Uma arena montada no Parque das Araucárias, serviu de palco para a cerimônia de abertura dos 5º Jogos Paradesportivos de Santa Catarina – Parajasc, que estão sendo realizados em Caçador de 4 a 9 de junho.
A solenidade realizada na noite da última sexta-feira (5/06), num clima de muito calor humano, mas de frio extremo, teve duas horas de duração e contou com a presença do prefeito municipal Saulo Sperotto, o secretário de Turismo Cultura e Esporte, Gilmar Knaesel, o secretário de estado de Coordenação e Articulação, Valdir Cobalchini, que no ato representou o Governador do Estado, Luiz Henrique da Silveira, do presidente do Comitê Paraolímpico Brasileiro, Andrew Parsons, além do presidente da Fesporte, Cacá Pavanello, do secretário de desenvolvimento regional Gilberto Comazzetto, o presidente da comissão organizadora, Munir Bittar, os deputados estaduais Reno Caramori e Marcos Vieira e demais autoridades municipais e regionais.
Ao som da banda marcial municipal Aurora os corais, Caçadorense, Aurora, Italiano, Canto Livre e Apas com a regência do maestro Ricardo Cavaletti, interpretaram o Hino Nacional Brasileiro. Silveira Rossi foi o intérprete do Hino de Santa Catarina.
No seu pronunciamento o presidente do Comitê Paraolímpico Brasileiro afirmou ser o Parajasc, o maior evento paraesportivo do Brasil, equivale a uma meia Paraolimpíada de Pequim e uma vez e meia o Parapan do Rio de Janeiro, e vai levar o modelo do evento catarinense aos demais estados brasileiros.
O secretário Gilmar Knaesel falou do desenvolvimento do Parajasc que começou há cinco anos com pouco mais de 40 municípios e tem aumentado a cada ano. O prefeito Sperotto desejou a todos uma boa estada no frio de Caçador e enalteceu o exemplo de vida dado pelos para-atletas a todos.
Os para-atletas caçadorenses, Antonio Ozair dos Santos, do atletismo, Alexandra Paganini, do tênis de mesa, Maria Cacilda Almeida, da bocha, e Jucemar Ruberval Junior do futsal conduziram a tocha e fizeram o acendimento da pira olímpica. O juramento do atleta foi proferido por Alexander Mineiro Ferlin.
Encerrando a parte protocolar da abertura, o presidente da Fesporte, Cacá Pavanello fez a declaração de abertura dos 5º Parajasc.
Na seqüência, o palco foi tomado por um verdadeiro desfile de atrações culturais, que passaram pela apresentação “Performance dos sonhos”, interpretada pela companhia de teatro Tespes; a dança contemporânea “Clap sobre rodas” do Limite Cia da Dança, que reuniu vários bailarinos com deficiência; e o desfile da Escola de Samba Aliança, de Joaçaba com o enredo “Minha cultura sua herança, sou negro, sou aliança”. A solenidade foi encerrada com o show do grupo de pagode Kaluele.
Nenhum comentário:
Postar um comentário