em Fraiburgo tem que qualificar os árbitros que ai estão e incentivar e entrada de novos também,para que não fique sempre os mesmos.E o principal tem que se preservar um empresário como Emerson Zabloski,patrocinador principal desta competição,e incentivar a outros que possam vir também,preservar também a um deputado como Cobalchini,que venho a nossa cidade já por várias veses e segundo o nosso prefeito Nelmar Pinz é o deputado por Fraiburgo.Enfin a Oliza 2010 foi um sucesso isso, não temos dúvida nenhuma agora tem de se manter este sucesso,buscar melhorias e tornar está competição referência em nossa região,assim como é a Olifray é hoje.

5ª Superliga,definidos os grupos da competição

A temporada 2010 do futsal do Brasil será aberta com a disputa da 5ª edição da Superliga. Como vem ocorrendo nos últimos anos, o torneio é a primeira competição do calendário de eventos da CBFS. A cidade de Betim, localizada na região metropolitana de Belo Horizonte (MG), abrigará o torneio, que está previsto para ocorrer entre os dias 2 e 7 do próximo mês. A tabela da competição foi divulgada no último sábado (6/2).

Oito clubes disputarão o direito de ser o primeiro time a levantar um troféu nacional na atual temporada. Além dos campeões das Ligas Regionais de 2009: Esmac/Ananindeua-PA (Norte); Fortaleza-CE (Nordeste); Fesurv/Rio Verde/Rinco-GO (Centro-Oeste); V&M Minas-MG (Sudeste); e Paraná/Vale Fértil-PR (Sul), e os primeiros colocados na Liga Futsal 2009:

Malwee/Cimed e o Zaeli/Gazin/Penalty – substituindo o Carlos Barbosa (atual campeã da Liga Futsal, que pediu abriu mão de disputar a Superliga) –, o Betim, como sediante, completa a lista de participantes.

O destaque fica por conta do time catarinense. A Malwee, além de atual campeã, detém três dos quatro títulos disputados, até hoje, na Superliga. Os jaraguaenses esperam repetir o desempenho da temporada anterior e começar bem o ano, porém, a presença do Carlos Barbosa, que em 2009, além do título da Liga Futsal, conquistou a Taça Brasil de Clubes, eliminando a Malwee na primeira fase, pode ser um entrave.

Os mineiros prometem força. Além da V&M Minas, que chegou às quartas-de-final da Liga Futsal do ano passado e venceu a Liga Sudeste com 100% de aproveitamento, o Betim, espera contar com o apoio de sua torcida para tentar surpreender e desbancar os favoritos. Já Esmac, Fortaleza, Fesurv e Paraná vêm credenciados com as conquistas em suas respectivas regiões e tentam fazer história em Minas Gerais.

Grupos da 5 ª SuperligaGrupo A:Betim (MG)Malwee/Cimed (SC)Paraná/Vale Fértil (PR)Fortaleza (CE)

Grupo B: V&M Minas (MG)Zaeli/Gazin/Penalty (PR)Fesurv/Rio Verde/Rinco (GO)Esmac/Ananindeua (PA)


Fonte: www.futsaldobrasil.com.br