Definidos os grupos e a tabela de jogos do 5º Grand Prix de Futsal, que será realizado entre os dias 28 de junho e 5 de julho em Goiânia (GO) e Anápolis (GO), as dezesseis seleções participantes, que virão das Américas do sul e central, Europa, África e Ásia, começam a desembarcar no Brasil a partir da próxima quarta-feira (24/6).
Dos dezesseis participantes, oito estiveram na Copa do Mundo FIFA do ano passado, competição também realizada em solo tupiniquim: Brasil (campeão), Irã (quinto colocado), Argentina (sexto), Paraguai (sétimo), Ucrânia (oitavo), Guatemala (décimo), República Tcheca (décimo primeiro) e Uruguai (décimo sétimo).
Cabeça de chave do grupo A, a Seleção Brasileira, agora comandada pelo técnico Marcos Sorato, busca o pentacampeonato do Grand Prix. República Tcheca, Moçambique e Peru completam o grupo A. O elenco brasileiro convocado para disputar o GP em Goiânia e Anápolis é o mesmo que conquistou o hexacampeonato mundial no ano passado.
Para se ter dimensão da supremacia verde e amarela no GP, das 20 partidas que disputou nas quatro edições anteriores, o Brasil não perdeu um ponto sequer. São vinte jogos e vinte vitórias.
No grupo B, o favorito e o Irã ? vice-campeão do GP 2007 e quinto colocado no Mundial 2008. Com uma defesa sólida e atletas habilidosos em seu elenco, o selecionado iraniano promete brigar pelo título este ano. Costa Rica, Romênia e Uruguai também estão na briga pelas duas vagas do grupo B.
Em ascensão no futsal mundial, a Guatemala, juntamente com a Seleção Paraguaia, são as favoritas no grupo C. Angola e Hungria preenchem o grupo. A melhor colocação paraguaia no Grand Prix foi em 2008, em Fortaleza (CE), uma quarta posição.
O quarto e último grupo, o D, é formado por Ucrânia, Argentina, Venezuela e Equador. Considerado um dos grupos mais equilibrados da quinta edição do campeonato, o grupo D será todo disputado em Anápolis, no ginásio Newton de Faria. Os jogos em Goiânia serão todos realizados no ginásio Goiânia Arena.
A Argentina, vice-campeã do GP 2008 (perdeu na final para a Seleção Brasileira, por 3 a 2), desembarcará no Brasil com o que tem de melhor. A base do time é a mesma que conquistou a sexta colocação na Copa do Mundo do ano passado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário