Muitas pedras no caminho
“O potencial turístico brasileiro foi bastante repetido durante o 9º Congresso do Conselho Mundial de Viagem e Turismo (WTTC). Mas partiu do Fórum Econômico Mundial a avaliação mais incisiva dos planos acalentados pelo país de se tornar um destino internacional de peso.
O Brasil é o pior dos emergentes na priorização do turismo como atividade econômica, o último dos Bric (Brasil, Rússia, Índia e China) na qualidade de infraestrutura de transportes e o 91º lugar entre 133 países na competitividade dos preços praticados pelo setor.
O último dia do congresso não começou bem para o Brasil. No tradicional café da manhã que promove no WTTC, o Fórum avaliou o desenvolvimento do turismo do país com base no Relatório de Competitividade em Viagem e Turismo 2009, divulgado em março. Apresentado pela diretora da Indústria de Aviação, Viagem e Turismo do Fórum, Thea Chiesa, o estudo aponta muitas falhas no Brasil, principalmente na área de segurança pública e infraestrutura aeroportuária e rodoviária.
– O transporte aéreo do Brasil é insuficiente para atender uma demanda crescente de turismo. A qualidade das rodovias também é a pior dentre os países emergentes. O setor precisa de investimentos urgentes – ressaltou Ivan de Souza, presidente do Booz&Co na América do Sul, empresa parceira na realização do estudo.
O relatório mostra ainda que os preços do turismo no Brasil não são competitivos e estão na média dos praticados em destinos como Espanha, Estados Unidos e Portugal, e que é preciso forçar uma reaproximação com a realidade do país. Conforme Souza, o nível do turismo receptivo também foi considerado muito baixo.
– Apesar dos desafios que o país tem pela frente nas questões logísticas e de segurança pública, existem muitas oportunidades e a Copa do Mundo de 2014 pode ser um fator catalisador de investimentos em infraestrutura para resolver os principais problemas nos próximos anos. E isso se faz necessário porque o crescimento do turismo no Brasil vai se dar mais rapidamente do que em toda a América Latina (...)”
Do blog do Medaglia..
Nenhum comentário:
Postar um comentário