terça-feira, 24 de agosto de 2010

Joinville é bicampeã no judô feminino e Itajaí recupera título

No último dia Florianópolis reagiu para ficar em segundo em ambos os naipes

A modalidade de judô nos Joguinhos Abertos de Santa Catarina terminou como começou. Com o domínio de Itajaí no masculino e Joinville no feminino. No último dia de disputas, com as lutas por equipes, estes dois municípios garantiram seus respectivos troféus. Itajaí somou 83 pontos entre os homens, contra 46 de Florianópolis e 40 de Blumenau. Entre as mulheres, Joinville chegou ao bicampeonato com 71 pontos seguido por Florianópolis com 58 e Blumenau e com 39 pontos.

Para o treinador de Itajaí, o lutador peso pesado Fabiano Zambonetti, a recuperação do título – Florianópolis ganhou em 2008 – se deveu à intensidade dos treinamentos. “Por isso conseguimos tantas medalhas e a recuperação do título”, explicou. Foram cinco medalhas de ouro, duas de prata e uma de bronze.

Já o segundo título consecutivo para Joinville foi muito festejado pelo treinador Icrassi Rosa e pelos atletas, principalmente pela pesado Desirée de Oliveira, a quem todos na delegação chamam carinhosamente de Badequinha por ser sobrinha do Badeco e filha da Badeca, ambos ex-atletas de voleibol. “Ela perdeu a primeira luta da manhã, ficou muito chateada e acabou nos ajudando a garantir o bicampeonato com a vitória na segunda luta da manhã”. Paulo Silva, o outro treinador, estava orgulhoso dos resultados de Criciúma. “Disputamos aqui com a mesma equipe que vamos levar para a Olesc em Tubarão”.

Outro que tinha motivos para comemorar era Oscar Grando, técnico de Florianópolis. Depois de um primeiro dia que ele considerou desastroso, sua equipe conseguiu se recuperar para ficar em segundo nos dois naipes. “Perdemos muito com as zebras no primeiro dia – seis medalhas de bronze - e no final ainda chegamos em segundo”, festejou Grando.

Mário Medaglia

Assessoria de Comunicação da Fesporte

Itajaí é campeão antecipado do judô masculino

No feminino as lutas por equipe vão decidir título

O segundo dia de competições do judô, nas categorias pesadas, disputado no Centro de Eventos José Ijair Conti garantiu o título antecipado da modalidade, no naipe masculino, para a cidade de Itajaí. O município soma 71 pontos e não pode mais ser alcançado. Florianópolis está em segundo lugar com 41 e Blumenau em terceiro com 73. No feminino, a vantagem é de Joinville, mas os atletas precisam das disputas por equipe para confirmar o troféu. Joinville soma 59 pontos contra 50 de Florianópolis e Blumenau é a terceira colocada com 34 pontos.

Dois jovens peso-pesados foram as atrações do dia. A final masculina levou ao tatami Artur Ravanelo Silva, de 16 anos, representante de Itajaí, e Tiago Vieira, de Florianópolis, um ano mais velho. Um wazari definiu o combate em favor de Artur, que voltou a treinar em Itajaí depois de passar por São Paulo, no Projeto Futuro, do governo daquele estado.

Apesar da pouca idade, ele está prestes a abandonar o esporte: “Quero cursar direito e, a não ser que apareça alguma competição antes do final do ano, vou me dedicar apenas ao estudos”, avisou o campeão. Artur é filho de Robson Silva, que lutava por Chapecó e foi um dos maiores adversários de Fabiano Zambonetti , técnico de Itajaí.

Zambonetti e o outro treinador da equipe, Marco Antônio Otávio, estavam felizes com os resultados. “Trabalhamos em nossas academias com o social sem esquecer do rendimento”, lembraram os dois. E a resposta veio com o título em quatro medalhas de ouro, duas de prata, uma de bronze e um quinto lugar.

No pesado feminino a vencedora foi Desirée de Oliveira Ramos, de Joinville, também com 16 anos, que derrotou na final Bruna de Freitas, de Florianópolis. Desirée ganhou por ipon as três lutas que disputou, desempenho normal para uma super atleta que está nos Joguinhos participando também do atletismo, modalidade que já lhe garantiu medalha de bronze no lançamento de martelo. Nesta terça-feira pela manhã ela participará das lutas por equipe e à tarde volta à pista da Unesc para tentar mais uma medalha no lançamento de peso.

Ainda assim Desirée não terá tempo para descanso. Seus treinadores, Paulo Sérgio Silva, e Icrassir Rosa, ainda não confirmaram sua participação nos Jogos Abertos em setembro, mas em outubro é certo que ela terá compromisso com a Olesc, competição da sua faixa etária. Seus técnicos dedicam atenção especial e mostram muito carinho pela menina que luta por Joinville desde os 9 anos. “Eu quase deixei o judô pelo atletismo. O Paulo e o Icrassir insistiram e decidi seguir nas duas modalidades”.

Mário Medaglia

Assessoria de Comunicação

Brasil e Argentina voltam a se enfrentar em Anápolis

Brasil e Argentina encerram nesta terça-feira (24/8) o Desafio Internacional de Futsal entre os dois países. Após o triunfo brasileiro por 6 a 1 , no domingo (22/8), em Manaus (AM), as duas seleções voltam a se enfrentar, desta vez no ginásio Newton de Faria, em Anápolis (GO), às 19 horas. O confronto terá transmissão ao vivo do SporTV.

A preparação brasileira será encerrada na manhã desta terça-feira, com um treino no local da partida. Já os argentinos não programaram nenhuma atividade física para o dia do jogo, dando prioridade para a recuperação física dos atletas. O técnico Fernando Larrañaga tem um problema de ordem médica. O pivô Fernando Wilhelm sofreu uma pancada no tornozelo e é dúvida para o confronto.

Pelos lados do Brasil, Marcos Sorato, o comandante técnico, deve ter todos os seus doze convocados à disposição. “Eles aprendem um pouco. Com certeza, eles assistirão o vídeo da partida anterior então eles vão tentar marcar de forma diferente. Sabemos que será outro duelo difícil, mas esperamos fazer outro grande jogo”, comentou o ala Valdin, que marcou dois gols na vitória do último domingo.

“Quando defendemos a seleção, independente de fazer gols, o que importa é ter uma boa atuação. Pretendo fazer um grande jogo nesta terça-feira. No geral, precisamos nos impor no início ao fim do duelo. No primeiro confronto tivemos alguns altos e baixos, esperamos neutralizar os erros, fazer um grande jogo e sair com a vitória”, destacou o jogador da Malwee/Cimed.

Ingressos
Os preços dos ingressos continuarão com preço promocional. A organização do evento decidiu manter os valores em R$ 10 para bilhetes de arquibancada, enquanto quem quiser adquirir a entrada para as cadeiras paga o valor de R$ 20. “Esperamos que o público de Anápolis compareça”, convocou Valdin.

Malwee/Cimed viaja a Orlândia pregando respeito ao adversário

Após conquistar três vitórias em seus três primeiros jogos válidos pela segunda fase da Liga Futsal 2010, garantindo assim a liderança momentânea isolada do Grupo B da competição, a equipe da Malwee/Cimed (SC) viajará ao interior de São Paulo na noite desta terça-feira (24/8) em busca de mais uma vitória que a deixaria muito próxima da classificação para os playoffs.

A equipe enfrentará a Intelli, na cidade de Orlândia (SP), nesta sexta-feira, 27 de agosto, às 19h15, e contará com o retorno de Tiago, Lenísio, Falcão, Neto e Valdin, que servem à seleção brasileira de futsal nos Desafios Internacionais contra a Argentina, além do preparador físico João Romano, o preparador de goleiros Fred Antunes e o massoterapeuta Mauricio Leandro, que fazem parte da comissão técnica da seleção comandada por Marcos Sorato.

Ciente das dificuldades que terá pela frente, o treinador da Malwee, Fernando Ferretti, quer seus jogadores conscientes da importância deste jogo. “Historicamente os jogos com a Intelli são muito difíceis quando estamos em casa, e fora mais ainda. Temos que jogar com a seriedade que é característica da nossa equipe, respeitando o adversário, mas sempre em busca da vitória, já que a conquista desses três pontos nos deixariam em uma situação bastante favorável para conquistarmos a classificação para a próxima fase”, analisou.

Depois do jogo, os jaraguaenses voltarão imediatamente a Santa Catarina e já iniciarão a preparação para a partida de segunda-feira (30), quando enfrentarão o Corinthians na Arena Jaraguá, às 19h15, no quinto compromisso desta fase
.

Com colaboração de Denis Borges

Criciúma vence no segundo dia e lidera o ciclismo

A modalidade prossegue nesta terça-feira (24) com a prova do cross-country

Depois de perder no primeiro dia de disputas do ciclismo nos Joguinhos Abertos de Santa Catarina, no último domingo, Criciúma reagiu a ganhou a prova do contra-relógio individual, realizada nesta segunda-feira (23). Rafael de Barros Gasparini, que pedalou o percurso de 19 km da Rodovia SC- 443, no bairro Bem Bosque, Criciúma, em 25min37seg8. Matias Rodrigues, uruguaio que correu por Tubarão, foi prata com o tempo de 26min41seg78 e Rodrigo Hampel, de Florianópolis, terminou a prova em terceiro lugar com 27min3seg90.


A vitória de Gasparini fez com que Criciúma ficasse na primeira colocação geral no ciclismo com 35 pontos. Jaraguá do Sul está em segundo lugar com 24; Tubarão é o terceiro com 17; Joinville, em quarto lugar com 10 pontos. Estão empatados em quinto lugar com sete pontos Florianópolis e Brusque.


A modalidade de ciclismo dos Joguinhos Abertos prossegue nesta terça-feira (24) com a prova cross-country, às 9h, na Vila Macarini. A modalidade encerra-se na quarta-feira com a prova de resistência na Avenida Chile, no centro da cidade.

O campeão da disputa, Rafael Gasparini, disse que gostou muito da competição. “Sou do Paraná (Paranavaí) e é a primeira vez que participo dos Joguinhos. Gostei muito deste evento”, enfatizou ao final da prova. O ciclista também elogiou a equipe de Criciúma. “Temos um bom time, de bom nível e é uma equipe que vários ciclistas do Brasil querem participar”.


Matias Rodrigues, de Tubarão, estava inconformado com o segundo lugar. “Isso é brincadeira. Treinei para 12 quilômetros e chegando aqui me deparei com um percurso de 19 quilômetros. Aí fica difícil vencer”. O regulamento técnico dos Joguinhos Abertos determina que a prova do contra-relógio individual tenha um percurso mínimo de 12 quilômetros, sem uma determinação de número máximo.


Já no congresso técnico da modalidade, realizado no sábado, dia 21, os dirigentes determinaram que no ano que vem o percurso mínimo será de 12 e o máximo de 15 quilômetros. A mudança de regulamento, no entanto, necessita da aprovação Conselho Estadual de Desportos (Ced).

Antônio Prado

Assessoria de Comunicação da Fesporte