sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Jasc iniciam nesta sexta-feira

Abertura oficial acontece no Sesi

A etapa Centro-Oeste dos Jogos Abertos de Santa Catarina inicia nesta sexta-feira, 23, em Caçador. Ao todo, serão mais de 1500 atletas, de 34 municípios, disputando 8 modalidades.

Caçador participará com 11 equipes nas modalidades de Basquete masculino, Bocha Rafa Vollo Masculino e Feminino, Bolão 16 Feminino, Bolão 23 Masculino, Futebol, Futsal Masculino, Handebol Masculino e Feminino e Voleibol Masculino e Feminino.

Segundo Boletim do Congresso Técnico, o município sede ficará de fora do Bolão 23 Feminino e Futsal Feminino.

O cerimonial de abertura acontece às 20h, no Ginásio do Sesi. Antes, pela manhã, abrindo a participação caçadorense, as equipes de Bocha Rafa Vollo entram em quadra às 9h45.

No masculino, o jogo acontece na Sociedade Caçadorense de Bochas contra Trombudo Central. Já as mulheres disputam contra Salto Veloso a partida no Clube 29 de Setembro.

Municípios participantes

Agrolândia
Agronômica
Água Doce
Alfredo Wagner
Arroio Trinta
Atalanta
Braço do Trombudo
Caçador
Calmon
Campos Novos
Capinzal
Curitibanos
Fraiburgo
Herval d’Oeste
Ituporanga
Joaçaba
Lages
Painel
Pinheiro Preto
Ponte Alta do Norte
Rio das Antas
Rio do Sul
Salete
Salto Veloso
Santa Cecília
São Cristóvão Sul
São José do Cerrito
Taió
Tangará
Treze Tilias
Trombudo Central
Vargem Bonita
Videira
Zortéa 

Tribunal de Justiça Desportiva

Acabou ontem o prazo para que a Federação Catarinense de Futebol de Salão instituísse um Tribunal de Justiça Desportiva. Alegando bom senso, o Supremo Tribunal de Justiça Desportiva aceitou rever a situação, embora o presidente reconheça que não tem notícia que um prazo tenha sido extrapolado, pelo menos nos 14 anos em que está à frente da instituição. Mas a primeira divisão continua paralisada.

O presidente do Supremo Tribunal de Justiça Desportiva de Futebol de Salão (STJDFS) da Confederação Brasileira, Carlos Tolstoi, declarou em 10 de outubro que a Federação Catarinense não poderia fazer convênio com a Fesporte para que o Tribunal de Justiça fosse restaurado. No entanto, na quarta-feira (21), em Fortaleza, o convênio foi aceito. "Não podia porque o Código Desportivo usado no Tribunal Estadual é diferente do Código Brasileiro da Justiça Desportiva", assegurou na ocasião. "Só que o convênio já diz que o código a ser utilizado será o da Justiça Desportiva Brasileira", defende-se o presidente do Supremo.
Tolstoi prefere não chamar de prazo, mas permitiu mais tempo para que o presidente da federação catarinense, João Carlos de Sousa, faça os ajustes. "Reconhecemos que há esforço para remodelar o tribunal, mas continua valendo a suspensão dos jogos da Primeira Divisão até que a coisa se resolva", replica. Ele disse ainda que a decisão do Supremo não significa que o desrespeito ao prazo não será examinado pela Procuradoria do Supremo, o que pode resultar em advertência e até na paralisação de todo o campeonato catarinense.
O procurador do STJD, Vitor Hugo de Freitas Leite, que anunciou que não toleraria perda de prazo, disse que se reuniria com o presidente e o vice do Tribunal de Justiça para ficar a par do que o presidente da entidade catarinense propôs e adiantou que se não ficar convencido irá tomar as providências. "Não participei da reunião justamente por causa do meu trabalho. Não quero ser precipitado e nem cometer erros, mas amanhã (hoje) darei uma posição", antecipa o procurador dando sinais que a situação pode ganhar um novo capítulo e que a Divisão Especial corre o risco de ser também paralisada.
Em se tratando da reunião em Fortaleza, Tolstoi confirmou que recebeu a documentação da federação catarinense. "Recebemos a visita do intermediador Mário César Bertoncini para solucionar o embróglio do futsal catarinense. Fizemos as colocações de que aquele convênio para ser aceito prescindia de algumas alterações", comenta se referindo ao código a ser adotado, o CBJD, além da Lei Pelé e do estatuto do torcedor. Disse ainda que é necessário legitimar os componentes do tribunal estadual pela comunidade do futsal catarinense. Nesse caso, será necessário convocar uma assembleia geral de clubes, árbitros, atletas e federação para legitimar as indicações daqueles que já compõem o tribunal estadual. "Assim que for homologado o tribunal, imediatamente o presidente terá que fazer requerimento revogando a suspensão da competição e resolver o problema que a própria federação criou", explica ressaltando que a culpa de toda essa situação é exclusiva da federação.

Federação Catarinense promete em 10 dias regularizar a situação

"Estamos no prazo e creio que em cinco a dez dias tudo será resolvido e a competição recomece", garantiu o presidente da Federação Catarinense, João Carlos, ao comentar que tentou providenciar a documentação bem antes do prazo, mas por conta das dificuldades de voos para o Nordeste, só na quarta foi possível mandar um representante. "Depois de tudo acertado o Tribunal vai definir a composição das chaves da terceira fase", ponderou desviando-se dos questionamentos sobre a permanência do Inter ou Moitas de Ituporanga na competição. Mas não basta atender todas as reivindicações que se referem às implementações do tribunal. Ele terá que providenciar uma petição e documentos que serão examinados pela procuradoria e relator do processo no Supremo e submetido à aprovação e homologação do pleno do Supremo já que se trata de decisão transitada em julgado. "O interesse é ajudar e regularizar a situação. A anulação do WO, como parte da coisa julgada, a não ser que seja possível o pedido de revisão previsto no CBJD, é imutável, e tem que ser cumprida tão logo o prosseguimento da competição seja liberada pelo STJDFS, que a fez parar", explica o presidente Carlos Tolstoi.­

Dupla que ficou em terceiro lugar na edição de 2009 se inscreve para o ano que vem. Lages, tradicional cidade da região serrana, fecha parceria e fará

Pelo visto o 1º Transcatarina será difícil de esquecer para muitos competidores, ainda mais os que queriam pelo menos chegar ao final, mesmo com os poucos equipamentos, e acabaram subindo no pódio. Esse foi o caso da dupla Patrício Zucchi e Leandro Minuzzi, terceiros colocados da categoria Jeep na edição 2009. Naturais de Ilhota/SC, piloto e navegador custaram acreditar no feito que conquistaram: “Foi uma surpresa. Na Bandeirante tínhamos um Trip Totem e um cronômetro, que também não era muito bom. O carro tava cem por cento! Largamos querendo pelo menos completar as provas, mas o resultado final foi melhor que o esperado. Tomara que ano que vem possamos ter melhores equipamentos e mais sorte”, conta Patrício.

Além da experiência aprovada na trilha, a dupla também elogiou a organização: “Na minha opinião, o Transcatarina já nasceu grande. Os trechos tinham níveis bons de dificuldades, visuais maravilhosos e infraestrutura nas cidades nota 10. Pelo jantar lotado em Balneário dava pra se ver a repercussão de como foi”, relata o piloto. Para 2010, a Racing SC, organizadora do maior rali de regularidade de Santa Catarina, adiantou que fará a festa final com suporte para cerca de 500 pessoas.

A experiência para os competidores foi interessante, já que antes só tinham passado apenas por trilhas menores, como avalia o navegador Leandro: “Foi a primeira vez que disputei uma prova longa. Pelo que estava acostumado, em raids curtos e bem difíceis, o Transcatarina teve um pouco disso também e ganha ainda mais valor por terem sidos perfeitos em 700 quilômetros de rali”.

Lages

Uma das cidades mais famosas da região serrana do estado confirmou nesta semana que irá receber o Transcatarina 2010. Mesmo neste ano, com o cancelamento de um trecho de Lages, onde a chuva castigou muito a estrada, a prefeitura da cidade manteve o interesse em participar do percurso: “A rede hoteleira e os habitantes foram receptivos, independente de termos recebido metade da prova. Isso nos incentivou em manter a parceria na segunda edição. A expectativa de todos é muito boa”, afirma o secretário de Turismo de Lages, Mário Hoeller.

Até agora cerca de 40 duplas já confirmaram presença para o 2º Transcatarina. Para os competidores da última etapa da Copa Iguaçu, a ser realizada no dia 8 de novembro em Francisco Beltrão/PR, a Racing SC irá sortear um desconto no valor de R$ 500,00. Mais informações pelo site www.transcatarina.com.br.

O 2º Transcatarina tem o patrocínio de: Goodyear, Ensimec, Hotel Renar, Guinchos Elétricos Fixxar e Trilha Troller SC. Apoio: Prefeitura de Balneário Camboriú, Prefeitura de Lages, Prefeitura de Rio do Sul, Prefeitura de Fraiburgo, Prefeitura de Atalanta, Lave Bem Lavanderia, Recanto das Águas Hotel e Spa, Grafimax, Licia e Ativa Comunicação. Realização SC Racing em parceria com o Jeep Clube de Blumenau.

Por: Caroline de Paula / AcelerAção Assessoria de Imprensa

Fotos: Junior Almeida

Nota: respeitando a legislação internacional que regulamenta o correio eletrônico, a Equipe AcelerAção pede que, caso deseje que o seu e-mail seja excluído da nossa lista de destinatários, responda esta mensagem com a palavra REMOVER, no assunto.

Caroline de Paula

www.aceleracao.esp.br

Videira sediará Copa Brasil Sul-Sudeste de Tênis de Mesa


Será realizada nesta sexta-feira (23), a abertura da Copa Brasil Sul-Sudeste de Tênis de Mesa, no Ginásio de Esportes do Complexo Esportivo Medalhão, no Bairro Cidade Alta.

A competição é promovida pela Confederação Brasileira de Tênis de Mesa e acontecerá entre os dias 22 e 25 de outubro e reunirá atletas de todo o país.