As datas para o período de transferências internacionais de atletas foram definidas. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) que, além das transações de jogadores de futebol, atua como interlocutora entre a Confederação Brasileira de Futebol de Salão – Futsal (CBFS) e a Fifa, gestora de ambas as disciplinas, em nível mundial, definiu os prazos para a realização deste tipo de transação. Para 2009, as chamadas ‘janelas’ estarão abertas por 16 semanas, 12 delas entre 15 de janeiro e 8 abril e quatro entre 3 e 31 de agosto.
Com isto, os clubes de futsal do Brasil que quiserem repatriar atletas terão estes períodos para poderem regularizar a situação documental dos novos contratados. Da mesma forma, o jogador que se transferir de um clube nacional para o exterior terá condição de atuar desde que faça o trâmite burocrático dentro das 16 semanas pré-estabelecidas.
Cada associação nacional de futebol (CBF, etc) estabelece, conforme art. 6º do Regulamento sobre o Estatuto e as Transferências dos Jogadores da Fifa, seus períodos de inscrição. Dessa forma, as transferências internacionais envolvendo clubes brasileiros e jogadores que atuam no Brasil deverão ocorrer nos períodos mencionados acima.
A exceção dessa regra, também prevista pelo regulamento da Fifa, são os jogadores que estiverem sem contrato até o decurso dessas ‘janelas’, ou seja, que não estejamvinculados
contratualmente a nenhum clube até o último dia estabelecido, necessitando respeitar, somente, o período de inscrições dos campeonatos
Nenhum comentário:
Postar um comentário