sábado, 2 de maio de 2009

Decisão

Neste domingo acontece a grande decisão do estadual catarinense. As 16 horas se enfrentam no Estádio da Ressacada, Avaí e Chapecoense. De um lado o Avaí, único representante catarinense na primeira divisão do campeonato brasileiro e de outro a mais nova integrante do campeonato brasileiro da série D, o verdão do oeste.

No primeiro jogo deu Chapecoense 3 a 1, no jogo de volta a equipe da capital precisa vencer por qualquer placar para levar o jogo para a prorrogação, onde terá vantagem do empate. Pela força e marcação, penso que a Chapecoense tem mais chance de conquistar o estadual, em contrapartida o Avaí joga em casa, com o apoio de sua grande torcida.

Apoio aliás que nos últimos jogos tem sido contestável, principalmente em relação ao meia Marquinhos, um dos grandes ícones da equipe. Marquinhos vem sendo massacrado pela torcida, que espera que ele seja o craque que foi na série B do ano passado. O atleta não está em excelente fase, mas, com certeza é um dos melhores jogadores do elenco avaíano, e que pode decidir o jogo neste domingo.

Independente FUTSAL uma equipe diferente e com princípios!

Tendo com data de início das atividades março de 2005, essa equipe é diferente em sua maneira de se organizar. No ano de sua fundação várias crianças e adolescentes foram deixados de lado por várias equipes do futsal fraiburguense, a justificativa era que os meninos eram pouco ou menos habilidosos (fato desmentido com a criação do Independente FUTSAL). Então todos foram acolhidos e a família Independente FUTSAL se formando, com a coordenação do educador físico Paulo Eduardo Gonçalves.

“Todos os atletas excluídos de outras equipes, foram sendo agrupados em nosso coletivo sempre com um objetivo em comum de se inserir na sociedade através do esporte. Porém, para isso ocorrer não necessariamente, eles (outrora excluídos) precisariam destilar em outras equipes e adversários o mesmo preconceito que tinham sofrido. Nas primeiras competições em relação ao placar do jogo, as outras equipes nos viam como saco de pancadas. Os atletas do Independente FUTSAL tratavam como mais um aprendizado, ou seja, mais um jogo e antes de qualquer coisa estava brincando e se divertindo com o esporte em nosso caso especifico o futsal” Comenta o coordenador técnico da equipe.

Sempre utilizando a competição como meio e nunca como a finalidade do trabalho, os meninos e comissão técnica do Independente FUTSAL trabalharam duro, nestes quatro anos de atividades. Em função do árduo trabalho, os resultados do ponto de vista de podium começaram a aparecer no ano passado. Conquistas tais como: Bicampeão do Inter Bairros de Fraiburgo, 3º Colocado no Municipal de FUTSAL, 3º Colocado na Olifrai entre outros. “Porém, quero destacar que a maior conquista foi socialmente falando, pegamos os atletas até então excluídos do esporte e os reinserimos na sociedade no aspecto esportivo, fazendo com que eles se sentissem igualmente valorizados como as demais crianças/adolescentes de sua faixa etária”. Concluiu o educador físico responsável pela equipe.

Hoje o Independente FUTSAL, tem duas equipes uma sub 15 e outra sub17 e trabalha com um grande grupo de amigos. A procura de atletas de outras equipes, para compor o Independente FUTSAL é muito grande, principalmente por atletas decepcionados pela opressão de treinadores que buscam os resultados acima de qualquer valor humano.

Três aspectos são fundamentais para a criança e adolescente tornar-se um integrante do Independente FUTSAL. São eles: Respeito acima de tudo e com todos. Sempre saudar companheiros (adversários, colegas e árbitros) indiferente do resultado do jogo e terceiro entender que o individuo é uma parte da sociedade.

Apesar das conquistas acima, as dificuldades continuam. As principais são: Falta de espaço para treinamento, falta de recursos financeiros para aquisição de uniforme e pagamento de taxa de inscrição nas competições. Os uniformes de jogo/treinamento, horários para treinamentos e demais despesas continuam sendo pagos pelos atletas e seus familiares. Para ter mais informações sobre o Independente FUTSAL, basta acessar a comunidade da equipe no orkut pelo endereço: http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=55253550. Ou pelo fone: (49) 9972 – 4822, com Paulo Eduardo Gonçalves o popular Tico-Tico.