terça-feira, 3 de agosto de 2010

Krona supera Corinthians e fica em primeiro lugar

Krona/Joinville/DalPonte e S Caetano/CorinthiansUnip fizeram uma bela partida, digna dos dois primeiros colocados da Liga Futsal 2010. Os catarinenses foram melhores em quadra e venceram os paulistas de virada, pelo placar de 3 a 2, em partida ocorrida na noite desta segunda-feira (2/8), no Parque São Jorge, em São Paulo (SP). Com o resultado a Krona chegou aos 46 pontos ganhos ficando em primeiro lugar. Com 42 pontos o Corinthians ficou em segundo.

O confronto começou com o Corinthians no ataque. Não tardou para que os paulistas abrissem o placar. Simi recebeu bom passe vindo pela direita e, com rápido toque de calcanhar, achou Arthur pela esquerda de ataque. O atleta corintiano dominou, cortou para o meio e bateu no canto de Quinzinho para abrir o placar.

O Joinville demorou um pouco a conseguir se encaixar na partida, sendo necessário que o técnico Paulo Cardoso pedisse tempo para reorganizar sua equipe. O resultado foi positivo e os catarinenses chegaram ao empate, em finalização de Humberto. Ele recebeu pela esquerda, passou por dois adversários e mandou uma bomba no ângulo, marcando um belo gol.

A partida era equilibrada, mas o Corinthians tocava melhor a bola e chegava com maior perigo que os catarinenses. Tanto que logo a equipe paulista marcou o segundo tento. Deivão recebeu bola pelo canto e tocou para o meio, encontrando Keke livre, que bateu rasteiro, no contrapé do goleiro Quinzinho.

O Joinville voltou a apertar no ataque e logo criou chance para chegar ao empate, em finalização de Murilo, que o goleiro Leandro desviou com as pontas dos dedos. Pouco depois, porém, a Krona chegou ao empate. Humberto passou por Simi com um belo drible pela esquerda e bateu forte, marcando outro bonito gol.

Até o final da primeira etapa as duas equipes se movimentaram e criaram boas oportunidades, mas o placar não se modificou. Na saída para o intervalo, o ala Simi, do Corinthians, falou sobre a partida. “O jogo está bom para os dois times, com nível alto e equilibrado. Creio que se mantenha assim na volta”, disse.

No segundo tempo as chances de gols se escassearam, já que as duas equipes investiram mais na manutenção da posse de bola e na marcação. Mas o Corinthians perdeu duas chances incríveis de gol no início da etapa. Em dois cruzamentos de Simi pela esquerda, Arthur e Ferrugem perderam chances claras para marcar.

A partida se manteve igual até os minutos finais, quando em um rápido contra ataque Murilo recebeu pela direita e, livre de marcação, mandou uma bomba sem defesa para Leandro. No final, com o goleiro-linha em quadra, os paulistas pressionaram bastante os visitantes, mas o placar não se modificou.

Para Paulo Cardoso, sua equipe conseguiu o primeiro objetivo superando complicações. “Tivemos muitas dificuldades, mas soubemos nos adequar a elas e conseguimos o primeiro lugar, que não é tão importante hoje, pois os dois grupos serão muito difíceis. Quem quer ser campeão não escolhe adversários”, avisou.

Santa Catarina já tem seus representantes para a Olimpíada Escolar em Fortaleza

Delegação terá aproximadamente 180 pessoas entre atletas, técnicos e dirigentes

Com o término da etapa Estadual do Jogos Escolares de Santa Catarina na manhã deste sábado, dia 31, na cidade de São Bento do Sul, está praticamente acertada a equipe catarinense que representará o Estado nas Olimpíadas Escolares Brasileiras de 9 a 19 de setembro em Fortaleza.

O grupo contará com um total de 180 pessoas sendo que 173 serão alunos-atletas e técnicos. O Estado terá representantes nas modalidades de basquete, futsal, handebol, vôlei, xadrez, tênis de mesa, modalidades disputadas em São Bento, além da natação, ciclismo e ginástica rítmica, cuja seletiva será feita pelas respectivas federações.

Na manhã deste sábado foram realizadas as partidas finais das modalidades em disputa na cidade de São Bento. A competição foi realizada do dia 29 a 31 de julho com a presença de 1.623 alunos-atletas de 154 municípios catarinenses, representando 359 escolas. Os Jesc foram promovidos pelo Governo do Estado de SC e pela Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte e organizado pela Fesporte.

No futsal feminino, por exemplo, a equipe do EEB Lourdes Lago de Chapecó apenas confirmou o título com uma vitória por goleada em cima do time da EEB Ildo Menegueti de Passo de Torres com placar de 7 a 2. Na disputa de terceiro e quarto lugares a equipe de Pinheiro Preto, representada pela EEB Maura de Sena Pereira venceu por 2 a 1 ao grupo da EEB Prof Elisa Aguiar.

Já no naipe masculino, o Colégio São Bento de Criciúma precisava confirmar a vitória para garantir sua vaga para Fortaleza. Venceu o EEB Theodureto Souto de Dionísio Cerqueira por 2 a 1, e se garantiu, já os adversários terminaram a competição em terceiro lugar. O segundo colocado foi o time do Colégio Evangélico Jaraguá que venceu a partida contra o EEB Frei Rogério de Ponte Alta do Norte por 6 a 2.

Ainda na modalidade de handebol masculino, mesmo com um jogo apertado no placar por 13 a 12, a equipe do Colégio São José de Itajaí ficou com o tetracampeonato na competição e mais uma vez estará na Olimpíada Escolar, e agora em busca do tricampeonato. Já no naipe feminino, o estado novamente será representado pelo time de de Palma Sola da escola Claudino Crestani. O grupo venceu a partida contra o Colégio São José de Itajaí por 13 a 10.

Já no basquete, os dois naipes serão representados por equipes da cidade de Jaraguá do Sul. O masculino, da equipe do Colégio Evangélico, repete a participação do ano passado quando também foi campeão. Já o feminino superou as expectativas e foi campeão depois de derrotar a equipe da EEB Deodoro de Concórdia por 35 a 2.

Por último, no vôlei feminino, a decisão mais esperada deste sábado reuniu as equipes da EEB Sara Kleinkauf de Guaraciaba e ainda a EEB Francisco Mazzola de Nova Trento. Numa partida eletrizante vencida apenas no tie-break por 2 a 1, a equipe novatrentina venceu a partida e agora busca o tricampeonato brasileiro em Fortaleza.

O vôlei masculino também terá um representante forte na competição nacional, será o EEB Erwin Prade de Timbó, tricampeão catarinense e campeão em Poços de Calda em 2009.

Também se classificaram para as Olimpíadas Escolares as equipes de tênis de mesa do EEB Waldemar Kleinubing de Videira no naipe masculino e EMEB José Theobaldo Utzig de Pinhalzinho no feminino. Já o xadrez terá as representantes da EEB São Bento no feminino e da EBM Concórdia de Concórdia.

Cláudia Sanz

Congresso técnico dos Joguinhos Abertos serão realizados nesta terça dia 3

Dirigentes dos 83 municípios participantes se reunirão no Mampituba em Criciúma

Será nesta terça-feira, às 15h, o congresso técnico da etapa Estadual da 23ª edição dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina. Dirigentes dos 83 municípios participantes se reunirão na Sociedade Recreativa Mampituba ( Rodovia SC-446) para participarem da composições, por meio de sorteio, das chaves das modalidades coletivas: basquete, futebol, futsal, handebol, tênis, tênis de mesa, vôlei e vôlei de duplas, todas no masculino e feminino. Um total de 4.146 atletas devem participar dos Joguinhos.

A etapa Estadual em Criciúma, será de 20 a 28 de agosto e a competição volta a ser realizada em 2010 depois do cancelamento do ano passado devido ao surto de Gripe A (H1N1) no Estado. Além das modalidades cujas chaves serão sorteadas nesta terça-feira, os Joguinhos ainda terão disputas no atletismo, caratê, ciclismo, ginástica artística, ginástica rítmica, judô, natação e xadrez, que terão seus congressos específicos durante a competição.

Os Joguinhos Abertos de Santa Catarina são promovidos pelo Governo de Santa Catarina e a Secretaria de Turismo, Cultura Esporte, com organização da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte). A etapa Estadual tem a parceria da Prefeitura e da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Criciúma.

Antônio Prado

Fesporte – Assessoria de Comunicação Social

Rio do Sul fica com o título geral do Regional Centro-Oeste dos JascCompetição encerrou nesta segunda-feira depois de seis dias de disputas

Competição encerrou nesta segunda-feira depois de seis dias de disputas

O município de Rio do Sul sagrou-se campeão do Regional Centro-Oeste dos Jogos Abertos encerrados nesta segunda-feira, dia 2 de agosto, na cidade de Rio do Sul. As disputas iniciaram no último dia 28 de julho com a presença de 34 cidades disputando duas vagas em cada uma das modalidades realizadas: basquete, futsal, handebol e vôlei, além do bolão 23, e bocha.

Na classificação geral final Rio do Sul encerrou a disputa com 86 pontos seguido por Lages com 65 e Caçador com 52. Das oito modalidades inscritas os riossulenses ganharam cinco troféus. Os lageanos embora não tenham conquistado nenhum título, mas garantidos pelo segundo lugar, vão a Brusque com o bolão 23 feminino, futsal masculino e feminino, handebol feminino e vôlei nos dois naipes.

Assim que o prefeito de Rio do Sul, Milton Hobus, fez a entrega do troféu de campeão, os jogadores de futsal que ainda comemoravam o título, deram a volta olímpica no Ginásio de Esportes do Sesi. Para Nilo Borgonovo, presidente da Comissão Central Organizadora, a competição correspondeu as expectativas em todos os sentidos. “Acreditamos que os municípios saíram satisfeitos, independente das vitórias e derrotas, principalmente aqueles que permaneceram alojados em Rio do Sul”.

As modalidades que encerram as competições do Regional Centro-Oeste, na manhã desta segunda-feira, foram os dois naipes do futsal e o vôlei masculino.

No futsal, feminino, Caçador goleou Lages por 11 a 0 e ficou com o título. Na disputa de terceiro lugar, Agronômica venceu Painel por 3 a 1. Já no naipe masculino, Rio do Sul confirmou o título com 4 a 0 em cima de Lages. Já Videira venceu Herval DÓeste por 3 a 1 e foi o terceiro colocado. O futsal masculino de Rio do Sul volta a participar dos Jasc depois de 11 anos.

No vôlei masculino, Fraiburgo já havia conquistado o título no domingo. A rodada final, nesta segunda, era apenas para definir o segundo classificado para os Jasc, já que a modalidade foi disputada em chave única. Lages venceu Videira por 3 sets a 1 e garantiu a outra vaga.

Orlando Pereira

Fesporte

Equipes classificadas aos Jasc

Basquete masculino

1º Videira

2º Caçador

Bocha masculina

1º Caçador

2º Rio do Sul

Bocha feminina

1º Campos Novos

2º Rio do Sul

Bolão 23 masculino

1º Rio do Sul

2º Água Doce

Bolão 23 feminino

1º Rio do Sul

2º Lages

Futebol

1º Rio do Sul

2º Fraiburgo

Futsal masculino

1º Rio do Sul

2º Lages

Futsal feminino

1º Caçador

2º Lages

Handebol masculino

1º Videira

2º Joaçaba

Handebol feminino

1º Videira

2º Lages

Vôlei masculino

1º Fraiburgo

2º Lages

Vôlei feminino

1º Rio do Sul

2º Lages

CLASSIFICAÇAO GERAL FINAL

Clas. Município Pontos

1º Rio do Sul 86

2º Lages 65

4º Caçador 52

5º Videira 49

6º Fraiburgo 22

7º Campos Novos 16

8º Agrolândia 13

9º Herval do Oeste 12

10º Joaçaba 11

11º Água Doce 8

12º Agronômica 5

Capinzal 5

Laurentino 5

14º Braço do Trombudo 4

15º Painel 3

Tangará 3

Trombudo Central 3

18º Salete 2

Vargem Bonita 2

20º Aurora 1

Catanduvas 1

Pouso Redondo 1

QUADRO DE TROFÉUS FINAL

Rio do Sul 5 (bolão 23 masculino e feminino, futebol, futsal masculino e

vôlei feminino)

Videira 3 (basquete masculino, handebol masculino e feminino)

Caçador 2 (bocha masculina e futsal feminino)

Campos Novos 1 (bocha feminina)

Fraiburgo 1 (voleibol masculino)

QUADRO PARCIAL DE MEDALHAS

Clas. O P B TOTAL

1º Rio do Sul 5 2 1 8

2º Videira 3 - 1 4

3º Caçador 2 1 1 4

4º Fraiburgo 1 1 - 2

5º Campos Novos 1 - - 1

6º Lages - 6 3 9

7º Água Doce - 1 - 1

Joaçaba - 1 - 1

9º Agrolândia - - 1 1

Agronômica - - 1 1

Capinzal - - 1 1

Laurentino - - 1 1

Herval do Oeste - - 1 1