Uberlândia (MG) - Além do bom preparo dentro de quadra para acertar as partes tática e técnica e deixar o time impecável para a estréia na Copa do Mundo de Futsal, a Seleção Brasileira também conta com uma força fora das quatro linhas. Trata-se da nutricionista Alessandra Favaro, que fica no 'pé' dos atletas para que os mesmos possam render no seu máximo.
A Copa do Mundo será disputada entre os dias 30 de setembro e 19 de outubro, em Brasília e no Rio de Janeiro. O trabalho da nutricionista começou no Grand Prix, disputado em Fortaleza, em junho. Na ocasião, Alessandra fez avaliações corporal e alimentar com todos os atletas e, com base nos resultados, pôde dar orientações para os jogadores seguirem em seus clubes. "Encaminhei as orientações e fiz um monitoramento através da internet."
Nesta reta final, a nutricionista foi a primeira a chegar a Uberlândia, onde o Brasil realiza a última fase de treinamentos. "Cheguei uma semana antes para conhecer as pessoas responsáveis pela alimentação e matar as dúvidas, pois já havia encaminhado o cardápio para todos os dias", explicou Alessandra, que faz questão de experimentar tudo o que é oferecido aos jogadores.
O trabalho de Alessandra não fica só nisto, durante as refeições ela fiscaliza os atletas e dá orientações. Além de controlar o peso antes e depois das atividades para avaliar a hidratação e fazer seus comentários. "Faço as avaliações para aplicar uma suplementação de forma individual para retardar fadiga, diminuir a probabilidade de lesão muscular e melhorar a recuperação", comentou.
Tanta dedicação já está rendendo resultados, nesta última fase de treinos a nutricionista notou melhora na composição corporal dos atletas. "Segundo o relato dos jogadores, também houve melhora na disposição", finalizou Alessandra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário